Onu News - 13/12/2019 - 07:37:55
Em Dia Internacional, secretário-geral diz que “é inaceitável que metade da população mundial ainda não tenha acesso a esses serviços”; todos os anos, 100 milhões de pessoas são levadas à pobreza devido aos custos com serviços de saúde.
Esta quinta-feira, 12 de dezembro, as Nações Unidas marcam o Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde. Em setembro, os líderes mundiais adotaram uma declaração política sobre o tema, reafirmando que a saúde é um direito humano.
Em mensagem sobre o dia, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que o acordo “é uma conquista significativa que impulsionará o progresso na próxima década da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.”
A cobertura universal da saúde é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Foto: ONU News/Conor Lennon
Neste Dia Internacional, o chefe da ONU está pedindo “aos líderes para que cumpram a sua promessa e garantam saúde para todos.”
Guterres afirmou que, nesse momento, mais pessoas têm acesso a serviços essenciais de saúde do que nunca, mas muitas ainda são deixadas para trás. Para ele, é “inaceitável” que metade da população mundial não tenha acesso a esses serviços.
Todos os anos, 100 milhões de pessoas são levadas à pobreza devido a custos com serviços de saúde. Além disso, mais de 800 milhões de pessoas gastam 10% do seu rendimento neste tipo de cuidados.
Para o secretário-geral, “a cobertura de saúde de uma pessoa nunca deve depender de sua riqueza ou de onde ela more.” Ele diz que é preciso “dar prioridade às necessidades dos mais vulneráveis” e dos que vivem em locais mais remotos.
Por fim, António Guterres pede que a comunidade internacional reconheça “o peso crescente da poluição e da crise climática nos sistemas de saúde.”
A cobertura universal de saúde faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs, que devem ser conseguidos até 2030.
A Assembleia Geral da ONU também aprovou uma resolução pedindo aos países que acelerem o progresso em direção a este objetivo, como prioridade essencial para o desenvolvimento internacional.
O Dia Internacional foi aprovado em 12 de dezembro de 2017 e é celebrado pela segunda vez em 2019.
Ter uma carreira estável na música é bastante difícil, e esses artistas, infelizmente, não conseguiram manter o sucesso com novos trabalhos
Há notas melancólicas também nos 36 poemas que Joyce publicou em seu primeiro livro
Trata-se de uma obra fundamental para conhecer aspectos da vida e obra de Silva raramente explorados em outras publicações.
No texto, o magistrado do TJDFT trata da abordagem do New Public Service, no âmbito dos estudos ligados à Administração
Livro recém-lançado pela Editora MOL em parceria com a Tip Top reúne relatos de mulheres sobre os desafios reais que chegam com a vida de mãe, como as mudanças no corpo e os julgamentos externos
Texto de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) calcula que medida alcançaria 4.176 municípios brasileiros
A última versão digitalizada do filme é de 2002 e tem qualidade inferior à atual
“Quando escrevo, é para me lembrar da esperança que eu mesma sei que tenho”, diz Nathália Ferreira
Numa necessidade rápida, até podemos contar com um trago de águas quase podres, mas para a vida, para beber água viva, o livro é o único lugar onde nos encontraremos com a civilização, com o melhor dela
Serão cindo dias de programação gratuita, reunindo 14 autores de referência do universo cultural brasileiro
Diante das diversas motivações que podem influenciar na escolha de um livro antes da compra, a capa é uma das mais citadas pelos entrevistados, em especial entre as crianças
Comentários para "ONU pede que países cumpram promessa de cobertura universal de saúde":