Onda de Nazaré e as características especiais que levam à sua formação
Estadão Conteúdo - 19/02/2019 00:51:48 | Foto: Estadão
Onda de Nazaré, o paraíso de surfistas radicais. O instituto hidrográfico da Marinha de Portugal produziu um primor de vídeo/animação para mostrar como são produzidas as ondas gigantes de Nazaré. Misturando imagens e gráficos é fácil entender como estas ondas monstruosas, tão procuradas por surfistas mundo afora, são formadas.
Ventos de tempestate, o início de tudo.
O primeiro ato é uma tempestade em mar aberto. Os ventos causam uma perturbação na superfície, transformada em energia. Quando a profundidade é grande, a propagação das ondas (energia) é praticamente constante. Ao se aproximarem da costa, portanto locais mais rasos, o comprimento da onda diminui mas, sua altura, aumenta.
Ilustração mostrando que, quanto mais raso o local, maior a altura das ondas.
Quando a velocidade da onda é maior na crista do que na cava, a onda arrebenta. No caso da onda de Nazaré, outro fator é importante. Um promontório divide a praia em dois. Do lado esquerdo, o fundo do mar é normal, isto é, o gradiente de profundidade diminui de forma constante ao se aproximar de terra. Mas, do lado direito do promontório há um canyon, espécie de desfiladeiro submarino, o mais profundo de todo o litoral europeu.
O promontório de Nazaré, à direita, e a praia ‘normal’ à esquerda.
São dois fundos completamente diferentes: ao norte uma praia regular, ao sul, o canyon. Este desnível produz dois tipos de ondas com alturas e velocidades diferentes. Quando as duas se encontram, forma-se a onda de Nazaré que pode chegar aos 30 metros de altura.
A onda de Nazaré.
Parabéns ao Instituto Hidrográfico da Marinha de Portugal ! Agora qualquer pessoa pode entender o porquê deste fenômeno.
Conheça a surpreendente história do surf.
O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim .
Comentários para "Onda de Nazaré, saiba como ela se forma":