Parques arqueológicos nacionais recebem 146 milhões de visitas em cinco anos

Foto aérea tirada em 15 de outubro de 2021 mostra o parque arqueológico nacional da aldeia de Yangshao

Parques arqueológicos nacionais recebem 146 milhões de visitas em cinco anos
Parques arqueológicos nacionais recebem 146 milhões de visitas em cinco anos

Agência Xinhua De Noticias - 19/04/2023 15:56:58 | Foto: Xinhua/Li An

Foto aérea tirada em 15 de outubro de 2021 mostra o parque arqueológico nacional da aldeia de Yangshao, distrito de Mianchi, Província de Henan, no centro da China.

Nos cinco anos entre 2018 e 2022, mais de 50 parques arqueológicos nacionais na China receberam 146 milhões de visitas, informaram nesta terça-feira fontes da Administração Nacional do Patrimônio Cultural (NCHA, em inglês).

A administração realizou uma conferência de trabalho sobre o desenvolvimento dos parques nacionais de sítios arqueológicos em Wuhan, Província de Hubei, no centro da China.

Até o final de 2022, a China tinha 55 parques nacionais de sítios arqueológicos, de acordo com um relatório da NCHA sobre o desenvolvimento de tais parques entre 2018 e 2022.

Os parques arqueológicos nacionais são espaços culturais públicos desenvolvidos em sítios arqueológicos e podem servir a múltiplos propósitos, incluindo investigação científica, educação e recreação.

Quando o público visita esses parques, pode ver como o trabalho arqueológico é realizado e observar os achados arqueológicos de perto. Também pode experimentar escavações arqueológicas e restauração de relíquias culturais e obter uma profunda compreensão do valor cultural e histórico dos locais.

Atualmente, tais parques foram criados em alguns dos sítios arqueológicos mais renomados da China, incluindo o Antigo Palácio do Verão, ou Yuanmingyuan, em Beijing, bem como as Ruínas de Sanxingdui em Sichuan e o Mausoléu do Primeiro Imperador Qin em Shaanxi.

Em comparação com outros parques públicos, a natureza arqueológica desses parques é sua característica mais reconhecível. De acordo com Guan Qiang, vice-chefe da NCHA, esses parques agora se tornaram locais insubstituíveis para a exibição da longa história e da ilustre civilização da nação chinesa.

No entanto, o desenvolvimento desses parques enfrenta obstáculos. O relatório observou que os profissionais são muito necessários para melhorar a gestão, avançar na pesquisa e melhorar a imagem da marca, de modo a facilitar o desenvolvimento de alta qualidade dos parques.

Entretanto, como o consumo cultural e a economia cultural se desenvolvem, as pessoas optam por experiências culturais mais personalizadas e diversificadas e de maior qualidade. Os parques arqueológicos nacionais devem compreender plenamente essa tendência e atender às necessidades das pessoas a esse respeito, disse Li Qun, chefe da NCHA.

Os parques arqueológicos nacionais são espaços culturais públicos compartilhados pelas pessoas, e seu desenvolvimento deve sempre levar em consideração esse princípio, disse Li.

Comentários para "Parques arqueológicos nacionais recebem 146 milhões de visitas em cinco anos":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório