Incidente com jornalista da Sputnik na Geórgia mostra o quanto mídia russa irrita Ocidente, diz MRE
Agência Sputnik Brasil - 13/12/2024 19:11:36 | Foto: Protesto contra o assassinato de jornalistas em Gaza - Federação Internacional de Jornalistas/X
Israel é responsável pela morte de cerca de um terço dos jornalistas mortos em 2024, de acordo com um relatório da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), reconhecendo a região a mais perigosa para o jornalismo neste ano.
A organização observa "uma alarmante intensificação dos ataques contra jornalistas" no ano de 2024, principalmente em zonas de conflito, que atinge um nível recorde durante os últimos cinco anos.
" A Palestina é o país mais perigoso para os jornalistas. [...] Mais de 145 jornalistas foram mortos por Israel desde outubro de 2023, sendo pelo menos 35 visados ou mortos no cumprimento de suas atribuições ", diz o relatório da RSF.
No total, em 2024, 54 jornalistas foram mortos, dos quais 31 foram assassinados em zonas de conflito. Elas incluem:
Oriente Médio;
Iraque;
Sudão;
Birmânia;
Ucrânia.
Incidente com jornalista da Sputnik na Geórgia mostra o quanto mídia russa irrita Ocidente, diz MRE
A segunda região mais perigosa, de acordo com a RSF, é a Ásia, com várias áreas de perturbação do Paquistão até Bangladesh.
A organização também observa que 550 jornalistas continuam presos por todo o mundo. Esse número aumentou em 7,2% em 2024.
Outros 55 profissionais da mídia são mantidos como reféns, 70% deles na Síria, e 95 jornalistas estão desaparecidos.
"O México se destaca tristemente como o país com o maior número de desaparecimentos de jornalistas. O país concentra mais de 30% dos casos de jornalistas desaparecidos", informa o relatório.
Anteriormente, foi publicado um relatório no site da UNESCO, no qual, no Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas, a UNESCO conclama todos os países a cumprirem seus compromissos para acabar com a impunidade pelo assassinato de jornalistas.
De acordo com o novo relatório da UNESCO, a impunidade continua alta, chegando a 85%. Esse número caiu apenas 4% em seis anos.
Comentários para "ONG Repórteres Sem Fronteiras culpa Israel pela morte de um terço dos jornalistas mortos em 2024":