×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 26 de maio de 2022

República Tcheca: O que é preciso para visitar esse país europeu

República Tcheca: O que é preciso para visitar esse país europeuFoto: Reprodução Pixabay gratuita

Descubra quais são os atuais requisitos para visitar a República Tcheca e saiba o que fazer quando for obrigatório tirar o ETIAS para entrar na Europa

Redação Com Agência - 21/03/2022 - 11:19:27

Agora que o setor do turismo está aquecendo novamente, muita gente quer aproveitar o relaxamento das restrições às viagens internacionais para retomar os planos de visitar outros lugares do mundo. A República Tcheca está aberta para brasileiros e vem atraindo cada vez pessoas que querem ter um novo olhar sobre a Europa, seja explorando o país mais a fundo ou fazendo um tour por vários países durante as férias.

Qualquer que seja a sua intenção, é importante saber quais são os atuais requisitos para visitar esse belo destino turístico europeu — e não só em relação às medidas de combate à pandemia, já que logo vai se tornar obrigatório obter uma autorização ETIAS para entrar na Europa. Por isso, reunimos aqui as principais informações sobre o que é necessário providenciar viajar à República Tcheca e arredores com tranquilidade.

Requisitos em vigor para entrada na República Tcheca

As autoridades checas não estão mais se baseando na classificação por cores que indicavam o risco de transmissão da covid-19 em países estrangeiros, e sim, na nacionalidade dos visitantes. De acordo com o mais recente boletim oficial, divulgado no dia 15 de fevereiro de 2022, estes são os requisitos em vigor para entrada de brasileiros na República Tcheca:

Documentos de viagem:

Brasileiros devem viajar portando um passaporte com validade superior a 3 meses após a data se saída do país. A necessidade de visto ou autorização ETIAS vai depender das condições mencionadas no próximo tópico deste artigo. Além disso, é obrigatório preencher online um Formulário Localizador de Passageiros.

Comprovantes de saúde:

Estas são as 3 alternativas para comprovar que a entrada da pessoa atende às condições de saúde exigidas para entrar na República Tcheca:

  • Certificado de vacinação completa contra Covid com um dos imunizantes reconhecidos pela Tchéquia, na versão em inglês — sendo que nenhuma dose da Coronavac será aceita até que essa vacina obtenha aprovação das autoridades sanitárias europeias.

ou

  • Comprovante de resultado negativo para teste PCR realizado em até 72 horas antes do embarque, sendo necessário fazer uma nova testagem no prazo entre 5 e 7 dias após a entrada em território tcheco.

ou

  • Atestado médico comprovando que a pessoa contraiu o vírus há menos de 90 dias.

Documentos de suporte:

Comprovante de contratação de um seguro de viagem internacional com cobertura de saúde, vouchers de reserva de acomodação e passagem de retorno ao Brasil ou continuidade de viagem saindo do território tcheco.

Quando brasileiros vão precisar de visto ou ETIAS para a República Tcheca

Assim como acontece com outros países da Europa, as autoridades tchecas e brasileiras mantem um acordo para isenção de vistos nas viagens que não envolvem trabalho, estudos prolongados ou imigração. Contudo, em breve vai ser obrigatório obter uma autorização ETIAS para entrar na República Tcheca e/ou em outros 25 países europeus mesmo com finalidade de turismo.

Esse novo requisito deve entrar em vigor até o final de 2022, assim que o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (ETIAS) estiver em plena operação, e se tornar obrigatório para cidadãos de mais de 60 países de fora da União Europeia — como é o caso do Brasil.

Autorização ETIAS não envolve etapas burocráticas e presenciais

O ETIAS é uma autorização eletrônica de viagem europeia emitida a partir da aprovação da candidatura enviada pela internet através de um simples formulário online. Estas são as principais características desse novo requisito para entrada na República Tcheca e em outros 25 países da Europa:

  • A candidatura ao ETIAS requer o registro de informações pessoais, dados do passaporte, respostas a um breve questionário e pagamento de uma taxa por meio online.
  • Não é necessário comparecer à uma entrevista no consulado ou anexar documentos.
  • A resposta sobre a aprovação no ETIAS é enviada por e-mail e isenção de visto fica conectada ao passaporte, podendo ser usada em todos os 26 países do ETIAS.
  • A isenção de visto concedida pelo ETIAS República Tcheca permite entrar na Europa através desse país e se deslocar livremente pelo Espaço Schengen europeu, com direito a permanências de até 90 dias a cada período de 180 dias.
  • Cada autorização vai ter validade para múltiplas viagens, com vigência de até 3 anos.
  • Quando o passaporte ou a autorização expirar (o que acontecer primeiro), a pessoa deve fazer o mesmo processo novamente.

