×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 28 de novembro de 2021

No mundo, 50% das crianças de até 5 anos estão subnutridas

No mundo, 50% das crianças de até 5 anos estão subnutridasFoto: Elza Fiuza / Agência Brasil

Relatório da Unicef aponta que famílias mais pobres e em áreas rurais são as mais afetadas

Bruna Caetano - Brasil De Fato - São Paulo (sp) - 24/10/2019 - 08:20:48

Em todo o mundo, uma a cada três crianças de até cinco anos não recebe nutrição necessária. É o que aponta o relatório “Situação Mundial da Infância 2019: Crianças, alimentação e nutrição”, realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O documento analisa a situação mundial em relação à saúde infantil.

Segundo a pesquisa, 250 milhões de crianças sofrem de desnutrição ou sobrepeso, e metade das crianças do mundo, 340 milhões, enfrentam a fome oculta — deficiência de vitaminas e minerais.

De acordo com o relatório, em 2018 quase 200 milhões de crianças menores de cinco anos sofreram de desnutrição crônica ou aguda. Entre 2000 e 2016, dobrou a proporção de obesidade entre 5 e 19 anos, que saltou de 10 para 20%.

A fome oculta é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como falta de um ou mais dos 26 micronutrientes necessários para o organismo. Ela pode afetar o crescimento e o desenvolvimento físico e mental, além de alterações cognitivas, perda de massa óssea, anemia e diminuição da capacidade do sistema imunológico.

A deficiência de ferro é um dos causadores da anemia, por exemplo, caracterizada pela falta de glóbulos vermelhos no sangue. Um documento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), de 2018, aponta que a anemia é “uma urgência médica”.

::Brasil está voltando ao Mapa da Fome, diz pesquisadora da Abrasco::

Desigualdade

Nas áreas rurais e em famílias mais pobres, a desnutrição infantil se intensifica. Apenas uma a cada cinco crianças de até dois anos recebe o mínimo de nutrientes para um desenvolvimento cerebral adequado.

As famílias pobres tendem a selecionar alimentos que custam menos, e muitas vezes, possuem qualidade inferior. Por causa da pobreza e da exclusão, as crianças mais desfavorecidas enfrentam o maior risco de todas as formas de desnutrição, aponta.

O documento estima que cerca de 45% de crianças entre seis meses e dois anos não consomem frutas e legumes, e apenas 40% das menores de seis meses são alimentadas exclusivamente com o leite materno.

A OMS e a Unicef recomendam que a amamentação seja a única alimentação até os seis meses, sendo complementada com outros alimentos a partir de então. A amamentação deve acontecer até os dois anos de idade.

Ao mesmo tempo, cresce o número de bebês alimentados com fórmulas infantis a base de leite. As vendas cresceram 72% entre 2008 e 2013 em países de renda média-alta, como Brasil, China e Turquia.

::Leia também: Mães solo versus a fome::

Brasil

Segundo a OMS, em relatório divulgado em 2017, apenas 38,6% dos bebês de até cinco meses no Brasil são alimentados exclusivamente com o leite materno. Ele é considerado um alimento completo para os bebês e é rico em micronutrientes e vitaminas.

Dados do Ministério da Saúde revelam que 5.653 pessoas morreram de desnutrição no Brasil em 2017, uma média de 15 pessoas por dia. Em 2018, foi divulgado o Mapeamento da Insegurança Alimentar e Nutricional pelo Ministério da Cidadania, que apontou que 427.551 crianças com menos de cinco anos que são atendidas pelo Bolsa Família tinham algum grau de desnutrição, conforme dados coletados em 2016.

A desnutrição crônica no país ainda é maior entre crianças indígenas menores de cinco anos. Segundo o Ministério da Saúde, em 2018, a prevalência de desnutrição crônica entre crianças indígenas era de 28,6%, alcançando 79,3% das crianças ianomâmis.

O relatório aponta como solução o investimento em políticas públicas de saúde, água, saneamento, educação e proteção social. A recomendação vai na contramão de iniciativas do governo de Jair Bolsonaro, que tem atuado para desmontar a estrutura de Seguridade Social e tentou destituir o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), responsável pela execução e monitoramento da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Edição: Rodrigo Chagas

Comentários para "No mundo, 50% das crianças de até 5 anos estão subnutridas":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Parque Ecológico de Santa Maria ganha mutirão de plantio de mudas

Parque Ecológico de Santa Maria ganha mutirão de plantio de mudas

Um dos objetivos da ação foi enfatizar a importância do meio ambiente para a qualidade de vida das pessoas

Fim de semana com muitas atrações culturais no Distrito Federal, confira

Fim de semana com muitas atrações culturais no Distrito Federal, confira

Festival é indicado para para famílias com crianças de 0 a 5 anos de idade

Memorial dos Povos Indígenas reabre com exposição inédita e gratuita

Memorial dos Povos Indígenas reabre com exposição inédita e gratuita

Após reforma, Memorial dos Povos Indígenas reabre com exposição inédita de peças e utensílios de povos originários

Projeto Alma Brasileira realiza temporada em escolas públicas do DF

Projeto Alma Brasileira realiza temporada em escolas públicas do DF

Com a retomada das escolas públicas às atividades presenciais nesta nova fase da crise sanitária, a proposta dos músicos é levar uma motivação extra às aulas presenciais.

Praça da República é reinaugurada com programação  especial

Praça da República é reinaugurada com programação especial

Estão confirmados o grupo Samba Urgente, Digão (Raimundos), Philippe Seabra (Plebe Rude), GOG (foto), Bboy Samuka (breakdancer), Turko (grafiteiro), Realleza (rapper e cantora) e Tio André (mágico), entre outros

Memorial dos Povos Indígenas reabre com mostra inédita no Distrito Federal

Memorial dos Povos Indígenas reabre com mostra inédita no Distrito Federal

A mostra traz fração do lote de oito mil artefatos apreendidos pela Polícia Federal do contrabando de objetos indígenas e doados à Secec

Parque Nacional de Brasília reabre acesso a piscinas da Água Mineral

Parque Nacional de Brasília reabre acesso a piscinas da Água Mineral

Chamado de Água Mineral, local pode receber 1,5 mil visitantes por dia

Exposição mostra como seria Brasília desenhada por outros arquitetos

Exposição mostra como seria Brasília desenhada por outros arquitetos

Projeto desenhado por Lúcio Costa foi o vencedor em 1957

“Brasília é bem planejada e inovação está no cerne da cidade”, diz CEO

“Brasília é bem planejada e inovação está no cerne da cidade”, diz CEO

O roteiro deste sábado (20) da coordenação da Web Summit incluiu evento com empreendedores de startups e sobrevoo de helicóptero por Brasília

Aulas, debates, histórias e ações plantam esperança e educação antirracista no DF

Aulas, debates, histórias e ações plantam esperança e educação antirracista no DF

Zenilda Vilarins Cardozo conversa com crianças da EC 3 do Gama

Dia da Consciência Negra no Distrito Federal promete fazer história

Dia da Consciência Negra no Distrito Federal promete fazer história

Todos os eventos são gratuitos, de classificação livre e será feita arrecadação de 1 kg de alimento não perecível para doação de cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade social do DF.