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Praticar a atividade física. Corrida de rua é aliada da saúde e da mente

Praticar a atividade física. Corrida de rua é aliada da saúde e da menteFoto: Pão de Açúcar-Divulgação

Praticar a atividade física, de três a quatro vezes por semana, por um período de 30 a 90 minutos, possibilita a melhora da pressão arterial e do nível de açúcar no sangue

Por Andressa Reis-do Portal Destak - 11/08/2019 - 10:01:16

As corridas de rua têm ganhado espaço no Distrito Federal e, atualmente, já fazem parte da rotina dos brasilienses. Semanalmente, diferentes circuitos estão disponíveis para os fãs do esporte. Wanderson Oliveira, por exemplo, é adepto da modalidade desde os oito anos. Tudo começou com o objetivo de se profissionalizar e acabou se tornando um prazer.


"Eu sempre fui fã de esportes no geral, cheguei até a jogar futebol. No entanto, minha verdadeira paixão é o atletismo. Por muitos anos tentei seguir carreira, o que é muito difícil aqui no Brasil. Agora adulto, este não é mais o meu sonho, porém nunca deixei de praticar, Corro, no mínimo, três vezes por semana. Estou sempre de olho nos campeonatos que estão vindo e me preparo para eles", diz Wanderson.

A prática deste tipo de exercício é uma das muitas indicações que a Organização Mundial da Saúde recomenda para se ter dentro de uma rotina. O ideal é praticar corrida de três a quatro vezes na semana, por um período de 30 a 90 minutos por treino, o que possibilita melhora na pressão arterial e nível de açúcar no sangue.

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"Interessante se atentar pois a corrida causa grandes pressão nas articulações dos membros inferiores, sem falar que a prática pode causar entorses, lesões bolhosas e escoriações. A fim de minimizar lesões, atente-se aos aquecimentos antes do treino, importante para preparar seu corpo para aquele exercício e reduzir chances de distensão", alerta o educador físico Samuel Mezavila Abdelmur.


Para o especialista, uma boa dica é procurar participar de grupos de corrida ou ter acompanhamento de profissionais que possam ajudar a ajustar a forma de correr. "Entenda que a prática da corrida não é tão simples. Vários fatores influenciam um bom resultado. Desta forma, é indicado para quem quer ingressar nesta modalidade do esporte se atentar ao que come e faz durante o dia", diz o especialista.


O traje adequado também é importante no esporte. Roupas que de alguma forma possam limitar o movimento são contra-indicadas. "Prefira sempre o conforto, ao invés da beleza, e não se esqueça que a escolha de um bom tênis pode fazer a diferença na hora da corrida. Um boné ou chapéu também são bons aliados e dependendo do horário que for praticar, sempre tenha um protetor solar por perto", completa Samuel.

Próxima disputa
Para aqueles que anseiam pelo próximo campeonato ou que querem participar pela primeira vez, o Circuito de Corridas Pão de Açúcar está chegando. Compostas pela Maratona Pão de Açúcar de Revezamento e pela Corrida Pão de Açúcar Kids, as provas acontecem nos dias 17 e 18 de agosto. As inscrições para ambas as corridas podem ser feitas pelo site www.paodeacucar.com/corridas/

A Corrida Pão de Açúcar Kids é voltada para crianças de 1 a 14 anos e será realizada no Centro Integrado de Eduação Física (CIEF), sábado, às 8h. As crianças irão percorrer diferentes percursos, variando de 50 a 400 metros, de acordo com a idade.

Já a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento, terá largada às às 7h de domingo, na Esplanda dos Ministérios. Os participantes terão de percorrer um total de 42.195 Km, divididos de acordo com o número de integrantes da equipe – que pode ser de dois, quatro ou oito participantes.


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