Patrimônio Azulejos do Rossio classificados como Monumento de Interesse Municipal

O painel é assinado por um dos nomes da primeira geração de artistas modernistas portugueses

Patrimônio Azulejos do Rossio classificados como Monumento de Interesse Municipal
Patrimônio Azulejos do Rossio classificados como Monumento de Interesse Municipal

Por Sandra Rodrigues - Público.pt / Foto: Igor Ferreira - 30/11/-0001 00:00:00 | Foto:

A autarquia de Viseu vai classificar o painel de azulejos do Rossio (Praça da República) como Monumento de Interesse Municipal. A obra, colocada em 1931, adquiriu estatuto de “símbolo” da cidade mas só agora vai ter um “tratamento especial” , anunciou Jorge Sobrado, vereador da Cultura. O painel faz parte de uma lista de ícones identitários de Viseu que o município pretende classificar.

“O painel tornou-se num dos principais ícones do ponto de vista da identidade e imagem turística da cidade. Já o é há bastante anos ao lado de outros como a Sé ou a Cava de Viriato. Considera-se, por isso, relevante a adopção de medidas que visem a sua protecção, reconhecimento, preservação e restauro”, assinalou o autarca.

Sobre o mural, Jorge Sobrado recordou que foi, à época, uma inovação de arte pública na paisagem urbana de Viseu, naquilo que, como considera, meio a sério, meio a brincar, “a primeira obra mural de street art”.

O painel é assinado por um dos nomes da primeira geração de artistas modernistas portugueses, o pintor portuense Joaquim Lopes. Resulta de uma encomenda da Comissão de Iniciativa e Turismo de Viseu (instituída em 1926). Nele encontram-se figuras do mundo rural beirão, como o pastor com o cajado, a capucha do Caramulo, o pastor com o varapau e manta pelo ombro e um jovem pastor a tocar flauta. Representa ainda actividades comerciais, como uma feira de gado, a venda de louça e uma área de comes e bebes. Os azulejos que compõem a obra foram produzidos pela Fábrica do Agueiro, de Vila Nova de Gaia.

“É uma das mais marcantes e notáveis criações de arte pública em mural azulejar do seu período e, simultaneamente, um património que testemunha um momento histórico de reforma urbanística e estética de Viseu cidade moderna”, realçou ainda o vereador da Cultura.

Com a classificação, segundo o autarca, fica garantida uma protecção do ponto de vista de salvaguarda e a “impossibilidade de ali se mexer de uma forma não estruturada e não autorizada”. “Responsabiliza também o próprio município pela sua manutenção e restauro”, concluiu.

A Câmara de Viseu anunciou ainda que o município vai dar início a um processo que visa classificar outros elementos de monumentalidade ou arte pública do concelho.

Comentários para "Patrimônio Azulejos do Rossio classificados como Monumento de Interesse Municipal":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório