×
ContextoExato
Responsive image

Novembro Azul: evento debate a saúde do homem

Novembro Azul: evento debate a saúde do homemFoto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fórum de Políticas Públicas Ser Homem será realizado nesta terça, na Organização Panamericana de Saúde

Destak - 19/11/2019 - 08:32:17

Entre os homens com 40 anos ou mais, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 51% acham essencial ir ao médico pelo menos uma vez ao ano, porém, apenas 27% seguem essa rotina. Esse é um dos dados da pesquisa Um Novo Olhar para a Saúde do Homem, que serão apresentados hoje, na quinta edição do Fórum de Políticas Públicas Ser Homem. O evento será realizado a partir das 9h, na Organização Panamericana de Saúde (Opas), em Brasília.

Promovido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que criou a campanha Novembro Azul em 2011, o evento traz dados e discussões importantes sobre as políticas públicas e privadas de prevenção e tratamento à saúde do homem. Em especial, as relacionadas ao câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens, com mais de 68 mil casos em 2018 e 15 mil mortes por ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Uma importante mudança de política pública ocorrida este ano foi a ampliação do horário de atendimento das Unidades de Saúde da Familia (USF), facilitando o atendimento de saúde primária, o que também impacta na prevenção do câncer de próstata.

As políticas de imunização, com foco em garantir maior cobertura vacinal contra o HPV, também entram em pauta, assim como o câncer de pênis, doença que acomete mais de 15 mil brasileiros por ano, resultando em mais de 1,6 mil amputações.

Comentários para "Novembro Azul: evento debate a saúde do homem":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório