×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 19 de janeiro de 2022

Para ler, ouvir e assistir na quarentena

Para ler, ouvir e assistir na quarentenaFoto: CorreioWeb

O Correio reuniu uma seleção de músicas, livros, e atrações audiovisuais para aliviar o clima no isolamento

Adriana Izel / »geovana Melo* / »pedro Ibarra* - Correioweb - 27/05/2020 - 13:29:46

Com os casos do novo coronavírus ainda em crescimento no Brasil, o período de isolamento social se faz ainda mais necessário. Sem a realização de shows e espetáculos e com as salas de cinemas e espaços culturais ainda fechados, as opções de lazer e entretenimento ficam mais restritas. Dentro de casa, a pedida é ler livros, ouvir discos e assistir a filmes e séries. Com a intenção de ajudar na quarentena, o Correio preparou uma seleção com novidades do mundo da música, da literatura e do audiovisual. Confira!


*Estagiários sob supervisão de Igor Silveira



» Séries


 (Lara Solanki/Netflix)

Eu nunca...

A série original da Netflix estreou em 27 de abril. De Mindy Kaling e de Lang Fisher, é uma comédia dramática, que narra temas que rondam o universo adolescente, como ensino médio, relações familiares e amorosas, além de perdas, preconceitos e choques culturais. Eu nunca... apresenta Devi Vishwakumar (Maitreyi Ramakrishnan), uma personagem de descendência indiana, que tenta levar a vida nos Estados Unidos após traumas provocados pela morte do pai. Enquanto lida com as feridas, a garota não mantém uma boa relação com a mãe e busca a todo custo ver o colégio de uma nova forma. Essa nova versão de Devi envolve namorar o garoto mais bonito da escola, frequentar festas e perder a virgindade. A princípio clichê, a produção faz o público rir e chorar, enquanto instiga o espectador acerca de diferentes culturas, homossexualidade, amor, respeito e família.


 (HBO/Divulgação)

Run

Traços de comédia, mistério e drama envolvem os personagens de Run, série disponível no streaming HBO GO. A produção conta história de um homem e uma mulher que haviam namorado na faculdade, mas combinaram após o término que se trocassem a mensagem “run” (corra, em inglês) largariam as vidas e se encontrar para uma viagem de trem. No entanto, nem tudo está claro. A história torna-se um thriller sobre o passado dos protagonistas, interpretados por Merritt Wever e Domhnall Gleeson, e novos elementos como os relacionamentos no tempo que estiveram separados trazem nuances para desenrolar da história. A série tem como showrunner a estreante Vicky Jones, conhecida por dirigir e roteirizar alguns trabalhos de tevê da premiada Phoebe Waller-Bridge (Fleabag e Killing Eve), que assina produção-executiva e faz uma curta participação na trama.


 (Amazon Prime Vídeo/Divulgação)

Upload

De Greg Daniels, nome por trás de The office, a série original da Amazon Prime Vídeo é híbrido de vários gêneros. À primeira vista, é uma ficção científica, mas tem traços de comédia, de romance e de mistério. A narrativa se passa em 2033, época em que a humanidade descobriu uma forma de viver após a morte, fazendo um upload da consciência para um plano digital, onde a pessoa consegue interagir com os outros “mortos” e também com o plano físico por meio da tecnologia. Dentro desse contexto, a história acompanha Nathan Brown (Robbie Amell), um jovem programador que sofre um misterioso acidente de carro e, entre a vida e a morte, é aconselhado pela namorada a fazer um upload. No plano digital, chamado Lakeview, conhece Nora (Andy Allo), uma espécie de anjo que o conduz no local. A série mostra a vivência dele nesse mundo pós-morte e também se desenvolve no que realmente levou Nathan à morte, discutindo ainda privilégio, já que o upload não é algo para todos, apenas para os ricos da sociedade.


