O cultivo dos sobreiros em Portugal é o maior do mundo, bem como a produção da cortiça.
Quero Viajar Mais - 22/02/2019 17:41:09 | Foto: Quero Viajar Mais
Cortiça é uma árvore.
Você sabe de onde é extraída a cortiça? Desde criança sempre tivemos a curiosidade de saber isso. Descobrimos isso em Portugal, e aprendemos que cortiça dá em árvore. Isso mesmo, é um produto totalmente natural extraído do Sobreiro.
É na verdade a própria casca da árvore que passa por um processo de industrialização e corte para ficar nos formatos de rolhas e folhas.
O cultivo dos sobreiros em Portugal é o maior do mundo, bem como a produção da cortiça.
Além da famosa rolha que tampam as garrafas de vinho, também é possível ver diversos outros subprodutos feitos da cortiça. Desde bolsas, carteiras, colares, pulseiras, brincos, bancos e até mesmo sandálias e sapatos.
A cortiça só pode ser extraída a cada 9 anos, período que a árvore tem para se recuperar de uma extração. A primeira extração só pode ocorrer quando a árvore tem perto de 30 anos
Gastronomia portuguesa
Impossível não mencionar toda a cultura implícita nos pratos típicos de Portugal em um post sobre curiosidades. gastronomia portuguesa
O pastel de Belém ou de nata é, sem dúvidas, o mais famoso. A mesma receita é reproduzida desde 1837 e estima-se que mais de 20 mil unidades sejam vendidas por dia no bairro de Belém, em Lisboa. Mas não podemos esquecer do bacalhau, azeitonas e azeites produzidos em terras lusitanas.
Provar essas iguarias devem estar no roteiro de qualquer turista em Portugal. Existem guias, de empresas especializadas cum passeio guiado com degustação dos tradicionais pasteizinhos de Belém.
Livraria mais antiga do mundo
Livraria Bertrand | Foto: Wikimedia Commons.
Que os livros são velhos companheiros dos portugueses já sabemos desde às grandes navegações. Porém, o que pouca gente sabe é que é em Lisboa que fica a livraria mais antiga do mundo!
O nome dela é Bertrand e nasceu em 1732 no bairro de Chiado. Localizada na Rua Garrett, ela já teve o seu título reconhecido pelo Guinness Book. Uma visita ao local me parece uma boa ideia.
Terremoto de 1.755

Terremoto abalou Évora em 2018.
Em Portugal foi registrado um dos terremotos mais devastadores da Europa. No ano de 1755, a cidade de Lisboa foi dizimada por um evento sismológico que pôs toda a cidade ao chão. Estima-se que foram quase 100 mil mortos em decorrência do evento.
Além do terremoto, muitos portugueses morreram vítimas de um tsunami que derivou desse abalo sísmico.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera é o responsável atualmente por acompanhar os eventos sismológicos que ocorrem em Portugal continental e nas regiões autônomas. O país tem frequente atividade geológica que ocasiona tremores que em alguns casos são sentidos em determinadas regiões.
No ano de 2018, por exemplo, o maior evento sísmico acontecido chegou a 4.9 da escala Richter em Portugal continental, mais especificamente na região de Évora. Por falar nesse assunto, descubra quando ir a Portugal e melhor época para aproveitar o país.
Invasões a Portugal

O território de Portugal foi invadido e ocupado diversas vezes por diferentes povos. O mais antigo detentor do território português foi o Império Romano.
Nos séculos I e II antes de Cristo os romanos ocupavam toda a península ibérica, região em que Portugal se situa. Depois do declínio do Império Romano foi a vez dos bárbaros tomarem a Península Ibérica.
Após a invasão bárbara, no início do século VIII deu-se a invasão da península pelos muçulmanos, chamados aqui de “mouros”. Foi um dos maiores períodos de ocupação, aproximadamente 7 séculos fora do domínio dos portugueses.
No ano de 1492, as terras portuguesas voltaram ao seu domínio com a expulsão dos mouros.
Como se não bastasse, já no século XIX os franceses, quando do império de Napoleão Bonaparte, invadem a península ibérica e tomam o controle de Portugal. Essa ocupação durou perto de um ano até a deposição das armas pelos franceses. A passagem desse povo deixou suas heranças na arquitetura
Fado português
Museu do Fado em Lisboa | Foto: Wikimedia Commons.
Um pedacinho da cultura portuguesa que encanta quem visita o país, é o Fado Português. O estilo musical tradicional conta apenas com uma guitarra portuguesa e a voz dramática de quem o interpreta. Você pode ter uma experiência incrível em assistir um show de fado com jantar em Lisboa.
Desde 2011, o Fado foi classificado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade e os turistas podem explorar bem os espaços dedicados a ele, como por exemplo, o Museu do Fado, no bairro de Alfama, em Lisboa.
Outro lugar dedicado à música típica, é a Casa-Museu Amália Rodrigues. Localizada em Madragoa, também na capital, a fundação presta-se a homenagear o maior nome do gênero português, a fadista Amália Rodrigues, que apresentou o fado ao mundo. Conheça uma mostra de fado com vinho do Porto, em Portugal.
Patrimônios Mundiais

Paisagem do Douro, um dos Patrimônios da Unesco.
Mesmo pequeno, Portugal possui nada mais nada menos que 22 monumentos ou heranças consideradas Patrimônios Mundiais pelo Unesco. Isso significa que o país é um prato cheio para o turismo, sendo considerado algumas vezes como destino ideal na Europa.
Inclusive, tenho um artigo sobre os pontos turísticos de Portugal, muitos deles fazem parte dessa lista da Patrimônios. Por isso, confira a lista completa:
Centro Histórico de Guimarães
Centro Histórico do Porto
Paisagem Cultural do Alto Douro Vinhateiro
Universidade de Coimbra, Alta e Sofia
Parque Arqueológico do Vale do Coa
Convento de Cristo, Tomar
Mosteiro de Alcobaça
Mosteiro da Batalha
Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, Lisboa
Paisagem Cultural de Sintra
Fado, Patrimônio Cultural Imaterial
Centro Histórico de Évora
Elvas e as suas Fortificações
Cante Alentejano
Fabrico de Chocalhos
Produção de Figurado em Barro de Estremoz
Centro Histórico de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores
Paisagem Cultural da Vinha da Ilha do Pico, Açores
Floresta Laurissilva da Madeira
Dieta Mediterrânica
Manufatura da olaria preta de Bisalhães, Vila Real
Arte da Falcoaria Real, Salvaterra de Magos
Comentários para "Portugal é o maior produtor de cortiça do mundo":