×
ContextoExato
Responsive image

PT quer manter DPU apesar de Jair Bolsonaro

PT quer manter DPU apesar de Jair BolsonaroFoto: Notibras

O atual defensor-geral foi nomeado por Michel Temer.

Mário Camargo - Notibras - 29/07/2020 - 05:33:07

O PT está apostando todas as fichas na recondução de Gabriel Faria Oliveira para mais um mandato à frente da Defensoria Pública da União. A DPU é conhecida por defender a classe menos favorecida, justamente a bandeira dos petistas.

O atual defensor-geral foi nomeado por Michel Temer. À época foi feito um forte movimento que contou com articulação de emissários de Lula ao Palácio do Planalto logo após o impeachment de Dilma Rousseff.

Gabriel encabeça a lista tríplice de uma eleição interna entre seus subordinados. Recebeu 388 votos. Em seguida aparecem Daniel Macedo (325) e Leonardo Magalhães (268). Ele é defensor intransigente do isolamento social e da liberdade de presos no grupo de risco da pandemia do novo coronavírus.

O presidente Jair Bolsonaro não é obrigado a obedecer a lista tríplice elaborada pelos defensores públicos. Um exemplo é o PGR Augusto Aras, que foi nomeado sem sequer aparecer entre os três escolhidos pela categoria dos procuradores. No caso da DPU, porém, os partidários de Gabriel Faria entendem que em time que está ganhando, não se mexe.

Comentários para "PT quer manter DPU apesar de Jair Bolsonaro":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório