×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 02 de julho de 2022

Produção nacional de azeite já é recorde em 2022

Produção nacional de azeite já é recorde em 2022Foto: Reprodução Pixabay gratuita

Além disso, olivicultores das duas principais regiões produtoras do país, Rio Grande do Sul e Serra da Mantiqueira, após uma década de produção, já podem lidar com oliveiras mais desenvolvidas, que produzem mais frutos por pé

Rio De Janeiro - Dino - Estadão Conteúdo - 15/06/2022 - 06:39:10

O azeite de oliva é um ingrediente tão presente na mesa dos brasileiros, compondo os mais diversos pratos e servindo de tempero para saladas, que, muitas vezes, as pessoas estranham o fato de que a grande maioria do produto consumido no país é importado.

Sim, o azeite de oliva, também chamado de “azeite doce” no Nordeste, de acordo com estudo do IPE (Instituto de Pesquisas & Estratégia), é consumido por 76% da população, mas apenas 32% sabe que o país é um dos grandes consumidores e importadores do produto. Para se ter uma ideia, o Brasil é o segundo maior importador de azeite de oliva, atrás apenas dos Estados Unidos - em 2021, o país importou 107 milhões de litros.

Aos poucos, porém, o Brasil também vai avançando na produção de azeite de oliva. De acordo com o Ibraoliva (Instituto Brasileiro de Olivicultura), a safra brasileira de 2022 foi de 202 mil litros industrializados, número que já foi superado com folga apenas no estado do Rio Grande do Sul, cuja produção em 2022, em maio, já alcança a marca de 448.580 litros industrializados. Com efeito, o estado da Região Sul é o principal produtor do país, com quase 7 mil hectares plantados, concentrando por volta de 75% da produção nacional de azeites de oliva extravirgem.

Para especialistas ouvidos em reportagem da Folha de S.Paulo, o fato de o último inverno ter sido mais seco, com dias quentes e noites bem frias, fez com que as azeitonas chegassem ao ponto certo de maturação mais perto do fim do verão, possibilitando que boa parte da colheita fosse realizada fora da época das chuvas.


Além disso, olivicultores das duas principais regiões produtoras do país, Rio Grande do Sul e Serra da Mantiqueira, após uma década de produção, já podem lidar com oliveiras mais desenvolvidas, que produzem mais frutos por pé.

Nesse sentido, a quantidade de marcas tem crescido ano a ano: segundo a mais recente edição do livro “Extrafresco - o guia de azeites do Brasil”, de Sandro Marques, há 120 marcas brasileiras no mercado em 2022, 20% a mais do que em 2021.

Para Livia Pirozzi, especialista em azeite de oliva e sócia proprietária da delicatessen Delly Gil, o Brasil ainda não poderá fazer frente a países como Portugal no que tange à quantidade de azeite de oliva produzido. Já a qualidade, porém, avalia ela, é cada vez melhor.


“A qualidade do azeite brasileiro é muito apreciada Cada ano que passa melhoramos e isso se deve ao amadurecimento das oliveiras, agora já em seu período auge de produção alta”, diz. “Até mesmo o turismo nas áreas de produção está em alta”. De fato, já há no Brasil o chamado “olivoturismo”, como, por exemplo, o proporcionado pela fazenda Irarema, de Minas Gerais, que promove visitas guiadas com degustação de hora em hora e dispõe de restaurante.


“O azeite de oliva sempre foi um produto tradicional na mesa da família brasileira, porém os olhos e cuidados estão cada dia mais voltados para ele, agora”, afirma a Pirozzi. “Por muitos anos, os brasileiros fizeram uso do azeite, porém sem o devido cuidado na hora da escolha, pois achava-se que o azeite é um único tipo, sem considerar as variações inúmeras de azeitonas e blends possíveis de cada região e ‘terroir’ diferentes, como já se tem definido no mundo do vinho”.

A especialista em azeite de oliva acrescenta que, “com a maior divulgação e prêmios internacionais, o azeite de oliva brasileiro vem ganhando respeito”. De acordo com a já citada reportagem da Folha de S.Paulo, os rótulos nacionais têm sido laureados em relevantes competições internacionais, como a EVO International Olive Oil Contest, na Itália, a NYIOOC World Olive Oil Competition, nos Estados Unidos, e a Terraolivo, em Israel.


Para saber mais, basta acessar: https://compre.dellygil.com.br/

Website: https://compre.dellygil.com br/


Comentários para "Produção nacional de azeite já é recorde em 2022":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Elle Fanning: A embaixadora de Fame, a nova fragrância de Paco Rabanne

Elle Fanning: A embaixadora de Fame, a nova fragrância de Paco Rabanne

A Paco Rabanne tem o prazer de apresentar Elle Fanning como embaixadora da marca para sua nova fragrância feminina, FAME.

AliExpress aumenta para oito por semana voos de carga para o Brasil

AliExpress aumenta para oito por semana voos de carga para o Brasil

"As vendas até 27 de março registraram um aumento de 190% em relação ao mesmo período do ano anterior"

Universidade Positivo recebe inscrições para mestrado em Direito

Universidade Positivo recebe inscrições para mestrado em Direito

Com ingresso no segundo semestre de 2022, processo seletivo é realizado em duas etapas

Empreendedorismo avança e coloca Brasil na sétima posição do ranking mundial

Empreendedorismo avança e coloca Brasil na sétima posição do ranking mundial

Análise da capacidade de investimento do parceiro de negócios é ponto importante

Logística verde reduz em 21% a emissão de gases de efeito estufa

Logística verde reduz em 21% a emissão de gases de efeito estufa

Agropalma implementa caminhão movido a gás natural em sua operação

Mercado de vinhos no país registra alta no primeiro quadrimestre do ano

Mercado de vinhos no país registra alta no primeiro quadrimestre do ano

Empresa registrou um mix de vendas estável em relação ao mesmo trimestre de 2021, com as categorias premium Principal e Invest respondendo por metade das receitas (49,9%).

Portal Solar Franquia planeja selecionar mais 200 unidades este ano

Portal Solar Franquia planeja selecionar mais 200 unidades este ano

Rede de microfranquias participa da feira de franchising ABF Expo 2022

Vivalá lança expedições de Volunturismo nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e bioeconomia na Amazônia

Vivalá lança expedições de Volunturismo nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e bioeconomia na Amazônia

Expansão faz parte da estratégia da organização em gerar cada vez mais impacto socioambiental positivo nos biomas e em comunidades tradicionais brasileiras.

Inscrições para o edital Revista TODOS Drogasil são prorrogadas para terça-feira

Inscrições para o edital Revista TODOS Drogasil são prorrogadas para terça-feira

Programa vai financiar ONGs de saúde com até R$ 500 mil, totalizando um investimento de até R$ 3,7 milhões

Mês do Meio Ambiente: Evento discute logística reversa na indústria farmacêutica

Mês do Meio Ambiente: Evento discute logística reversa na indústria farmacêutica

O evento, que serve ainda para celebrar o 50º aniversário da Conferência de Estocolmo e acelerar os esforços para cumprir a Agenda de 2030

Mastercard celebra o mês do orgulho LGBTQIA+ no metaverso

Mastercard celebra o mês do orgulho LGBTQIA+ no metaverso

A Mastercard participa pela primeira vez como patrocinadora oficial da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Decentraland Mastercard Pride Plaza, um espaço desenvolvido na Decentraland que sediará experiências que não têm preço.