» Filmes


 (Nina Robinson/Netflix)

Notas de rebeldia

A produção original da Netflix foi lançada em 2020 e acompanha Elijah, filho do dono de uma famosa churrascaria em Memphis, que decide seguir o sonho de ser sommelier mesmo contra a vontade do pai. No filme do estreante Prentice Penny, que assina direção e roteiro, também são discutidas as questões raciais e sociais da profissão. Elijah é o único negro do curso e teve uma vida de menos oportunidades. Chamam atenção as atuações de Mamoudou Athie (The get down), o protagonista, e de Courtney B. Vance (American crime story: People vs. OJ Simpson), no papel do pai Louis. Também é marcante a trilha sonora cheia de referências ao hip-hop. O responsável pela concepção é o rapper de Atlanta Cam James.


 (Amazon Prime Vídeo/Divulgação)

O relatório

Esnobado na última temporada de premiações, O relatório é um filme baseado em casos reais. A produção da Amazon Prime conta a investigação do senador norte-americano, Daniel J.Jones, sobre as prisões e tortura feitas pelos Estados Unidos em nome da “Guerra ao Terror”, após o 11 de Setembro. O longa é protagonizado por Adam Driver e tem como ponto alto a atuação de Annette Bening no papel da senadora Dianne Feinstein. O filme, selecionado para diversos festivais pelo mundo, mostra detalhes do caso que é considerado como um dos maiores escândalos da CIA. Quem assina direção e roteiro é Scott Z. Burns.


Emma.

O filme da diretora também estreante, Autumn de Wilde, é uma adaptação do famoso romance homônimo de Jane Austen e é uma das películas que estrearia nos cinemas brasileiros, mas, devido à pandemia, optou por sair no on-demand. Trata-se de comédia romântica de época que gira em torno da excêntrica personagem Emma, vivida por Anya Taylor-Joy, que vive histórias de amor e escolhas românticas erradas em uma pequena cidade em que todos a conhecem e a amam. Essa não é a primeira vez que o enredo ganha uma versão cinematográfica. Emma foi interpretada por Gwyneth Paltrow em 1996. Além disso, a história também ganhou uma roupagem moderna em Patricinhas de Beverly Hills, abertamente baseado no livro da mesma autora de Orgulho e preconceito.


» Álbuns


Gil Baiana ao vivo!

Em 30 de abril, chegou às plataformas digitais um projeto que uniu os baianos Gilberto Gil e o grupo BaianaSystem, o disco Gil Baiana ao vivo!. Com capa assinada por Cartaxo, o trabalho foi gravado em um show do BaianaSystem em parceria com Gil, em novembro de 2019, e conta com sete faixas, entre elas os sucessos Pessoa nefasta, Extra e Nos barracos da cidade, além da regravação de Is this love, de Bob Marley. O álbum está disponível nas principais plataformas digitais de música.


How I’m feeling now

Em 15 de maio, a cantora britânica Charli XCX lançou o álbum How I’m feeling now, quarto disco em estúdio da artista. Produzido integralmente durante o período de isolamento social, o trabalho conta com 11 faixas, sendo oito inéditas. Além de disponibilizar o álbum nas plataformas digitais de música, Charli apostou em produções visuais para todas as músicas e podem ser assistidas pelo YouTube.


Label 67

Em 22 de maio, o grupo de pagode Atitude 67 lançou o primeiro DVD da carreira, o Label 67. O projeto marca os três anos de trajetória do grupo. Entre as 16 faixas escolhidas para integrar a gravação, estão os sucessos Cerveja de garrafa e Saideira, além de canções inéditas. O trabalho conta com participações de Maurício Manieri, Thiaguinho e Gabriel O Pensador. Disponível nas principais plataformas de música juntamente ao álbum físico.


» Livros


A grande gripe — A história da gripe espanhola, a pandemia mais mortal de todos os tempos

De autoria do historiador norte-americano John M. Barry, a obra, de 608 páginas, joga luz sobre a história da gripe espanhola que assolou o mundo em 1918. O livro apresenta do início do surto até se espalhar, levado pelas tropas da Primeira Guerra Mundial para a Europa. Além de tratar do vírus, a obra ainda traz os bastidores do poder, da política e da guerra, em meio à gripe espanhola, com lições valiosas para o mundo atual em pandemia de novo coronavírus.


Como se livrar de um relacionamento ordinário

A jornalista e digital influencer Maíra Azevedo, mais conhecida como Tia Má, transpôs para o livro Como se livrar de um relacionamento ordinário, da Editora Agir, os ensinamentos que já compartilhava nas redes sociais e nos programas de televisão. Em uma leitura bastante leve, a autora debate relacionamentos tóxicos, assédio e os efeitos maléficos da baixa autoestima. Para isso, compartilha as próprias vivências. A obra tem prefácio da jornalista Maju Coutinho e tem 141 páginas.


Harry Potter — Edição Premium

No ano em que a saga Harry Potter, de J.K. Rowling, completa 20 anos de publicação no Brasil, a Editora Rocco lançou uma box com todos os livros da história do bruxinho ilustrados por Brian Selznick. A versão havia sido lançada nos Estados Unidos em 2018. Mas chegou ao Brasil, em abril deste ano, com A Pedra Filosofal, A Câmara Secreta, O Prisioneiro de Azkaban, O Cálice de Fogo, A Ordem da Fênix, O Enigma do Príncipe e As Relíquias da Morte. Harry Potter gira em torno do personagem-título que, aos 11 anos, descobre ser um bruxo e é convidado a estudar magia e bruxaria em Hogwarts, onde descobre mais sobre o passado misterioso.

Comentários para "Para ler, ouvir e assistir na quarentena":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
“Me despeço para permanecer”: morre o poeta Thiago de Mello

“Me despeço para permanecer”: morre o poeta Thiago de Mello

Thiago de Mello na Praça Dom Pedro, no centro histórico de Manaus

Prefeitura de São Paulo cancela carnaval de rua

Prefeitura de São Paulo cancela carnaval de rua

Aumento de casos e internações por gripe e covid-19 motivou decisão

O carnaval do Distrito Federal de 2022 está cancelado

O carnaval do Distrito Federal de 2022 está cancelado

Seguindo a recomendação de médicos e infectologistas, todas as manifestações carnavalescas estão suspensas

Pernambuco; após Olinda, Recife também cancela carnaval de 2022

Pernambuco; após Olinda, Recife também cancela carnaval de 2022

Prefeitura alegou crescimento dos casos de gripe na cidade

Prefeitura de Olinda cancela tradicional carnaval em 2022

Prefeitura de Olinda cancela tradicional carnaval em 2022

Motivo do cancelamento foi o aumento do número de casos de Covid-19

SP autoriza concessão dos parques Água Branca, Villa-Lobos e Cândido Portinari

SP autoriza concessão dos parques Água Branca, Villa-Lobos e Cândido Portinari

A concessão é para a administração dos três parques - não haverá licitação individual para cada equipamento. O prazo das concessões será de 30 anos, com direito à prorrogação deste período.

Museus em SP oferecem combo com desconto para visitação

Museus em SP oferecem combo com desconto para visitação

Museu da Língua Portuguesa e Pinacoteca fazem promoção

Abel Ferreira lança livro com bastidores das conquistas como técnico do Palmeiras

Abel Ferreira lança livro com bastidores das conquistas como técnico do Palmeiras

Análises táticas e segredos da preparação para jogos importantes nas duas últimas temporada são alguns dos pontos altos da obra, que traz ainda imagens inéditas de bastidores.

Livro 'Viagem pelo fantástico' ganha edição dos 50 anos

Livro 'Viagem pelo fantástico' ganha edição dos 50 anos

Meio século depois, Viagem pelo Fantástico ganha nova edição, agora acrescida de um caderno suplementar com textos que contextualizam a trajetória de Kossoy

Carla Trabazo relata trabalho de combatentes em Uganda

Carla Trabazo relata trabalho de combatentes em Uganda

Carla escreveu um conto sobre um menino sequestrado que precisa matar outro para se livrar da própria morte, relato comum entre ex-crianças-soldados. É a história que abre o livro e única ficção.

Casa das Rosas abre inscrição para curso de escritores

Casa das Rosas abre inscrição para curso de escritores

Há vagas nas categorias jovem e adulto