×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 15 de dezembro de 2018


Obsessão por limpeza pode ser ansiedade

Obsessão por limpeza pode ser ansiedade

Pesquisadores descobriram a relação entre ritualização e ansiedade

Por Ivana Sant’Anna – Foto: Reprodução - 20/02/2018 - 11:19:11

Você é daqueles que vê poeira em tudo, limpa qualquer manchinha e fica agoniado quando sabe que está em algum lugar com bastante sujeira? E essa sensação só passa quando se faz a limpeza? Quando se faz todo um ritual para limpar: pano, desinfetante, balde, vassoura, escova... Preste atenção, pois essa obsessão pode ser um transtorno de ansiedade. 

Para chegar a essa conclusão, um estudo da Universidade de Connecticut selecionou 62 estudantes com menos de 24 anos para um experimento que poderia comprovar a tese de que existe uma relação entre ansiedade e rito de limpeza.  

Os participantes usaram monitor de frequência cardíaca e um aparelho no pulso que media a movimentação das mãos. Sentados diante de um objeto decorativo, eles foram divididos em dois diferentes grupos.

O primeiro grupo recebeu a informação de que, depois de analisar o objeto, deveria fazer um discurso sobre ele para um especialista em arte. A outra metade dos participantes não teria a obrigação de realizar a palestra.

Depois da observação, todos os voluntários deveriam limpar o objeto com um pano até que considerassem que a peça estava completamente higienizada

Os pesquisadores observaram que o grupo que supostamente deveria fazer o discurso sobre o objeto apresentava maior aceleração na frequência cardíaca e realizava mais movimentos repetitivos na limpeza da peça do que o grupo que não recebeu a orientação para realizar a palestra.

De acordo com os estudiosos, a ameaça de falar em público desencadeou o comportamento repetitivo de limpeza, mesmo quando os participantes não percebiam conscientemente a situação como estressante. Os dados sugerem, então, que a ritualização pode ser uma resposta natural à ansiedade.

Comentários para "Obsessão por limpeza pode ser ansiedade":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório