Giulia Granchi - Do Vivabem, Em São Paulo - 19/12/2019 - 07:37:05
Na última terça-feira (17), um passageiro do voo 3081 da Latam, que saiu de Santarém, no Pará, com destino a Brasília, teve um mal súbito e precisou ser socorrido, fazendo com que a aeronave parasse em Palmas, no Tocantins.
Segundo a Infraero, o homem foi atendido assim que o avião pousou, mas faleceu.
O mal súbito é uma parada cardíaca que pode ter diferentes causas. O quadro é o resultado de um distúrbio elétrico do coração (arritmia) que interrompe a função de bombeamento e, consequentemente, do fluxo sanguíneo para o corpo.
De acordo com a literatura médica, o quadro que acontece de repente, entre uma hora a 24 horas após o paciente sentir os primeiros sintomas.
Alguns indivíduos morrem instantaneamente e outros falecem após a manifestação de alguns sinais. Se o socorro é feito rapidamente, o paciente tem maiores chances de se salvar. A depender da causa e do tempo decorrido até o início do atendimento e sua qualidade, as manobras de ressuscitação cardiopulmonar podem ser bem-sucedidas, evitando a morte ou sequelas.
Na maioria das vezes, o problema está relacionado a doenças cardiológicas. Doenças neurológicas, como o acidente vascular cerebral (AVC) e a crise convulsiva aguda, assim como doenças herdadas e fatores genéticos também podem estar relacionados.
A morte súbita é o estágio final de uma série de situações que levam à parada cardíaca. Ela pode ser precedida dos seguintes sinais:
*Com informações da reportagem de Cristina Almeida, publicada em 08/10/2019
Comentários para "O que é o mal súbito, quadro que matou passageiro da Latam":