×
ContextoExato

Relatório reúne dados sobre uso de fluidos alternativos para setor de ar condicionado no Brasil

Relatório reúne dados sobre uso de fluidos alternativos para setor de ar condicionado no BrasilFoto: Flickr / Peter Morgan (CC)

Um dos objetivos do projeto é estimular o setor de ar condicionado no Brasil a eliminar o uso do HCFC-22 – nocivo à Camada de Ozônio.

Onu Brasil - 15/03/2020 - 07:44:21

O Projeto para o Setor de Manufatura de Equipamentos de Refrigeração e Ar Condicionado (Projeto RAC), executado no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), lançou recentemente um novo relatório técnico com informações atualizadas sobre o uso de fluidos alternativos de refrigeração em equipamentos de ar condicionado residenciais.

O conteúdo se baseia nas publicações mais recentes do Painel de Avaliação Econômica e Tecnológica (TEAP) do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio.

O texto, em português, organiza em um único documento os principais dados referentes a soluções tecnológicas com baixo Potencial de Aquecimento Global (GWP) e zero Potencial de Destruição do Ozônio (PDO), abordando os fluidos refrigerantes alternativos disponíveis, tipos de equipamentos para o setor de ar condicionado, eficiência energética, segurança e normas técnicas.

O documento poderá ser utilizado pelo setor de ar condicionado como referência sobre as tendências tecnológicas em discussão no âmbito do Protocolo de Montreal.

O relatório foi elaborado por Roberto Peixoto, engenheiro naval e professor de Engenharia Mecânica, Energia e Meio Ambiente no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). Peixoto também é membro do TEAP e co-presidente do Comitê de Opções Técnicas de Refrigeração, Ar Condicionado e Bombas de Calor (RTOC).

O Projeto RAC é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO). Um dos objetivos do projeto é estimular o setor de ar condicionado no Brasil a eliminar o uso do HCFC-22 – nocivo à Camada de Ozônio.

Para baixar o novo relatório técnico em português, clique aqui.

Comentários para "Relatório reúne dados sobre uso de fluidos alternativos para setor de ar condicionado no Brasil":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório