×
ContextoExato
Responsive image

PT decide apoiar candidatura de Baleia Rossi à presidência da Câmara

PT decide apoiar candidatura de Baleia Rossi à presidência da CâmaraFoto: Estadão

Com definição, partidos de oposição fecham apoio ao bloco organizado por Rodrigo Maia

Estadão Conteúdo - 04/01/2021 - 18:57:58

A bancada do PT decidiu apoiar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara. A adesão à campanha do deputado foi aprovada por 27 votos, contra 23, em reunião virtual de mais de duas horas, realizada na tarde desta segunda-feira, 4.

A eleição que renovará a cúpula do Congresso será no dia 1º de fevereiro e Baleia tem como principal adversário o líder do Progressistas, Arthur Lira (AL). Líder do Centrão , Lira conta com o aval do Palácio do Planalto.

No dia 18 de dezembro, o PT já havia assinado um documento em apoio ao bloco dos partidos aliados a Rodrigo Maia (DEM-RJ), do qual Baleia faz parte. Mesmo assim, a bancada continuava dividida em lançar um candidato próprio, dentro do grupo, ou endossar a candidatura de Baleia, que é presidente do MDB.

“O PT entende que esta aliança é necessária para derrotar as pretensões de Jair Bolsonaro de controlar a Câmara dos Deputados e, neste sentido, destacamos o compromisso de que serão utilizados todos os instrumentos do Poder Legislativo, como a instalação de CPIs, a convocação de autoridades, a edição de decretos legislativos, o exame e resposta institucional a todos os crimes praticados por autoridades do executivo, inclusive o presidente da República”, diz a nota do partido assinada pela presidente nacional da sigla, a deputada Gleisi Hoffmann, e pelo líder do PT na Casa, Ênio Verri.

“O PT tem bastante claro que a aliança com partidos dos quais divergimos politicamente, ideologicamente e ao longo do processo histórico se dá exclusivamente em torno da eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, não se estendendo a qualquer outro tipo de entendimento, muito menos às eleições presidenciais”, acrescentou.

No documento, o PT afirma que Baleia assumiu compromissos com a oposição pela defesa da democracia e pela independência do Legislativo. O

partido citou ainda que Baleia se comprometeu a pautar projetos que garantam o acesso universal à vacina contra o novo coronavírus, a renda emergencial e/ou a ampliação do Bolsa Família, a tributação sobre a renda dos mais ricos e a modernização das entidades sindicais.

A nota menciona projetos que garantam geração de emprego, fim do arrocho salarial, segurança alimentar e apoio à agricultura familiar e assentamentos da reforma agrária, "garantido comida barata ao povo", além da defesa do direito das classes trabalhadoras, com liberdade para organização e modernização dos sindicatos.

O PT destaca que Baleia Rossi garantiu que vai enfrentar a “agenda e retrocessos pautada pelo governo de extrema-direita no campo dos direitos humanos e dos direitos constitucionais, e em defesa do estado democrático de direito e da soberania nacional”.

Líderes do PT se reuniram na tarde desta segunda com colegas da oposição, do PSB, PDT, PCdoB e Rede . Os partidos pretendem divulgar o apoio à candidatura de Baleia, conjuntamente. Juntas, as cinco legendas somam 119 deputados, considerando as bancadas atuais com as últimas mudanças, em razão das eleições municipais.

O PSOL, com 10 parlamentares, deve ficar de fora do anúncio desta segunda. A bancada está dividida e tem reunião agendada para o dia 15.

Comentários para "PT decide apoiar candidatura de Baleia Rossi à presidência da Câmara":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório