Redação Com Agência - 21/03/2022 - 11:19:27
Agora que o setor do turismo está aquecendo novamente, muita gente quer aproveitar o relaxamento das restrições às viagens internacionais para retomar os planos de visitar outros lugares do mundo. A República Tcheca está aberta para brasileiros e vem atraindo cada vez pessoas que querem ter um novo olhar sobre a Europa, seja explorando o país mais a fundo ou fazendo um tour por vários países durante as férias.
Qualquer que seja a sua intenção, é importante saber quais são os atuais requisitos para visitar esse belo destino turístico europeu — e não só em relação às medidas de combate à pandemia, já que logo vai se tornar obrigatório obter uma autorização ETIAS para entrar na Europa. Por isso, reunimos aqui as principais informações sobre o que é necessário providenciar viajar à República Tcheca e arredores com tranquilidade.
Requisitos em vigor para entrada na República Tcheca
As autoridades checas não estão mais se baseando na classificação por cores que indicavam o risco de transmissão da covid-19 em países estrangeiros, e sim, na nacionalidade dos visitantes. De acordo com o mais recente boletim oficial, divulgado no dia 15 de fevereiro de 2022, estes são os requisitos em vigor para entrada de brasileiros na República Tcheca:
Documentos de viagem:
Brasileiros devem viajar portando um passaporte com validade superior a 3 meses após a data se saída do país. A necessidade de visto ou autorização ETIAS vai depender das condições mencionadas no próximo tópico deste artigo. Além disso, é obrigatório preencher online um Formulário Localizador de Passageiros.
Comprovantes de saúde:
Estas são as 3 alternativas para comprovar que a entrada da pessoa atende às condições de saúde exigidas para entrar na República Tcheca:
ou
ou
Documentos de suporte:
Comprovante de contratação de um seguro de viagem internacional com cobertura de saúde, vouchers de reserva de acomodação e passagem de retorno ao Brasil ou continuidade de viagem saindo do território tcheco.
Quando brasileiros vão precisar de visto ou ETIAS para a República Tcheca
Assim como acontece com outros países da Europa, as autoridades tchecas e brasileiras mantem um acordo para isenção de vistos nas viagens que não envolvem trabalho, estudos prolongados ou imigração. Contudo, em breve vai ser obrigatório obter uma autorização ETIAS para entrar na República Tcheca e/ou em outros 25 países europeus mesmo com finalidade de turismo.
Esse novo requisito deve entrar em vigor até o final de 2022, assim que o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (ETIAS) estiver em plena operação, e se tornar obrigatório para cidadãos de mais de 60 países de fora da União Europeia — como é o caso do Brasil.
Autorização ETIAS não envolve etapas burocráticas e presenciais
O ETIAS é uma autorização eletrônica de viagem europeia emitida a partir da aprovação da candidatura enviada pela internet através de um simples formulário online. Estas são as principais características desse novo requisito para entrada na República Tcheca e em outros 25 países da Europa:
Esse processo simples e rápido vai servir para a pessoa validar sua isenção de visto europeu, funcionando como uma triagem de segurança para as autoridades europeias. O novo requisito é especialmente importante no território do Schengen, do qual a República Tcheca faz parte, onde há liberação de controles de passaportes e vistos nos cruzamentos de fronteiras internas.
Com o relaxamento das medidas de combate à propagação do coronavírus, a adoção do ETIAS vai contribuir para a proteção da saúde pública, além de aprimorar a contenção de ameaças de terrorismo ou imigração ilegal. Isso torna ainda mais ágeis e eficientes procedimentos de controle no desembarque de estrangeiros na Europa, contribuindo para o aumento das taxas do turismo global com a demanda reprimida por viagens internacionais no pós-pandemia.
Os requisitos para visitar a República Tcheca se baseiam em informações oficiais da embaixada tcheca no Brasil e foram confirmadas na data de redação deste artigo.
De acordo com o site TripAdvisor, o Brasil apareceu também em outras categorias de meios de hospedagens mais bem avaliados por turistas
Na lista dos dez destinos mais recomendados por viajantes globais para realizar um destination wedding, a brasileira Gramado aparece na sétima posição
Um dos eventos mais emblemáticos do destino português celebra a chegada da primavera de 5 a 29 de maio de 2022
Segundo a entidade, essa medida representa um retrocesso ao processo de simplificação do setor aéreo brasileiro, que segue em busca de se tornar mais competitivo, com mais opções para o usuário.
A ilha holandesa vem apresentando diversos projetos, retrofits ou ampliações em hotéis e resorts nos últimos dois anos e as redes hoteleiras têm redescoberto Curaçao. O Sandals Royal Resort é o próximo a ser inaugurado.
Nos primeiros meses da pandemia, Banco Mundial destinou mais de US$ 50 milhões para arquipélago africano; principais áreas de aporte foram saúde, acesso a linha de crédito e inclusão social
Tchéquia sem restrições para o turismo
Delegação da Ilha caribenha esteve no Brasil para a WTM Latin America
"No continente, a retomada está vindo mais rápido que no resto do mundo", disse durante o congresso Wings of Change, promovido pela Iata no Chile.
A arquitetura é uma parte importante da história tcheca. As maiores escolas mundiais estão bem representadas, mas também algumas outras, únicas ou raras. Viaje por alguns desses legados arquitetônicos.
Periódico do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF traz o tema “A transversalização da temática de gênero no âmbito internacional
Comentários para "República Tcheca: O que é preciso para visitar esse país europeu":