×
ContextoExato
Responsive image

Orquídeas, um bom negócio na terceira idade

Orquídeas, um bom negócio na terceira idadeFoto: CorreioWeb

Aniversário do Jardim Botânico

Por Samanta Sallum - Capital S/a - 20/02/2021 - 18:16:25

João Batista Borba, 64 anos, costumava presentear a mãe com orquídeas. O hábito logo se tornou hobby e depois deu forma a um empreendimento de sucesso que tem as raízes fincadas em solo brasiliense.

Batista cultiva orquídeas para vender e abriu sua propriedade em Sobradinho à visitação. O que era um passatempo virou negócio sério quando se aposentou, em 2013, depois de 32 anos de trabalho no BRB.

Pioneiro, chegou a Brasília no ano de 1960, quando tinha apenas 4 anos de idade. Ele e os pais vieram de Goiás em busca do sonho de uma vida melhor na capital. É na propriedade da família, uma área de 9 mil m² em Sobradinho, que cultiva as orquídeas.

Curso para aposentar

“Em 2013, faltavam poucos dias para eu me aposentar. O BRB sempre promovia um curso preparatório para aposentadoria e eu fui convidado. Lá, conheci melhor o Sebrae e percebi que poderia transformar o gosto por orquídeas em algo lucrativo e envolver toda a minha família”, conta. Surgia, ali, o Orquidário Batista.

Aniversário do Jardim Botânico

Agora, levará as cores e os aromas das orquídeas que cultiva para a comemoração do 36º aniversário do Jardim Botânico de Brasília, em 5, 6 e 7 de março. Batista também tem planos de construir, dentro da propriedade, uma boutique para comercializar as flores e atrair ainda mais o público brasiliense.

O orquidário, atualmente, é mantido pelo empreendedor com o filho, a nora e mais dois funcionários.

Conselhos

“O meu conselho é para que todo mundo que trabalha e está prestes a se aposentar e curtir a vida dê uma chance ao empreendedorismo. Me faz relaxar e ocupa a minha mente.”

Ele reabriu recentemente o orquidário para visitação pública, que está sendo realizada seguindo todas as recomendações de prevenção ao coronavírus. Também oferece serviço de entrega, que pode ser solicitado pelo Facebook e pelo Instagram.

Comentários para "Orquídeas, um bom negócio na terceira idade":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório