×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 23 de outubro de 2018


Pesquisa inédita vai avaliar opinião pública e política externa

Pesquisa inédita vai avaliar opinião pública e política externa

“Brasil, as Américas e o mundo: opinião pública e política externa” é considerado o maior survey do setor na história da América Latina.

Da Assessoria De Imprensa / Da Fgv / Foto: Divulgação / Fgv - 10/10/2018 - 19:54:53

O projeto terá três pilares principais: a realização de dois surveys, com a população e a elite econômica nacionais; o monitoramento de temas de política externa na imprensa brasileira; e o envio de relatórios aos parlamentares.

Pesquisadores da Escola de Relações Internacionais da FGV (FGV RI) lideram, a partir deste mês, a implementação do projeto “Brasil, as Américas e o mundo: opinião pública e política externa”, considerado o maior survey do setor na história da América Latina. Financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), a iniciativa terá cinco anos de duração e será realizada em parceria com o Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI-USP).

O projeto de pesquisa terá três pilares principais: a realização de dois surveys, com a população e a elite econômica nacionais; o monitoramento de temas de política externa na imprensa brasileira; e o envio de relatórios aos parlamentares. “Em tempos de desconexão entre a população brasileira e seus representantes, nosso principal objetivo é ver como deputados e senadores reagem a demandas populares sobre política externa”, afirma Umberto Mignozzetti, professor da FGV RI.

Mignozzetti é um dos coordenadores do projeto, ao lado dos professores Maria Herminia Tavares de Almeida, Janina Onuki e Leandro Piquet, da USP. Além deles, também fará parte da pesquisa o fellow da FGV RI Stephen Herzog, da Universidade de Yale.

O Brasil é um dos oito países da América Latina em que o projeto será realizado. Os outros são Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai. Em cada um deles, cerca de 2 mil pessoas serão entrevistadas como parte do survey.

Comentários para "Pesquisa inédita vai avaliar opinião pública e política externa":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório