Estadão Conteúdo - 10/12/2019 - 07:32:40
Uma igreja do sul da Califórnia acendeu as luzes em sua cena do nascimento do menino Jesus ao ar livre no sábado à noite para revelar Jesus, Maria e José como detidos na fronteira, com cada um deles isolado em sua própria jaula de arame com cerca de arame farpado.
A exibição do presépio da igreja metodista Claremont United, uma congregação suburbana a leste de Los Angeles, despertou elogios e críticas por representar a história bíblica da família de Jesus que foge para o Egito no contexto de políticas controversas de imigração dos EUA .
O presépio tem como objetivo destacar a situação dos migrantes e refugiados, uma causa antiga para esta congregação de 300 membros, disse a reverenda Karen Clark Ristine, pastora da igreja.
"Nossa intenção é focar nos requerentes de asilo e nas maneiras como eles estão sendo recebidos e tratados e sugerir que pode haver uma maneira mais compassiva de mostrar o amor de Deus", disse Ristine. "Penso que, como cristãos, temos a responsabilidade de proclamar uma narrativa que pode ser contrária ao que o mundo pensa."
O presépio de Claremont, planejado desde julho, é um dos muitos "presépios de protesto" já montados no país para atrair atenção nos últimos anos. Alguns defenderam o controle de armas, a igualdade entre os casamentos para casais de mesmo sexo e o fim de guerras - um dos primeiros presépios de protesto ocorreu no Central Park de Nova York em 1969, como uma declaração contra a Guerra do Vietnã .
Interpretações bíblicas sugerem que, após o nascimento de Jesus, seus pais o levaram ao Egito, temendo que o rei Herodes o matasse.
Ristine, que ingressou na congregação em julho, postou fotos do presépio em sua página pessoal do Facebook e ficou surpresa com a resposta - mais de 15 mil compartilhamentos e 4 mil comentários em um dia.
A maioria tem sido favorável e gerou uma discussão on-line, segundo disse ela. "Obrigada por viver a fé e nos lembrar a história verdadeira - e a mensagem - do Natal", escreveu Shelby Edwards na página do Facebook de Ristine, e um pastor da Austrália escreveu: "Muito bem, Claremont".
Mas outros ficaram ofendidos com a cena não tradicional. "Estou horrorizado para dizer o mínimo sobre o seu presépio em sua igreja", Edwin Musto, um metodista, escreveu na página de Facebook da igreja. "É desprezível que você possa trazer política para a nossa igreja!"
Ristine rejeitou a noção de presépio como uma declaração política."Um presépio é o equivalente teológico da arte pública, e o papel da arte pública sempre foi o de conscientizar", disse ela. "Jesus nos ensinou bondade, misericórdia e a recepção radical de todas as pessoas."
Alguns estudiosos dizem que o primeiro presépio, criado por São Francisco de Assis no século 13, era em si uma declaração política, porque Francisco esperava que chamasse a atenção para o sofrimento dos pobres.
Em uma entrevista à revista americana, Felicity Harley-McGowan, professora da Universidade de Yale, disse que os presépios são um meio de "articular preocupações contemporâneas" há séculos.
No Natal passado, as igrejas de Indiana, Massachusetts e Oklahoma realizaram presépios com todas ou algumas figuras em jaulas, levando à hashtag #holyfamilyseparated da mídia social.
Os líderes de cada uma das igrejas descreveram suas cenas como protestos à política de imigração dos EUA sob o governo Trump, que detêm milhares de famílias na fronteira EUA-México desde 2017.
Cerca de 5,4 mil crianças foram separadas de suas famílias, de acordo com uma contagem recente da União Americana das Liberdades Civis.
Em Claremont, o presépio ao ar livre, que fica próximo da Old Route 66, uma estrada percorrida por migrantes do Dust Bowl durante a Grande Depressão, é combinada com um segundo presépio da igreja. Lá, os mesmos personagens da sagrada família, livres de suas jaulas ao ar livre, aglomeram-se ao redor de um berço. "Você os vê reunidos porque acreditamos que estão no reino do amor de Deus", disse Ristine. /W. POST
A ONU marca em 15 de maio o Dia Internacional das Famílias com foco na urbanização e como melhorar a vida das pessoas nas cidades
Apesar das medidas restritivas para evitar a circulação de pessoas entre cidades, as descrições da mídia estatal norte-coreana indicam que a população não está confinada.
Nos demais consulados no país a demora é menor
Economista haitiano propõe uma "pedagogia das revoluções" como estratégia contra o domínio imperialista em toda a região
Conhecer alguns termos e palavras principais na língua japonesa também é uma forma de saber mais sobre o país, além de ajudar a se sentir mais próximo da cultura
Organização pede libertação imediata de enfermeira e motorista presos após socorrerem ferido
Campanha Abril Verde busca estimular a notificação de acidentes e doenças ocupacionais no país.
Alguns republicanos temem que as iniciativas possam sair pela culatra com eleitores moderados, que não concordam com uma agenda anti-LGBT.
Criança recebe vacina contra hepatite B, porém casos recentes não foram associados aos vírus tradicionais.
Cinco anos atrás, Macron conquistou uma vitória expressiva também sobre Marine. Na ocasião, ele se tornou o mais jovem presidente francês.
Prêmio Zayed de Sustentabilidade está com inscrições abertas para PMEs, ONGs e projetos de Escolas Secundárias para o ciclo de 2023
Comentários para "Presépio na Califórnia tem Jesus, Maria e José em jaulas e 'separados na fronteira'":