Por Tribuna Da Internet Com Agência France-presse - 17/01/2021 - 23:26:57
A China colocou em quarentena em instalações do governo mais de 20 mil residentes rurais que vivem no epicentro do mais recente surto de coronavírus do país, enquanto anunciava, nesta sexta-feira (15/1), seu pior saldo diário da pandemia desde março de 2020.
Pequim havia conseguido controlar o vírus após adotar medidas rígidas, incluindo testes em massa e restrições de movimento. Nas últimas semanas, porém, os números voltaram a subir, especialmente no norte do país, levando a uma nova onda de confinamentos.
MEGACONFINAMENTO – A Comissão Nacional de Saúde informou, nesta sexta-feira, a ocorrência de 144 casos de covid-19, principalmente na província de Hebei, onde mais de 22 milhões de pessoas estão confinadas. Este é o mais alto número de infecções por dia desde março do ano passado.
O aumento parece ter sido causado pelas chamadas “infecções silenciosas”, ou casos assintomáticos, a maioria nas áreas rurais das periferias das cidades.
SEGREGAÇÃO – Mais de 20 mil moradores de aldeias no entorno de Shijiazhuang foram enviados, desde quarta-feira, para instalações do Estado, noticiou a emissora pública CCTV.
Os residentes ficaram alojados em hotéis, segundo a CCTV, com os membros da família separados em quartos diferentes.
E a China anunciou ontem (14/1) sua primeira morte de covid-19 em oito meses, coincidindo com a chegada de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) a Wuhan para investigar as origens da covid-19. Foi lá que o coronavírus apareceu pela primeira vez, no final de 2019.
###
NOTA DA REDAÇÃO – Já escrevemos diversas vezes aqui na TI sobre a estranha facilidade com que a China teria controlado a pandemia, antes de ter vacinado toda a população. Duas jornalistas chinesas estão presas, porque estavam divulgando na internet que a pandemia não tinha sido contida. E agora o governo anuncia a primeira morte em oito meses, justamente quando chega a missão da OMS… Deve ser coincidência. Ou não, como diria Caetano Veloso. (C.N.)
O Instituto de Microbiologia das Forças Armadas da Alemanha confirmou o caso após ter detectado a presença do vírus no paciente durante a última quinta-feira
Abelhas e outros insetos polinizadores apoiam a produção de alimentos para 2 bilhões de pequenos agricultores
O Senado dos EUA sabatinou, nesta quarta-feira (18), a diplomata Elizabeth Bagley. Ela foi questionada sobre as eleições no Brasil e a política ambiental do governo de Jair Bolsonaro.
Bagley falou em sua audiência para confirmação, no Comitê de Relações Exteriores do Senado americano.
Tal decisão foi confirmada e divulgada mundialmente por meio de um comunicado realizado pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia
Segundo o delegado, os traficantes pagam por volta de R$ 20 mil por quilo para comprar a droga e passam a comercializá-la no Brasil
Em evento no Uruguai, o político aposentado cobrou uma união da população para barrar governos autoritários
A ONU marca em 15 de maio o Dia Internacional das Famílias com foco na urbanização e como melhorar a vida das pessoas nas cidades
Apesar das medidas restritivas para evitar a circulação de pessoas entre cidades, as descrições da mídia estatal norte-coreana indicam que a população não está confinada.
Nos demais consulados no país a demora é menor
Economista haitiano propõe uma "pedagogia das revoluções" como estratégia contra o domínio imperialista em toda a região
Comentários para "Pandemia já voltou à China, que coloca 20 mil habitantes de zonas rurais em quarentena":