×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 17 de maio de 2022

Novas tecnologias a serviço da logística

Novas tecnologias a serviço da logísticaFoto: Reprodução Pixabay gratuita

Mudanças avançam com redução de estoques

Estadão Conteúdo - 22/04/2022 - 08:36:28

A tecnologia e a inteligência artificial têm mudado a cara da logística brasileira, acompanhando uma tendência mundial. Se no passado o diferencial estava no tamanho da frota de caminhões e na área atendida, hoje as empresas precisam apostar em sistemas sofisticados e automação para dar conta de uma demanda crescente e, ao mesmo tempo, garantir maior eficiência para os clientes. Isso porque o setor virou peça-chave dentro do planejamento estratégico das companhias na redução de custos - os custos logísticos representam 12% do faturamento bruto das empresas.

Além disso, com as transformações digitais e o avanço do e-commerce, a velocidade na entrega virou disputa no mercado para ver quem consegue chegar primeiro ao consumidor final. Para isso, é preciso muita tecnologia no rastreamento do produto e na separação dos pacotes, dando maior agilidade ao processo.

"Até certo volume é possível fazer na mão. Mas, quando a demanda aumenta, a tecnologia entra para resolver o problema e melhorar a operação", diz Caio Reina, presidente e fundador da RoutEasy, uma startup que usa inteligência artificial em soluções de otimização e gestão de entregas. Ele diz que nos últimos tempos, sobretudo após a pandemia, a demanda mudou por causa da importância do comércio eletrônico.

O nível de exigência aumentou. O prazo de três a cinco dias, que antes era bom, está ultrapassado. Hoje, o consumidor quer receber o produto no dia seguinte ou no mesmo dia. Isso tem exigido novas fórmulas das empresas para atender aos novos requisitos. A Loggi, empresa que nasceu em 2013 e tem a tecnologia no DNA, já consegue fazer essas entregas no mesmo dia dependendo da região.


Mudanças avançam com redução de estoques

Mais da metade das empresas de logística acredita que a tecnologia é a chave para reduzir custos, oferecer novos serviços aos clientes e atender às exigências do mercado. Para alcançar esses objetivos, elas apostam na inovação de uma serie de processos, como o rastreamento de cargas, na tecnologia de processamento de pedidos e de planejamento de demanda e na automação dos meios de distribuição, mostra um levantamento feito pela Fundação Dom Cabral com 275 empresas do setor.

O professor Paulo Resende, responsável pela pesquisa, diz que a tecnologia ganhou maior importância dentro das empresas depois que as cadeias produtivas começaram a trabalhar com menos estoques. Com o avanço da internet e o barateamento do acesso a informações e dados, as companhias começaram a questionar se deveriam estocar produtos ou apostar num sistema de fluidez e de informação.

"A partir do momento em que não há mais um colchão entre oferta e demanda, elas precisam da tecnologia da informação, de inovação nos equipamentos, veículos modernos e inteligência artificial", diz o Resende. Além disso, completa ele, houve o empoderamento do consumidor final sobre a demanda. "Hoje, eles têm centenas de milhões de aplicativos à disposição para decidir sobre as compras."

Nesse cenário, a Loggi já nasceu com o objetivo de usar a tecnologia para melhorar a logística. A empresa tem 10 centros de distribuição no País. O vice-presidente de Vendas, Comunicação e Marketing da companhia, Ariel Herszenhorn, afirma que há três anos a empresa atendia a 50 municípios no País. Hoje são 4.200.

Algoritmos

Para manter esse crescimento, a saída foi apostar em sistemas automatizados e algoritmos que ajudam na operação. No centro de distribuição em Cajamar, em São Paulo, a empresa tem capacidade para processar 1,2 milhão de pacotes por dia. Numa esteira gigante, os pacotes são separados automaticamente - por meio do código de barras - por regiões e algumas cidades maiores, como São Paulo. A partir daí, os pacotes são transportados em caminhões de acordo com as rotas definidas.

As soluções tecnológicas da empresa são criadas por equipes dedicadas ao assunto no Brasil e em Portugal. No hub de tecnologia de Lisboa, cerca de 70 profissionais buscam aperfeiçoar as ferramentas e criar novas saídas para dar mais eficiência ao processo. Em 2020, a Loggi investiu R$150 milhões em automação e tecnologia. No ano passado, esse valor superou R$ 250 milhões.

Na JSL, uma das mais tradicionais empresas de logística do País, com mais de 1,3 mil clientes, a tecnologia e a inteligência artificial viraram estratégia indispensável para manter o negócio, diz o presidente da empresa, Ramon Alcaraz. "Estamos investindo muito dinheiro nisso. Ainda estamos longe dos objetivos, mas estamos no caminho." Numa das áreas de atuação da empresa, que é a cadeia de matéria-prima, o uso de algoritmos para otimizar o uso de veículos tem sido muito importante para reduzir custos.


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



fonte: Estadão Conteudo


Comentários para "Novas tecnologias a serviço da logística":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Saque de moedas estrangeiras cresce no Banco24Horas

Saque de moedas estrangeiras cresce no Banco24Horas

Quem pode sacar?

Comportamento do usuário de Internet em 2022

Comportamento do usuário de Internet em 2022

Países onde os usuários passam maior tempo na Internet

Com uso de tecnologia, candidatos encontram e se cadastram com mais facilidade às vagas de trabalho

Com uso de tecnologia, candidatos encontram e se cadastram com mais facilidade às vagas de trabalho

Está cada vez mais fácil se candidatar a uma vaga de trabalho e, no mercado, plataforma permite cadastro de currículo em 4 minutos

E-commerce brasileira investe em loja virtual com sede nos Estados Unidos

E-commerce brasileira investe em loja virtual com sede nos Estados Unidos

O empresário conta que a previsão é que a empresa inicie a operação nos EUA até o fim de maio. A divulgação, desenvolvimento, elaboração de estratégias e fluxo de caixa da loja virtual será operada pela equipe no Brasil

Sete em cada dez empresas no Brasil utilizam tecnologias digitais

Sete em cada dez empresas no Brasil utilizam tecnologias digitais

Levantamento sobre Indústria 4.0 revela adoção de tecnologias

Museu egípcio que abriga múmias reais atrai quase 1 milhão de visitantes desde inauguração

Museu egípcio que abriga múmias reais atrai quase 1 milhão de visitantes desde inauguração

Veículos personalizados para transferência de múmias saem do Museu Egípcio durante a Parada Dourada dos Faraós no Cairo, Egito, no dia 3 de abril de 2021

Telemedicina e monitoramento remoto: tendências continuam mesmo após a pandemia

Telemedicina e monitoramento remoto: tendências continuam mesmo após a pandemia

Tecnologias impactam positivamente na qualidade do atendimento ao paciente e reduzem custos

Digital Garage VW antecipa nova coleção depois de esgotar em menos de sete horas do lançamento da plataforma

Digital Garage VW antecipa nova coleção depois de esgotar em menos de sete horas do lançamento da plataforma

Projeto desenvolvido pela startup brasileira OnePercent vende primeira coleção logo após o lançamento e anuncia novas coleções e funcionalidades

Apenas 16% das empresas aderiram à LGPD

Apenas 16% das empresas aderiram à LGPD

A LGPD visa proteger tanto a integridade do cliente, quanto a integridade da empresa que detém os dados.

Metaverso deverá ser espaço para investimentos, diz estudo

Metaverso deverá ser espaço para investimentos, diz estudo

Marketing digital deve investir no metaverso

No Metaverso, Daiane dos Santos fala com jovens e incentiva representatividade

No Metaverso, Daiane dos Santos fala com jovens e incentiva representatividade

Empoderamento feminino