Da Redação / Do Sputnik / Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil / Fotos Públicas - 20/11/2018 - 19:35:39
O pedido foi feito pelo governo à Superintendência de Empresas neste segunda-feira, em uma carta assinada pels vice-presidente, Marta Lucia Ramirez, e a Agência Nacional de Defesa Jurídica do Estado, Camilo Gomez, na qual afirmam que a Colômbia possui instrumentos, como a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, para impor sanções à empresa brasileira.
"Este é um dos piores ataques cometidos contra a moralidade da nação, que causou sérios prejuízos nas finanças públicas e tem sido uma fonte de sérios danos à ética pública e o peso da lei", afirma a carta.
O Governo também expressou sua rejeição de um "Acordo sobre reparação integral" com a Odebrecht, depois da empresa ter oferecido uma compensação financeira de cerca de 33 milhões de dólares por danos gerados. Em troca, o Estado removeria todos os processos judiciais e administrativos e permitiria a volta das atividades da empresa no país.
"Permitir que uma empresa, que organizou com pleno conhecimento atos graves de suborno e corrupção transnacional, participe novamente de licitações ou concursos públicos na Colômbia seria um atentado contra empresas honestas e cumpridoras da lei, bem como uma má mensagem para colombianos honrados", alegou a carta.
A Odebrecht está no centro do maior escândalo de corrupção na América Latina desde que reconheceu, em 2016, ter subornado autoridades em uma dezena de países. Na Colômbia, a empresa brasileira pagou cerca de 30 milhões de dólares em subornos em troca de contratos de infraestrutura, de acordo com investigações do Procurador Geral.
Cerca de 14 pessoas, incluindo ex-funcionários do Estado e políticos, estão em prisões colombianas em meio a escândalos e investigações. Odebrecht, em parceria com uma empresa local, foi responsável pela construção de um trecho de 528 quilômetros de uma estrada para a costa do Caribe, no âmbito de um contrato de mais de 1 bilhão de dólares.
A comunidade internacional deve defender a Carta das Nações Unidas e se esforçar para manter a paz em um mundo volátil, disse ele.
Segundo analistas, trata-se de uma "mudança de maré" provocada pelo descontentamento com governantes anteriores.
A Polícia Federal brasileira informou que a prisão decorreu das investigações desenvolvidas no âmbito da Operação Enterprise
Jair Bolsonaro na abertura do Fórum de Investimentos Brasil 2022, em 14 de junho de 2022 © Alan Santos / Palácio do Planalto / CCBY 2.0
A Educação Não Pode Esperar
A empresa, líder global em embalagens sustentáveis de alumínio, anunciou abertura que vai gerar mais de 100 empregos diretos e 300 indiretos.
Milhares de burquinenses que se deslocaram pelo massacre em Seytenga encontraram segurança além da fronteira com o Níger.
Acordo foi assinado em março de 2011, no governo Dilma Rousseff, e entrou em vigor em maio de 2018, na gestão de Michel Temer, após aprovação pelo Congresso.
Aliados de Bolsonaro acham que presidente errou
O logotipo do Acnur é apresentado, pela primeira vez, no uniforme dos jogadores da principal equipe masculina e feminina do time espanhol
Apesar de toda a movimentação militar em Atalaia, amigos de Pelado continuam entrando e saindo de terras indígenas com embarcações que levam freezers para pescados
Comentários para "Odebrecht pode ficar impedida de atuar na Colômbia por 20 anos":