×
ContextoExato
Responsive image

RN, PB, SE, PE e BA estão com as praias limpas, afirma nota do governo federal

RN, PB, SE, PE e BA estão com as praias limpas, afirma nota do governo federalFoto: GAA

Nota informou, também, que a Petrobras deu início ao programa de capacitação para limpeza de ambientes costeiros afetados pelo óleo Imprimir

Ministério Do Turismo - 08/11/2019 - 11:46:11

O Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), informou, nesta quinta-feira (7), que os estados de Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Pernambuco e Bahia estão com as praias limpas. As seguintes localidades permanecem com vestígios de óleo, com ações de limpeza em andamento: Cumbuco, Barra do Cauípe, no Ceará; Maragogi, Japaratinga, Barra de São Miguel, Feliz Deserto e Piaçabuçu, em Alagoas.

Até o momento, mais de 3.800 militares da MB, 30 navios, sendo 26 da MB e 4 da Petrobras, 20 aeronaves, sendo 9 da MB, 6 da Força Aérea Brasileira, 3 do Ibama e 2 da Petrobras, além de 5.000 militares e 140 viaturas do Exército Brasileiro, 140 servidores do Ibama, 80 do ICMBio e 440 funcionários da Petrobras atuam nessa grande operação.

De acordo com o levantamento feito pelo IBAMA, foram contabilizadas, aproximadamente, 4.300 toneladas de resíduos de óleo retirados das praias nordestinas, até esta quinta-feita (7). É importante frisar que a contagem desse material contém óleo, areia, EPI utilizados na coleta, lonas, etc. O descarte desse material vem sendo feito pelas Secretarias de Meio Ambiente dos Estados.

O GAA informou, também, que deu início ao programa de capacitação, conduzido pela Petrobras, para limpeza de ambientes costeiros afetados pelo óleo, na Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus (BA). O primeiro de nove treinamentos foi realizado nesta quinta-feira (7) e contemplarão os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Militares da MB, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, servidores do Ibama, ICMBio, Corpo de Bombeiros, Estados e Prefeitura atenderão aos treinamentos.

Foram entregues, por meio da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro, nesta quarta (6) e quinta-feira (7), Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para as prefeituras de Nova Viçosa e de Prado. A iniciativa faz parte de um esforço continuado do GAA, com propósito de promover uma coleta adequada dos resíduos oleosos. O Sindicato da Indústria de Material Plástico no estado da Bahia (Sindiplasba) mobilizou as empresas desse setor para doação de 600 baldes e mil caixas plásticas com capacidade de 40 litros, para apoiar na coleta das manchas de petróleo e resíduos das praias, por meio de um termo de compromisso firmado junto à MB, Ibama e das prefeituras de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

O Destacamento Operativo de Fuzileiros Navais, composto por 75 militares, estabelecido ao norte do estado do Espírito Santo, permanece realizando reconhecimento da região, em caráter preventivo, com militares baseados em Conceição da Barra e São Mateus.

Uma equipe composta por profissionais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Secretaria do Estado da Agricultura (Seagri), com o apoio da MB, realizarão, até esta sexta-feira (8), coleta de amostras de água, sedimento e fauna em dois municípios sergipanos: na praia do Viral e no Rio Vaza-Barris. As análises químicas servirão para mensurar o grau de contaminação por óleo, nas amostras.

Comentários para "RN, PB, SE, PE e BA estão com as praias limpas, afirma nota do governo federal":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório