×
ContextoExato
Responsive image

Parque da Serra da Canastra e Capitólio são destinos para ecoturismo no Centro-Oeste de Minas

Parque da Serra da Canastra e Capitólio são destinos para ecoturismo no Centro-Oeste de MinasFoto: Elon César Costa - Trip Canastra

Contato direto com a natureza, trilhas, mirantes e cachoeiras atraem turistas especialmente durante o verão.

Por Geovanna Brites, G1 Centro-oeste De Minas - 22/01/2019 - 00:34:33

Canyon de Furnas, em Capitólio — Foto: Lucas Magalhães

Canyon de Furnas, em Capitólio — Foto: Lucas Magalhães

As férias de janeiro têm em Minas Gerais dois destinos muito procurados: as cachoeiras e piscinas do município de Capitólio, por onde passa o Lago da represa que abastece a Hidrelétrica de Furnas, considerado o "Mar de Minas", e o Parque Nacional da Serra da Canastra, especialmente no trecho de São Roque de Minas, que abriga a nascente do Rio São Francisco.

A 280 km da capital, Belo Horizonte, e a pouco menos de 200 km da cidade mais populosa do Centro-Oeste mineiro, Divinópolis, Capitólio foi um dos destinos apresentados no Papo G1 desta semana que falou sobre turismo.

O trajeto da viagem de Divinópolis para Capitólio, por exemplo, dura em média três horas de ônibus. O passeio oferecido por algumas agências na cidade inclui transporte, passeio de lancha, almoço e um tour pelas principais atrações.

Um pacote desses custa, em média R$ 190, conforme informado pelo agente de turismo, Márcio Havner.

“Cada vez mais as pessoas se interessam pela natureza e por lugares mais próximos, dentro do estado de Minas Gerais mesmo. Capitólio é sempre um destino muito procurado e geralmente os ônibus especiais saem aos domingos para uma visita que dura o dia todo”, explica Havner.

A rota para quem visita o município conta com vários atrativos. Um dos mais esperados é a visita ao “Mirante dos Cânions”. Do lugar se tem uma vista panorâmica do Lago de Furnas e arredores.

Passeio de lancha em Capitólio — Foto: Márcio Havner/Arquivo Pessoal

Passeio de lancha em Capitólio — Foto: Márcio Havner/Arquivo Pessoal

Os cânions têm mais de 20 metros de altura é possível passear entre eles em um tour de lancha. Pelo lago, o passeio pode durar até três horas e inclui paradas em algumas cachoeiras- uma das mais famosas é conhecida como “Lagoa Azul”.

“Dentro de capitólio há várias cachoeiras, como a Cascatinha e a própria Cachoeira dos Cânions. Outra parada que o pessoal não deixa de fazer é no Paraíso Perdido, onde as pessoas geralmente param para mergulhar” explica Márcio.

Nascente Rio São Francisco é uma das atrações da Serra da Canastra — Foto: Anna Lúcia Silva/G1

Nascente Rio São Francisco é uma das atrações da Serra da Canastra — Foto: Anna Lúcia Silva/G1

Outra opção para quem procura destinos em Minas Gerais é a Serra da Canastra, cujo parque nacional tem um dos pontos principais no município de São Roque de Minas, a aproximadamente 223 km de Divinópolis.

O local é conhecido pela diversidade de flora e fauna e as centenas de cachoeiras que formam um conjunto de piscinas naturais, onde os banhistas aproveitam os dias de calor.

Um dos atrativos é a Nascente do Rio São Francisco, que fica dentro do Parque Nacional da Serra da Cadastra. A nascente é a principal de toda a extensão do rio, que tem 2.700 km.

A cachoeira Casca D’Anta, com uma queda d’agua de aproximadamente 180 m, também é um dos pontos visitados. O passeio para conhecer o local inclui a parte alta e a parte baixa da cachoeira.

Cachoeira Casca D'Anta no Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas — Foto: Elon César Costa/Trip Canastra

Cachoeira Casca D'Anta no Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas — Foto: Elon César Costa/Trip Canastra

O agente de turismo Márcio Havner informou ao G1 que um pacote de viagem para a Serra da Canastra pode custar até R$ 180 em Divinópolis. Algumas atividades que podem ser compradas à parte também são oferecidas no local.

“As pessoas encontram vários esportes radicais no parque, como o rapel por exemplo, mas a gente percebe que os turistas estão cada vez mais interessados em fazer trilhas, conhecer a beleza natural, explorar o ecoturismo”, conta Havner.

Comentários para "Parque da Serra da Canastra e Capitólio são destinos para ecoturismo no Centro-Oeste de Minas":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
...