Esse processo simples e rápido vai servir para a pessoa validar sua isenção de visto europeu, funcionando como uma triagem de segurança para as autoridades europeias. O novo requisito é especialmente importante no território do Schengen, do qual a República Tcheca faz parte, onde há liberação de controles de passaportes e vistos nos cruzamentos de fronteiras internas.

Com o relaxamento das medidas de combate à propagação do coronavírus, a adoção do ETIAS vai contribuir para a proteção da saúde pública, além de aprimorar a contenção de ameaças de terrorismo ou imigração ilegal. Isso torna ainda mais ágeis e eficientes procedimentos de controle no desembarque de estrangeiros na Europa, contribuindo para o aumento das taxas do turismo global com a demanda reprimida por viagens internacionais no pós-pandemia.

Os requisitos para visitar a República Tcheca se baseiam em informações oficiais da embaixada tcheca no Brasil e foram confirmadas na data de redação deste artigo.

Comentários para "República Tcheca: O que é preciso para visitar esse país europeu":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Hotel brasileiro é eleito o mais romântico do mundo

Hotel brasileiro é eleito o mais romântico do mundo

De acordo com o site TripAdvisor, o Brasil apareceu também em outras categorias de meios de hospedagens mais bem avaliados por turistas

Gramado é o 7º destino do mundo mais recomendado para casamentos, revela Booking.com

Gramado é o 7º destino do mundo mais recomendado para casamentos, revela Booking.com

Na lista dos dez destinos mais recomendados por viajantes globais para realizar um destination wedding, a brasileira Gramado aparece na sétima posição

Festa da Flor volta a agitar a primavera na Ilha da Madeira

Festa da Flor volta a agitar a primavera na Ilha da Madeira

Um dos eventos mais emblemáticos do destino português celebra a chegada da primavera de 5 a 29 de maio de 2022

Retomada da gratuidade de despacho de bagagem é um retrocesso

Retomada da gratuidade de despacho de bagagem é um retrocesso

Segundo a entidade, essa medida representa um retrocesso ao processo de simplificação do setor aéreo brasileiro, que segue em busca de se tornar mais competitivo, com mais opções para o usuário.

A renovação da hotelaria e o desembarque das redes em Curaçao

A renovação da hotelaria e o desembarque das redes em Curaçao

A ilha holandesa vem apresentando diversos projetos, retrofits ou ampliações em hotéis e resorts nos últimos dois anos e as redes hoteleiras têm redescoberto Curaçao. O Sandals Royal Resort é o próximo a ser inaugurado.

Cabo Verde reabre para turismo após vacinação maciça contra Covid-19

Cabo Verde reabre para turismo após vacinação maciça contra Covid-19

Nos primeiros meses da pandemia, Banco Mundial destinou mais de US$ 50 milhões para arquipélago africano; principais áreas de aporte foram saúde, acesso a linha de crédito e inclusão social

República Tcheca retira todas as restrições para turistas relacionadas ao Covid-19

República Tcheca retira todas as restrições para turistas relacionadas ao Covid-19

Tchéquia sem restrições para o turismo

Barbados está de olho no viajante brasileiro

Barbados está de olho no viajante brasileiro

Delegação da Ilha caribenha esteve no Brasil para a WTM Latin America

Iata vê retomada mais rápida na América do Sul do que no restante do mundo

Iata vê retomada mais rápida na América do Sul do que no restante do mundo

"No continente, a retomada está vindo mais rápido que no resto do mundo", disse durante o congresso Wings of Change, promovido pela Iata no Chile.

A tradição da arquitetura tcheca

A tradição da arquitetura tcheca

A arquitetura é uma parte importante da história tcheca. As maiores escolas mundiais estão bem representadas, mas também algumas outras, únicas ou raras. Viaje por alguns desses legados arquitetônicos.

Lançada a segunda edição da revista Distrito Internacional

Lançada a segunda edição da revista Distrito Internacional

Periódico do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF traz o tema “A transversalização da temática de gênero no âmbito internacional