Portugal: sistema de produção de Barroso entra para o património agrícola mundial

A escolha foi feita pelo Grupo Consultivo Científico do Programa de Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial, ou Giahs na sigla em inglês

Portugal: sistema de produção de Barroso entra para o património agrícola mundial
Portugal: sistema de produção de Barroso entra para o património agrícola mundial

Da Onu News / Foto: Divulgação / Onu News - 30/11/-0001 00:00:00 | Foto:

FAO destaca o local como um dos primeiros consagrados em terras lusas e na Europa; iniciativa global junta 50 sítios selecionados com caraterísticas únicas de comunidades rurais para promover segurança alimentar.

O sistema agro-silvo-pastoral do Barroso, em Portugal, está entre os 13 locais que esta quinta-feira foram oficialmente certificados como património agrícola mundial.

Na cerimónia realizada em Roma, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, destacou que pretende aumentar a consciência e o reconhecimento de sistemas de património agrícola.

Portugal e Europa
A escolha foi feita pelo Grupo Consultivo Científico do Programa de Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial, ou Giahs na sigla em inglês. Barroso é o primeiro sítio aprovado em Portugal e um dos principais na Europa.

De acordo com a agência, a ideia é alertar para a importância de proteger bens e serviços sociais, culturais, económicos e ambientais dados aos agricultores familiares, aos povos indígenas e às comunidades. A meta é promover a relação entre agricultura sustentável e o desenvolvimento rural.

Harmonia
Entre os locais confirmados estão áreas de países como China, Egito, Japão, Coreia do Sul, México Espanha e Sri Lanka. Nessas áreas, os principais produtos vão desde frutas, legumes, sal e arroz a seda, carne, chá e o condimento típico japonês wasabi.

A vice-diretora geral da FAO, Maria Helena Semedo, disse que esses sistemas "refletem uma profunda harmonia entre a humanidade e a natureza".

No total, são 50 locais com caraterísticas únicas de comunidades rurais formados em gerações para promover a segurança alimentar, meios de subsistência viáveis, ecossistemas resilientes e altos níveis de biodiversidade. A outra caraterística é a beleza notável desses sítios.

Novos Mercados
Para Semedo, esses sítios não têm um passado nostálgico, mas oferecem soluções para o presente e o futuro.

A representante destacou ainda a “inovação e as oportunidades oferecidas que incluem um maior acesso a novos mercados e negócios como rotulagem ecológica, agro turismo e capacitação de jovens para agregar valor ao patrimônio agrícola. ”

Entre os novos locais do Giahs estão a área de Salinas de Ananá, na Espanha e no mesmo país a forma milenar de cultivo de uvas muscatel em Axarquía.

Sustentabilidade
No encontro, houve um intercambio sobre lições aprendidas entre representantes de nações como China, Itália, Japão, Espanha, Tanzânia e especialistas da Argélia, Chile e França.

A Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, gere o programa do patrimônio mundial. Com a iniciativa pretende-se chamar a atenção para as formas únicas e hábeis de alcançar a sustentabilidade convertendo recursos naturais em sistemas alimentares viáveis.

Comentários para "Portugal: sistema de produção de Barroso entra para o património agrícola mundial":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório