×
ContextoExato
Responsive image

Que tal fazer uma capacitação on-line sobre “maracujá”?

Que tal fazer uma capacitação on-line sobre “maracujá”?Foto: Emater-DF/Arquivo

Coordenador de Fruticultura da Emater-DF, Felipe Camargo falará sobre experiências de sucesso no dia 30

Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson - 14/06/2021 - 10:11:32

Treinamento para técnicos começa nesta terça-feira (15) e será o primeiro da série em Fruticultura Tropical, promovida pela Emater-DF, Embrapa e Mapa

A Emater-DF inicia nesta terça-feira (15) a Capacitação em Fruticultura Tropical com o tema Maracujás . A palestra, gratuita e on-line, será a primeira de uma série de capacitações em fruticultura para técnicos do Distrito Federal realizada em parceria com a Embrapa e a Superintendência Federal de Agricultura do Ministério da Agricultura (SFA).

“Serão 17 módulos compostos por uma etapa teórica e uma etapa prática e estarão envolvidos pesquisadores de Embrapas de todo o Brasil. Vamos contemplar diversas frutas ao longo de 2021 e 2022”, explica a gerente de agropecuária da Emater-DF, Adriana Nascimento. Segundo a gerente, a parte teórica será ministrada de forma virtual e aberta no canal da Embrapa no YouTube.

A etapa prática acontecerá de forma presencial, mas, também, terá transmissão on-line. “Enquanto durar a pandemia, a parte presencial será apenas com alguns alunos de Brasília, mas quando esse momento passar, quem quiser acompanhar presencialmente vai poder comparecer”, afirma.

“Essa cadeia produtiva traz excelentes possibilidades de renda para nossos produtores, tem grande valor agregado e há muito espaço para comercialização no DF, já que ainda não conseguimos atender a demanda em vários produtos”Denise Fonseca, presidente da Emater-DF

Para Adriana Nascimento, a capacitação foi pensada para os técnicos da Emater-DF, mas o formato on-line possibilita a participação gratuita de interessados de vários locais e até outros estados, o que é uma boa maneira de repassar o conhecimento. “Resolvemos abrir a capacitação gratuitamente para a participação de interessados, sejam técnicos, produtores ou estudantes, para compartilhar o conhecimento com mais pessoas”, explica. “Possibilitar a participação de produtores rurais é também fazer o nosso trabalho de extensão rural, que é um trabalho de ensino e orientação”, afirma a engenheira agrônoma.

Com um crescimento de 22% de seu valor bruto de produção (VBP) no último ano, o cultivo de frutas tem despontado com uma das cinco principais cadeias produtivas do DF. “A fruticultura é uma das áreas mais importantes de crescimento do agro, além de contribuir muito para o crescimento da economia brasileira como geradora de renda no campo, alimentação e geração de empregos”, explica Adriana Nascimento. “É uma área de geração de divisas, pois várias frutas participam dos itens de exportação brasileira”, destaca.

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, diz que a capacitação vem em um momento em que a empresa investe na fruticultura do Distrito Federal. “Essa cadeia produtiva traz excelentes possibilidades de renda para nossos produtores, tem grande valor agregado e há muito espaço para comercialização no DF, já que ainda não conseguimos atender a demanda em vários produtos”, afirmou. “O ciclo de palestras é uma excelente oportunidade para os interessados conhecerem as possibilidades de cultivo.”

Leia também

Emater e Novacap doam 1,2 mil toneladas de podas

Mercado e valor agregado do lúpulo atraem produtores no DF

Uma forma inovadora para dividir colmeias em pequenas áreas

No próximo dia 15 de junho, a primeira capacitação terá como tema o cultivo do maracujá – cultivares, sistemas de produção e mercado. A palestra técnica será ministrada pelo pesquisador Fábio Gelape Faleiro, da Embrapa Cerrados.

“Nós trabalhamos com diferentes tipos de maracujás. O maracujá azedo, que é para sucos; o maracujá doce, para consumo in natura; e os maracujás silvestres, medicinais e ornamentais”, disse o especialista, em relação ao trabalho desenvolvido na Embrapa Cerrados. No dia 30 de junho, na etapa prática, será a vez do coordenador de Fruticultura da Emater-DF, Felipe Camargo. Ele vai apresentar uma experiência de sucesso no Núcleo Rural Pipiripau.

Emater-DF

A Emater-DF é uma empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Capacitação em Fruticultura Tropical – Maracujás – cultivares, sistemas de produção e mercado
Data: 15/6 (terça-feira), às 9h
Participação gratuita e on-line
Acesso no YouTube.

*Com informações da Emater-DF

Comentários para "Que tal fazer uma capacitação on-line sobre “maracujá”?":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório