×
ContextoExato

Relação sino-portuguesa terá um futuro brilhante, diz especialista

Relação sino-portuguesa terá um futuro brilhante, diz especialistaFoto: Agência de Notícias Xinhua

Em uma entrevista exclusiva concedida à Agência de Notícias Xinhua, Wang destacou a Iniciativa do Cinturão e Rota, que segundo ele traz diversas oportunidades para o país europeu.

Por Zhu Yilin E Zhou Yongsui - Agência De Notícias Xinhua - 01/02/2019 - 09:59:52

Este ano marca o 40º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Portugal. Ao longo dessas quatro décadas, "os dois países aproveitaram as relações amigáveis, a direção do desenvolvimento correta e o investimento bilateral racional", avalia Wang Cheng'an, ex-secretário-geral do Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau).

Em uma entrevista exclusiva concedida à Agência de Notícias Xinhua, Wang destacou a Iniciativa do Cinturão e Rota, que segundo ele traz diversas oportunidades para o país europeu.

"A China se tornou um dos parceiros asiáticos mais importantes de Portugal, com um crescimento acelerado do comércio bilateral", lembra ele.

Até o final de setembro de 2018, as empresas chinesas investiram 8,26 bilhões de euros (US$ 9,55 bilhões) em Portugal em vários campos, incluindo energia, finanças, seguros, saúde, além de aviação e produtos aquáticos.

Wang acredita que as áreas cooperativas entre China e Portugal continuarão se expandindo, especialmente na colaboração portuária, científica e tecnológica e no desenvolvimento da cooperação econômica azul, além da tripartite com os países africanos de língua portuguesa.

"A Iniciativa do Cinturão e Rota elevará a cooperação sino-portuguesa a um novo nível e trará um profundo impacto às relações econômicas e comerciais entre os dois países", acrescenta.

Este ano marca o 20º aniversário do retorno de Macau à pátria. Wang avalia que a resolução de questão de Macau impulsionou o desenvolvimento das relações sino-portuguesas.

Ao seu ver, graças às vantagens únicas na língua e na cultura, Macau tornou-se um elo histórico em termos de relações bilaterais das duas nações, bem como das relações multilaterais com outros países de língua portuguesa (PLPs).

Como ex-secretário-geral do Fórum de Macau, Wang destacou que, desde a sua criação em 2003, o mecanismo proporcionou uma plataforma multilateral de cooperação entre China e Portugal. As empresas dos dois países inovaram os métodos de cooperação em várias áreas, como energia elétrica e seguros, e alcançaram benefícios mútuos através de cooperação multilateral.

Wang acredita que a reforma e abertura da China, que completam 40 anos, impulsiona o crescimento econômico chinês e também traz mais oportunidades para Portugal.

Para ele, com posições semelhantes em muitas questões internacionais, os dois lados atribuem grande importância ao desenvolvimento da "parceria azul" e também discutirão a promoção da cooperação concreta no domínio relevante da marinha e humanidades.

Comentários para "Relação sino-portuguesa terá um futuro brilhante, diz especialista":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório