Pesquisadores criam máquina que mantém fígado vivo fora do corpo por uma semana

Pesquisadores criam máquina que mantém fígado vivo fora do corpo por uma semanaFoto: Pixabay

Atualmente, o órgão só pode ser armazenado por até 24 horas no gelo antes de ser submetido a um transplante

época Negócios - 27/01/2020 - 16:17:57

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, desenvolveu uma máquina capaz de manter um fígado vivo fora do corpo humano por até sete dias. Por meio de tubos removíveis, o equipamento imita as funções corporais fisiológicas, bombeando oxigênio, sangue e nutrientes para o órgão enquanto remove os resíduos de células, como o dióxido de carbono.

De acordo com o estudo publicado na revista científica Nature Biotechnology, a quantidade de nutrientes, sangue e oxigênio é automaticamente ajustada por algoritmos de inteligência artificial (IA). Isso significa que o aparelho não necessita de uma supervisão constante.

O projeto Liver4Life foi criado em 2015 por cirurgiões, biólogos e engenheiros, que utilizaram fígado de porco para os experimentos. Em um estudo inaugural para testar a capacidade da tecnologia, os cientistas usaram dez fígados humanos danificados e recusados para transplante. Seis deles sobreviveram.

Atualmente, o fígado humano só pode ser armazenado por até 24 horas no gelo antes de ser submetido ao transplante. Já a tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores poderia mantê-lo vivo e saudável por uma semana, permitindo inclusive o reparo de lesões preexistentes no órgão, limpeza de gordura ou até mesmo a regeneração do fígado.

O próximo passo do projeto é testar se os fígados armazenados seriam seguros para serem transplantados em pacientes.

Comentários para "Pesquisadores criam máquina que mantém fígado vivo fora do corpo por uma semana":