Da Assessoria De Comunicação / Da Onu News / Foto: Ossg E Mark Garten / Onu - 24/11/2018 - 19:54:17
Em nota emitida pelo seu porta-voz, António Guterres disse que o acordo é “um divisor de águas para o país e uma inspiração para todos aqueles que lutam para acabar com conflitos mortíferos em todo o mundo por meio de negociações”.
Compromissos
As Nações Unidas apoiaram o diálogo para pôr fim a 50 anos de conflito no país. Em 2016, a organização criou a Missão política para a Colômbia. Atualmente, uma Missão de Verificação acompanha como são executados os compromissos sobre a reintegração de combatentes das Farc e proteção das populações vulneráveis.
Na mensagem, Guterres destaca que insurgentes deixaram de lado a violência optado pela política e que as eleições foram as mais pacíficas em décadas.
O chefe da ONU também elogiou as “instituições inovadoras de justiça transicional em funcionamento”, e planos foram elaborados através de ampla participação para fazer chegar o desenvolvimento a regiões remotas afetadas por conflitos.
Sociedade
Entretanto, Guterres sublinha que ainda há muito trabalho a ser feito para consolidar esses ganhos iniciais de paz.
O representante disse estar “convencido de que esse objetivo pode ser alcançado através de um esforço conjunto envolvendo o governo e instituições do Estado, partidos políticos, setor privado e sociedade civil”, acompanhados pela comunidade internacional.
A mensagem do secretário-geral termina destacando que os colombianos podem contar com o apoio da organização nos seus esforços para tornar a paz sustentável.
A comunidade internacional deve defender a Carta das Nações Unidas e se esforçar para manter a paz em um mundo volátil, disse ele.
Segundo analistas, trata-se de uma "mudança de maré" provocada pelo descontentamento com governantes anteriores.
A Polícia Federal brasileira informou que a prisão decorreu das investigações desenvolvidas no âmbito da Operação Enterprise
Jair Bolsonaro na abertura do Fórum de Investimentos Brasil 2022, em 14 de junho de 2022 © Alan Santos / Palácio do Planalto / CCBY 2.0
A Educação Não Pode Esperar
A empresa, líder global em embalagens sustentáveis de alumínio, anunciou abertura que vai gerar mais de 100 empregos diretos e 300 indiretos.
Milhares de burquinenses que se deslocaram pelo massacre em Seytenga encontraram segurança além da fronteira com o Níger.
Acordo foi assinado em março de 2011, no governo Dilma Rousseff, e entrou em vigor em maio de 2018, na gestão de Michel Temer, após aprovação pelo Congresso.
Aliados de Bolsonaro acham que presidente errou
O logotipo do Acnur é apresentado, pela primeira vez, no uniforme dos jogadores da principal equipe masculina e feminina do time espanhol
Apesar de toda a movimentação militar em Atalaia, amigos de Pelado continuam entrando e saindo de terras indígenas com embarcações que levam freezers para pescados
Comentários para "ONU: acordo de paz na Colômbia “é inspiração para os que lutam para o fim de conflitos no mundo”":