Da Assessoria De Comunicação / Da Secretaria De Estado De Cultura Do Df / Foto: Gabriel Jabur / Agência Brasília / Fotos Públicas - 02/12/2018 - 11:52:01
Um ano de muito trabalho, novos projetos e conquistas a celebrar. A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro encerra a temporada de 2018 com uma programação bem especial, que terá como ponto alto a famosa cantata Carmina Burana, de Carl Orff. Ao todo, a Orquestra Sinfônica realizará seis apresentações em dezembro, com regência do maestro Claudio Cohen e repertório bem diversificado, entre clássicos eruditos, canções natalinas e músicas caipiras.
Ricardo Calderoni e Gustav Mahler foram os compositores escolhidos para o Concerto da Paz, dia 4, às 20h30, no Teatro Levino de Alcântara, da Escola de Música de Brasília. Nesta apresentação, os músicos da Orquestra Claudio Santoro serão acompanhados da soprano francesa Laetitia Grimaldi. O público acompanhará a execução das músicas Corpo de Criança, composição de Calderoni, inspirada em poema de Luis Carlos Alcorofado, e a Sinfonia nº 4, de Mahler.
A segunda apresentação, dia 11/12 (terça-feira), às 20h, no Cine Brasília (106/107 sul), será uma homenagem aos 40 anos de carreira da dupla caipira Zé Mulato e Cassiano. “Meu céu”, “O homem e a espingarda”, “Poesia não se Vende” e outras composições autorais, que marcam a trajetória de sucesso dos cantores sertanejos, serão interpretadas pela dupla, com acompanhamento dos músicos da Orquestra Sinfônica.
Carmina Burana – Em apresentações grandiosas no Colégio Militar de Brasília, dias 17, 18 e 19 de dezembro, às 20h, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional vai tocar a mundialmente conhecida cantata Carmina Burana. Nos três concertos, os músicos da orquestra serão acompanhados por 190 vozes de cantores do Coro Sinfônico Comunitário da Universidade de Brasília, do Coro Madrigal-UnB e do Coro Ad Infinitum, além dos solistas líricos Aníbal Mancinni (tenor), Raissa Amaral (soprano) e Michel de Souza (barítono). Em alguns movimentos da cantata, o Coro Infantojuvenil Comunitário da UnB vai se somar ao espetáculo, com suas delicadas vozes de crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos.
Escrita em 1935 e estreada em junho de 1937 em Frankfurt, Carmina Burana é a composição mais famosa do alemão Carl Orff (1895-1982). A obra se popularizou tanto que se tornou uma espécie de hit de sucesso da música clássica, tendo alguns de seus trechos reproduzidos por bandas de rock, trilhas sonoras de filmes, comerciais e até jogos eletrônicos.
Com uma estrutura de quase ópera, Carmina Burana foi escrita a partir de manuscritos medievais encontrados no convento de Benediktbeuern, na Bavária alemã. Segundo apontam os estudiosos da música clássica, os 24 poemas escolhidos por Orff eram espécies de cantos profanos escritos por monges errantes e desiludidos com as corrupções do clero. As narrativas abordam temas como amor, sexo, bebida e dança.
Concerto de Natal – No clima das festas de fim de ano, a Orquestra do Teatro Nacional se despede do público do Distrito Federal, dia 20/12, às 20h, no Teatro dos Bancários (314/315 sul). O Concerto de Natal terá repertório composto por obras de Ludwig van Beethoven (Sinfonia nº 5), Piotr Ilitch Tchaikovsky (Suíte Quebra Nozes) e Leroy Leroy Andersen (Passeio de Treno e Christmas Festival).
A comunidade internacional deve defender a Carta das Nações Unidas e se esforçar para manter a paz em um mundo volátil, disse ele.
Segundo analistas, trata-se de uma "mudança de maré" provocada pelo descontentamento com governantes anteriores.
A Polícia Federal brasileira informou que a prisão decorreu das investigações desenvolvidas no âmbito da Operação Enterprise
Jair Bolsonaro na abertura do Fórum de Investimentos Brasil 2022, em 14 de junho de 2022 © Alan Santos / Palácio do Planalto / CCBY 2.0
A Educação Não Pode Esperar
A empresa, líder global em embalagens sustentáveis de alumínio, anunciou abertura que vai gerar mais de 100 empregos diretos e 300 indiretos.
Milhares de burquinenses que se deslocaram pelo massacre em Seytenga encontraram segurança além da fronteira com o Níger.
Acordo foi assinado em março de 2011, no governo Dilma Rousseff, e entrou em vigor em maio de 2018, na gestão de Michel Temer, após aprovação pelo Congresso.
Aliados de Bolsonaro acham que presidente errou
O logotipo do Acnur é apresentado, pela primeira vez, no uniforme dos jogadores da principal equipe masculina e feminina do time espanhol
Apesar de toda a movimentação militar em Atalaia, amigos de Pelado continuam entrando e saindo de terras indígenas com embarcações que levam freezers para pescados
Comentários para "Orquestra Sinfônica encerra temporada 2018 com Carmina Burana":