×
ContextoExato
Responsive image

Países do BRICS promoverão o multilateralismo, diz chancelaria russa

Países do BRICS promoverão o multilateralismo, diz chancelaria russaFoto: Ramil Sitdikov

O ministro disse que, por meio desse conceito, o Ocidente está tentando impor seus próprios valores, que não são compartilhados por outros países

Portal Xinhua De Noticias - 02/06/2021 - 15:21:00

Os países do BRICS defenderão e fortalecerão o multilateralismo em meio às tentativas ocidentais de impor uma "ordem mundial baseada em regras", disse o chanceler russo, Sergei Lavrov, durante uma entrevista coletiva após a reunião dos Ministros das Relações Exteriores do BRICS realizada via link de vídeo.

"Todos os países do BRICS enfatizaram a necessidade de fortalecer o multilateralismo, não em nenhum formato abstrato, mas por meio de um formato universal que se baseia na estrutura da Carta das Nações Unidas (ONU)", disse Lavrov.

"A ONU é a maior personificação possível do multilateralismo em nosso mundo, e vamos defender exatamente essa abordagem, especialmente à luz das tentativas de nossos colegas ocidentais de promover um conceito alternativo, que eles chamam de 'ordem mundial baseada em regras'", adicionou.

O ministro disse que, por meio desse conceito, o Ocidente está tentando impor seus próprios valores, que não são compartilhados por outros países.

Essas ideias dividem mais do que unem os países do mundo e é por isso que a declaração dos chanceleres do BRICS "em apoio ao fortalecimento do multilateralismo" em sua forma universal é particularmente significativa nesta fase, disse o ministro.

Comentários para "Países do BRICS promoverão o multilateralismo, diz chancelaria russa":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório