×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 26 de outubro de 2021

Polo de ecoturismo, Teresina completou 169 anos

Polo de ecoturismo, Teresina completou 169 anosFoto: MTur/Prefeitura de Teresina

A capital do Piauí é o destino certo para quem procura atrativos em meio à natureza e esportes radicais

Assessoria De Comunicação Do Ministério Do Turismo - 17/08/2021 - 08:00:34

A capital do Piauí, Teresina, completou 169 anos nesta segunda-feira (16.08). A primeira capital planejada do Brasil se consolidou como um polo verde que tem na natureza o foco de seus atrativos turísticos sem deixar de lado a cultura, a história e a gastronomia do povo piauiense.

O guia de turismo regional Antônio Santana é um entusiasta da cidade. “Eu amo Teresina. Nasci e fui criado nesta capital e tenho muito orgulho de todo crescimento e transformação urbana que a cidade passou”.

A capital do Piauí, Teresina, completa 169 anos. Crédito: MTur/Prefeitura de Teresina

Segundo ele, um dos prazeres de ser guia de turismo é poder apresentar aos turistas todas as belezas de sua cidade natal. “Levar as pessoas a um encontro com a natureza, repassar a história de Teresina por trás de cada ponto turístico, é levá-las a um encontro consigo mesmo, além de conectá-las com o mundo. A gente começa a entender que somos iguais e diferentes ao mesmo tempo em todos os lugares e em diferentes aspectos. Isso faz da gente mais humano”, relata.

De acordo com o guia de turismo, um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital do Piauí é o Parque do Encontro das Águas, onde é possível admirar o encontro entre os rios Parnaíba e Poti que se unem e rumam juntos ao Oceano Atlântico.

“Estar no encontro dos rios é colocar os pés no início da história de Teresina. Este foi um dos primeiros pontos turísticos da cidade e é o mais procurado pelos turistas. É um espaço de turismo ecológico, onde você pode fazer um passeio de bote incrível”, comentou.

Segundo Antônio, o espaço oferece uma experiência completa, onde é possível comprar peças de artesanato e degustar do melhor da gastronomia local em um dos variados restaurantes, enquanto assiste a um lindo pôr do sol com vista privilegiada.

Outra atração de destaque é o parque da cidade de Teresina. De acordo com Antônio, o local é excelente para curtir a natureza, mas ainda é pouco frequentado por turistas. Localizado na zona Norte, o parque conta com aproximadamente 12 hectares de área ambiental e dispõe de diversos espaços para lazer e prática de esportes.

Os guias de turismo Ana Beatriz Carvalho e Antônio Santana têm orgulho de exercer a profissão em Teresina. Crédito: Arquivo pessoal

A guia de turismo Ana Beatriz Carvalho é especializada em ecoturismo em Teresina e afirma que a cidade é o destino certo para quem busca atrativos naturais e esportes de aventura. Uma de suas atividades preferidas é praticar rapel na Ponte Estaiada, sobre o Rio Poti. No complexo da ponte também existe um mirante de onde é possível ter uma visão 365 graus da capital.

Ana Beatriz indica, ainda, o Parque Floresta Fóssil que, segundo ela, não é muito conhecido, mas vale a visita. O parque é um sítio paleontológico localizado às margens do Rio Poti e ostenta troncos fósseis do período Permiano, que datam de aproximadamente 280 a 270 milhões de anos.

Dentre as atrações culturais, a guia indica o passeio de metrô por Teresina, que leva o turista da zona Norte à zona Sul; o Mercado Velho; o Polo Cerâmico, local de produção da Arte Santeira, que usa argila da região para a produção de esculturas de arte religiosa; o Museu do Piauí; o Centro de Artesanato; e o Teatro 4 de Setembro.

DELTA DO PARNAÍBA - Teresina é uma das cidades porta de entrada para conhecer um dos principais destinos naturais do nordeste, o Delta do Parnaíba. O atrativo integra a Rota das Emoções, que engloba 14 cidades do Maranhão, Piauí e Ceará e é um dos destinos mais procurados pelos amantes do surf, windsurfe e kitesurf, mas também por aqueles que procuram calmaria e cenários paradisíacos. O roteiro, percorrido pela costa destes três estados nordestinos, inclui passagens por áreas de proteção ambiental, como o Parque Nacional de Jericoacoara, no litoral oeste cearense; o Delta do Parnaíba, entre Piauí e Maranhão, e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Com uma mistura de cultura, belezas naturais e história, além da alta gastronomia, a Rota encanta turistas que procuram a região, uma das mais famosas do país.

