×
ContextoExato
Responsive image

Na China. Xi Jinping e Kim Jong Un realizam conversações e atingem importantes consensos

Na China. Xi Jinping e Kim Jong Un realizam conversações e atingem importantes consensosFoto: Xinhua/Li Xueren

Em uma atmosfera cordial e amistosa, os dois líderes trocaram opiniões de maneira profunda sobre as relações China-RPDC e os assuntos de preocupação comum e chegaram a importantes consensos.

Portal De Noticias Da China - 10/01/2019 - 09:26:40

Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente chinês, realizou conversações na terça-feira com Kim Jong Un, presidente do Partido de Trabalhadores da Coreia (PTC) e presidente da Comissão dos Assuntos de Estado da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), que chegou a Beijing no mesmo dia para uma visita à China.

Em uma atmosfera cordial e amistosa, os dois líderes trocaram opiniões de maneira profunda sobre as relações China-RPDC e os assuntos de preocupação comum e chegaram a importantes consensos.

Os dois lados concordaram em realizar esforços conjuntos para promover contínuos novos desenvolvimentos das relações China-RPDC na nova época, avançar constantemente o processo da solução política da questão da Península Coreana, trazer mais benefícios para os povos dos dois países e fazer contribuições positivas para a paz, estabilidade, prosperidade e o desenvolvimento da região e do mundo.

Xi assinalou que a visita do presidente camarada à China no início de 2019, ano que marca o 70º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas China-RPDC, incorporou completamente a grande importância que o presidente camarada dá à amizade tradicional dos dois países e a amizade do presidente camarada com o PCC e o povo chinês.

"Eu aprecio altamente isso, e, em nome do PCC, do governo chinês e do povo chinês, estendo os sinceros cumprimentos de festival para o PTC e o governo e o povo da RPDC", disse Xi.

Xi enfatizou que, com os esforços conjuntos de ambos os lados, as relações China-RPDC abriram um novo capítulo histórico em 2018. Os dois lados, com ações concretas, demonstraram a forte vitalidade da amizade China-RPDC e revelaram a determinação resoluta dos dois países para avançar conjuntamente a solução política da questão da Península Coreana. Este ano marca o 70º aniversário do estabelecimento das relações China-RPDC e carrega grande significado aos esforços de construção nos sucessos passados para impulsionar ainda mais as relações bilaterais.

"Estou disposto a trabalhar com o presidente camarada para fazer esforços sólidos para guiar o futuro desenvolvimento das relação China-RPDC", disse Xi.

Ele disse que os dois lados devem manter intercâmbios de alto nível, fortalecer a comunicação estratégica, aprofundar os intercâmbios e a cooperação amistosos, e promover o desenvolvimento de longo prazo, saudável e estável das relações China-RPDC.

Kim se disse grato ao secretário-geral Xi por separar tempo de uma agenda ocupada no início do ano para receber a delegação da RPDC. Ele estendeu os cumprimentos de festival para o PCC, o governo chinês e o povo chinês em nome do PTC, do governo e do povo da RPDC.

"Sob o cuidado extremo do camarada secretário-geral, as relações RPDC-China no ano passado foram elevadas para uma nova altura e um novo capítulo foi escrito", disse.

Kim disse que com esta visita ele deseja aproveitar a oportunidade do 70º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países para conduzir intercâmbios profundos de opiniões com o camarada secretário-geral sobre a consolidação da amizade tradicional RPDC-China e a intensificação de intercâmbios e cooperação RPDC-China, e impulsionar os laços amistosos RPDC-China a se consolidarem e melhorarem todos os dias.

Sobre a situação da Península Coreana, Xi elogiou as medidas positivas tomadas pelo lado da RPDC para manter a paz e a estabilidade e promover a realização da desnuclearização na península.

Ele disse que importante progresso foi obtido no processo de uma solução política para a questão da Península Coreana no ano passado com os esforços conjuntos da China, da RPDC e das partes pertinentes.

Observando que tomou forma uma tendência geral de diálogo pacífico na península, Xi disse que se tornou a expectativa comum e consenso da comunidade internacional que o diálogo continue e gere resultados. A solução política da questão da península está diante de uma rara oportunidade histórica.

A China apoia a adesão continuada da RPDC à direção de desnuclearização na península, apoia a melhora contínua das relações intercoreanas, apoia a RPDC e os Estados Unidos a realizarem cúpulas e alcançarem resultados, e apoia as partes pertinentes a solucionarem as respectivas preocupações legítimas por diálogo, disse Xi.

A China espera que a RPDC e os Estados Unidos cheguem a um consenso, disse Xi, acrescentando que a China está pronta para trabalhar com a RPDC e as partes pertinentes para desempenhar um papel positivo e construtivo em manter paz e estabilidade e alcançar desnuclearização na península e paz e estabilidade duradouras na região.

Kim disse que a situação da Península Coreana vem se aliviando desde o ano passado e que o importante papel da China neste processo é óbvio para todos. Ele disse que o lado da RPDC aprecia alta e sinceramente os esforços chineses.

A RPDC continuará a persistir na posição de desnuclearização e solução da questão da Península Coreana por diálogo e consulta e fará esforços para a segunda cúpula entre os líderes da RPDC e dos EUA alcançar resultados que serão saudados pela comunidade internacional.

Kim disse esperar que as partes pertinentes atribuam importância e respondam positivamente às preocupações legítimas da RPDC, além de impulsionar juntas uma resolução abrangente da questão da Península Coreana.

Os dois lados informaram-se mutuamente da situação dos respectivos países. Xi disse que este ano marca o 70º aniversário da fundação da Nova China. Nas últimas sete décadas, o PCC liderou o povo chinês em alcançar um avanço histórico: eles levantaram-se, enriqueceram e tornaram-se fortes. O PCC tem a determinação e confiança em unir e liderar as pessoas de todos os grupos étnicos na China a superar todas as dificuldades, obstáculos, riscos e desafios e avançar para a realização das duas metas centenárias e o Sonho Chinês de revitalização nacional.

Xi disse que resultados positivos têm sido alcançados desde que o PTC implementou a nova linha estratégica no último ano, demonstrando a forte vontade do PTC e do povo da RPDC de amar a paz e buscar o desenvolvimento, e recebendo o apoio sincero do povo da RPDC e comentários positivos da comunidade internacional. O lado chinês apoia firmemente o presidente camarada em liderar o PTC e o povo a implementar a nova linha estratégica e focar no desenvolvimento da economia e melhora do bem-estar do povo.

"Nós acreditamos que o povo da RPDC fará segura e constantemente novos e maiores avanços na causa de construção socialista", disse Xi.

Kim disse que, visitando a China quatro vezes em menos de um ano, estava profundamente impressionado pelos avanços alcançados no desenvolvimento econômico e social da China, assim como o espírito e carácter do povo chinês de se esforçar para a prosperidade do país.

O lado da RPDC considera a experiência do desenvolvimento da China a mais valiosa e espera por mais viagens à China para estudo e intercâmbios, disse.

Kim disse acreditar que, sob a liderança do PCC com o camarada secretário-geral no núcleo, o povo chinês fará continuamente novos grandes avanços no caminho do socialismo com características chinesas na nova época e realizará com sucesso as duas metas centenárias e o Sonho Chinês de revitalização nacional.

O PTC liderará o povo da RPDC a continuar com seus grandes esforços para implementar a nova linha estratégica da RPDC e criar um favorável ambiente externo para este empenho, disse Kim.

Antes das conversas, Xi realizou uma cerimônia de recepção para Kim no Grande Palácio do Povo.

Depois delas, Xi e sua esposa Peng Liyuan ofereceram um banquete de recepção para Kim e sua esposa Ri Sol Ju, e eles assistiram juntos a uma apresentação de arte.

Na quarta-feira pela manhã, Xi se reuniu com Kim no Hotel de Beijing. Xi elogiou o significado da visita da Kim à China esta vez e lembrou a história de intercâmbios amistosos entre a China e a RPDC. Xi disse que a China está disposta a fazer esforços conjuntos com a RPDC para defender, consolidar e desenvolver relações entre os dois partidos e dois países, escrever juntas um novo capítulo de desenvolvimento de relações entre os dois países e fazer juntas novas contribuições para a paz, estabilidade, desenvolvimento e a prosperidade da região.

Kim disse que a RPDC valoriza altamente a dinâmica sólida do desenvolvimento contínuo das relações RPDC-China e está disposta a trabalhar com a China para implementar seriamente o importante consenso atingido entre os dois lados e continuar a escrever um futuro mais glorioso de amizade de um novo ponto de partida.

Peng Liyuan e Ri Sol Ju participaram da reunião.

Depois da reunião, Xi e sua esposa realizaram um almoço para Kim e sua esposa.

Na quarta-feira, Kim também visitou uma fábrica farmacêutica da Tong Ren Tang em Yizhuang, Beijing, onde ele inspecionou as relevantes linhas de processamento e produção de medicina tradicional chinesa que adotam técnicas tradicionais e modernas.

As atividades relacionadas também contaram com a participação de Wang Huning, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC e membro do Secretariado do Comitê Central do PCC; Ding Xuexiang, membro do Birô Político do Comitê Central do PCC, membro do Secretariado do Comitê Central do PCC e diretor do Gabinete Geral do Comitê Central do PCC; Yang Jiechi, membro do Birô Político do Comitê Central do PCC e diretor do Escritório da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do PCC; Guo Shengkun, membro do Birô Político do Comitê Central do PCC, membro do Secretariado do Comitê Central do PCC e chefe da Comissão dos Assuntos Políticos e Jurídicos do Comitê Central do PCC; Huang Kunming, membro do Birô Político do Comitê Central do PCC, membro do Secretariado do Comitê Central do PCC e chefe do Departamento de Comunicação do Comitê Central do PCC; Cai Qi, membro do Birô Político do Comitê Central do PCC e secretário do Comitê Municipal de Beijing do PCC; e Wang Yi, conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores.

A comitiva de Kim Jong Un que o acompanhou em sua visita à China e participou das atividades relacionadas incluiu: Ri Su Yong, membro do Birô Político do Comitê Central do PTC, vice-presidente do Comitê Central do PTC e diretor do Departamento das Relações Internacionais; Kim Yong Chol, membro do Birô Político do Comitê Central do PTC, vice-presidente do Comitê Central do PTC e diretor do Departamento da Frente Unificada; Pak Thae Song, membro do Birô Político do Comitê Central do PTC e vice-presidente do Comitê Central do PTC; Ri Yong Ho, membro do Birô Político do Comitê Central do PTC e ministro das Relações Exteriores; No Kwang Chol, membro suplente do Birô Político do Comitê Central do PTC e ministro das Forças Armadas Populares; e Kim Yo Jong, membro suplente do Birô Político do Comitê Central do PTC e primeira vice-diretora do Departamento de Comunicação e Mobilização.

Comentários para "Na China. Xi Jinping e Kim Jong Un realizam conversações e atingem importantes consensos":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório