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Órgão de segurança dos EUA emite alerta sobre falha em jato da Embraer

Órgão de segurança dos EUA emite alerta sobre falha em jato da EmbraerFoto: Estadão conteúdo

O suposto problema no EMB-175 teria ocorrido em novembro de 2019 e foi relatado à Anac; segundo relatório, a tripulação teve dificuldade para controlar avião, que decolou do aeroporto de Atlanta

Estadão Conteúdo - 30/01/2020 - 15:37:12

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês) emitiu alertas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre falha em um voo de um Embraer EMB-175, em novembro de 2019, operado pela Republic Airways. O órgão norte-americano enviou seis recomendações de segurança para a Anac e quatro recomendações para a FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA).

Segundo o relatório, investigações preliminares apontaram um incidente no qual a tripulação relatou dificuldade em controlar o avião que decolou do aeroporto internacional de Atlanta, nos Estados Unidos. "Embora a causa das dificuldades relatadas por essa tripulação de voo ainda não tenha sido determinada, essas recomendações visam tratar de questões de segurança identificadas durante o estágio inicial da investigação", apontou o órgão em relatório.

De acordo com o documento, a tripulação declarou emergência após relatar um problema de controle da aeronave. O comandante da aeronave relatou que o avião subia com uma inclinação maior do que o normal. A tripulação tentou acionar alguns mecanismos para contornar o problema, por meio do piloto automático, mas sem sucesso. O jato transportava seis passageiros e quatro tripulantes.

Segundo o relato, dois tripulantes precisaram pressionar o manche com as duas mãos para baixo para retomar o controle do avião. O documento aponta que, depois do esforço do piloto e tripulação, eles conseguiram contornar o problema e retornar ao aeroporto com segurança cerca de 15 minutos após declararem emergência.

Fontes do setor ouvidas pelo Estado descartam a possibilidade de o problema do EMB-175 ser semelhante ao do 737 MAX, avião da Boeing que está proibido de voar após dois acidentes com o modelo terem matado 346 pessoas. De acordo com elas, o avião da Embraer não tem a tecnologia que causou a queda do MAX. Se houve um erro semelhante na capacidade de levantar ou abaixar o nariz da aeronave, a motivação teria sido outra, aponta uma fonte.

O que diz a Embraer

Segundo o Estado apurou, a Embraer acredita que o equipamento responsável por manter a posição do nariz do avião (chamado pitch trim switch) possa ter sido instalado de forma errada na aeronave que apresentou o problema. O E-175 tem quase 20 anos de operação e cerca de 500 aeronaves do modelo voando hoje nos Estados Unidos.

Em nota, a Embraer apontou que o relatório preliminar publicado pelo NTSB trazia recomendações de segurança que estão em linha com o que a companhia já havia divulgado para seus clientes em dezembro de 2019.

"Estas recomendações envolvem tornar obrigatória uma modificação no manche para evitar uma montagem invertida da chave de comando, modificação esta que já está incorporada na linha de produção e disponível para incorporação na frota desde 2015, assim como uma inspeção nas cablagens da base da coluna do manche quanto a possível atrito ou danos", diz a empresa. Dessa forma, o problema teria sido um erro de manutenção.

Segundo o relatório, a análise posterior do avião mostrou um desgaste por atrito de fios na área em que a coluna de controle do piloto percorre o piso da cabine de comando. "Os procedimentos de manutenção no manual de aeronaves EMB-175 para ajustar o parafuso de parada mecânica atualmente não chamam atenção específica para essa questão crítica", dizia o relatório.

Conforme a nota da Embraer, o "NTSB recomendou aos operadores analisar o procedimento operacional relativo à respectiva falha para implementação de possíveis melhorias". A empresa diz que está participando das investigações.

Procurada, a Anac ainda não se manifestou. Às 14h05, as ações ON da Embraer tinham queda de 1,60%.

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