VIAGEM RESPONSÁVEL - Para garantir um passeio seguro e responsável à cidade de Teresina, o turista pode consultar os estabelecimentos e guias de turismo do destino da viagem que estão no Cadastur. Atualmente, mais de 126 mil prestadores de serviços turísticos de todo o Brasil fazem parte do cadastro nacional do Ministério do Turismo. Clique AQUI para saber mais.

É possível, também, consultar os prestadores que aderiram ao Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro do MTur, que estabelece protocolos sanitários de prevenção contra a Covid-19. Confira os estabelecimento e guias de turismo que aderiram ao Selo clicando AQUI.


Por Vanessa Castro


Comentários para "Polo de ecoturismo, Teresina completou 169 anos":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Casa Grande e Tulha, em Campinas, é tombada como Patrimônio Cultural do Brasil

Casa Grande e Tulha, em Campinas, é tombada como Patrimônio Cultural do Brasil

Casa Grande e Tulha é o segundo bem tombado pelo Iphan na cidade de Campinas (SP).

Bonito, no Mato Grosso do Sul, sedia primeiro museu subaquático de água doce do Brasil

Bonito, no Mato Grosso do Sul, sedia primeiro museu subaquático de água doce do Brasil

Localizado a quatro metros de profundidade, novo atrativo integra turismo, meio ambiente e arte com a natureza

Mais de dois terços dos brasileiros planejam viajar em breve, aponta pesquisa

Mais de dois terços dos brasileiros planejam viajar em breve, aponta pesquisa

Avanço da vacinação no país aumenta confiança dos viajantes e tem efeitos positivos na retomada econômica do setor de turismo

Gestores do turismo poderão realizar curso em turismo gastronômico

Gestores do turismo poderão realizar curso em turismo gastronômico

Formação online é resultado de parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Federal de Brasília e oferecerá 300 vagas

Manaus: Os 352 anos da porta de entrada da Amazônia brasileira

Manaus: Os 352 anos da porta de entrada da Amazônia brasileira

Viaje com a gente e saiba um pouco mais sobre o rico e diversificado turismo na capital do Amazonas

Ministério do Turismo institui Fórum de Segurança Turística

Ministério do Turismo institui Fórum de Segurança Turística

Colegiado terá a missão de formular políticas e iniciativas que promovam a segurança nos destinos nacionais.

Capital de Goiás, Goiânia completa 88 anos

Capital de Goiás, Goiânia completa 88 anos

Goiânia completa 88 anos no domingo (24.10).

No Rio, Museu do Pontal inaugura neste domingo horta/jardim sensorial

No Rio, Museu do Pontal inaugura neste domingo horta/jardim sensorial

Espaço servirá para cultivar ervas e realizar eventos educativos

Rio das Ostras Jazz & Blues Festival será evento-teste com 30 shows presenciais

Rio das Ostras Jazz & Blues Festival será evento-teste com 30 shows presenciais

Em virtude dos impactos gerados pela covid-19, o festival também é um fator fundamental para a recuperação econômica do Município e de toda a região da Costa do Sol, fomentando uma de suas principais atividades: o turismo.

Belo Horizonte pode ganhar parque em mata de 200 mil m² de Mata Atlântica, após 12 anos de luta

Belo Horizonte pode ganhar parque em mata de 200 mil m² de Mata Atlântica, após 12 anos de luta

Câmara aprovou projeto que reconhece valor ecológico, paisagístico, cultural e comunitário da Mata do Planalto

Pesquisa revela que turistas preferem viajar de carro

Pesquisa revela que turistas preferem viajar de carro

Segundo Bruno Mantovani, empresário e dono de uma empresa de turismo receptivo, a preferência pelo interior se dá pelo motivo dos turistas buscarem experiências ligadas ao bem-estar e contato com a natureza.