×
ContextoExato
Responsive image

Nações Unidas celebram primeiro Dia Mundial do Xadrez destacando fraternidade

Nações Unidas celebram primeiro Dia Mundial do Xadrez destacando fraternidadeFoto: ONU/Grunzweig

O Dia Mundial do Xadrez foi instituído pela Assembleia Geral, em dezembro passado, para reconhecer a natureza do jogo como um meio de melhorar a harmonia fraterna entre todos os povos.

Onu News - 20/07/2020 - 11:49:16

Assembleia Geral adotou resolução instituindo data, em dezembro passado; órgão ressaltou que jogo promove “diálogo, solidariedade e cultura de paz”; 20 de julho foi escolhido por marcar a fundação da Federação Internacional de Xadrez, Fide, em 1924, na França.

O primeiro Dia Mundial do Xadrez está sendo marcado pelas Nações Unidas, neste 20 de julho, com um encontro virtual de alto nível do qual participam jogadores de xadrez, representantes de países e da sociedade civil, além de acadêmicos e outros interessados.

O evento “Xadrez por uma Melhor Recuperação” aborda as qualidades e benefícios do jogo e o crescimento da atividade durante a pandemia da Covid-19.

Dados indicam que o interesse do mundo no jogo, nos últimos meses, dobrou.Foto: ONU News/Anton Uspensky

Saúde mental

Segundo a ONU, esportes e jogos sempre estiveram presentes, através da história, em momentos de crise ajudando a humanidade a superar sentimentos de ansiedade e a melhorar a saúde mental.

Com a pandemia, houve uma redução de atividades desportivas, mas o xadrez tem provado resistência se adaptando às novas circunstâncias.

Dados indicam que o interesse do mundo no jogo, nos últimos meses, dobrou. E cada vez mais jogadores participam de eventos em plataformas digitais.

O Dia Mundial do Xadrez foi instituído pela Assembleia Geral, em dezembro passado, para reconhecer a natureza do jogo como um meio de melhorar a harmonia fraterna entre todos os povos, assim como fornecer um espaço de promoção do diálogo, da solidariedade de uma cultura de paz.

Barreiras

A ONU lembra que esportes, artes e atividades físicas têm o poder de mudar percepções, preconceitos e comportamentos, assim como inspirar as pessoas e quebrar barreiras raciais e políticas.

Essas ações também ajudaram a combater discriminações e a reduzir conflitos além de promover educação, desenvolvimento sustentável, paz, cooperação, solidariedade, inclusão social e saúde em níveis local, regional e internacional.

O xadrez é um jogo praticado por duas pessoas que movimentam diferentes peças num tabuleiro, cada uma descreve um movimento e a meta é a capturar o “Rei” para ganhar a partida, quando o vencedor anuncia o “xeque-mate”.

Atualmente, existem mais de 2 mil variantes do xadrez. Alguns historiadores afirmam que um jogo parecido, “chaturanga”, surgiu no norte do subcontinente indiano durante o período Gupta de (319 a 543 DC) espalhando-se do oeste da Rota da Seda à Pérsia.

O Dia Mundial do Xadrez segue-se ao Dia Internacional do Xadrez que é comemorado desde 1966 por fãs do jogo. A data de 20 de julho foi escolhida por ser o dia da criação da Federação Internacional de Xadrez, Fide, em 1924.

Comentários para "Nações Unidas celebram primeiro Dia Mundial do Xadrez destacando fraternidade":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório