Sputnik Brasil - 10/01/2021 - 14:58:14
A área é 14% maior do que a verificada no mesmo mês em 2019, ano em que foram registrados os piores índices, ao todo, com 9.178 km² de área devastada ao longo dos 12 meses. O balanço de 2020 fechou em 8.426 km², a segunda pior marca anual do sistema de monitoramento Deter, iniciado em 2015.
"Assim, os dois anos do governo [Jair] Bolsonaro consolidam o pior cenário de alertas detectado pelo sistema na região amazônica. A média dos três anos anteriores a sua posse (2016 a 2018) foi de 4.845 km². Já nos 24 meses de gestão Bolsonaro, a média anual foi de 8.802 km², um aumento de mais de 81%", disse o Observatório do Clima, por meio de nota, nesta sexta-feira (8).
A rede destaca que o mês de dezembro foi o sétimo da Operação Verde Brasil 2, que consiste na atuação do Exército Brasileiro no combate a queimadas e crimes ambientais na Amazônia. Mesmo com esse reforço, o desmatamento segue apresentando "números alarmantes" e os focos de calor na região fecharam 2020 com alta de 15%.
"Bolsonaro tem dois anos de mandato e os dois piores anos de Deter ocorreram na gestão dele. As queimadas, tanto na Amazônia quanto no Pantanal, também cresceram por dois anos consecutivos. Não é coincidência, mas sim o resultado das políticas de destruição ambiental implementadas pelo atual governo", afirma o secretário-executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini, no comunicado enviado à Sputnik Brasil.
As opiniões expressas nesta matéria podem não necessariamente coincidir com as da redação da Sputnik
Empresa desencoraja visitas de interessados por causa da violência
As vendas de café solúvel do Brasil no exterior caíram 4,7% no primeiro trimestre de 2022 devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia. A projeção anual de perdas no setor é de cerca de US$ 100 milhões (R$ 505,5 milhões), disse uma associação da indústria na sexta-feira (13).
Civis de Mariupol deixam região após mais de dois meses sitiados.
Cairo assumiu o compromisso de dar prioridade às demandas de fertilizantes pedindo em contrapartida que tenha preferência no setor de exportação de frutas brasileiras.
A crise dos semicondutores tem gerado diversos problemas à indústria brasileira, principalmente a automotiva. A Sputnik Brasil entrevistou especialistas e representantes do setor de semicondutores para discutir como o Brasil pode se proteger de crises futuras.
Ativista histórico contra o racismo alerta que a pauta nunca foi tratada de acordo com sua dimensão
Empresas veem futuro promissor fora do país
Em entrevista, Olival Freire Júnior fala sobre o impacto do não investimento em ciência no Brasil
Contar com um advogado especializado em compliance é um diferencial
Dez empresas ou instituições paulistas vão poder participar da Feira do Livro de Frankfurt este ano dentro do projeto Creative SP.
Preços subiram em quase todos os itens avaliados; destaque para alimentos, gás, remédios e, novamente, combustíveis
Comentários para "Piores índices de desmatamento na Amazônia registrados pelo Deter são do governo Bolsonaro":