Por Carolina Cruz, G1 Df - 15/01/2021 - 15:58:21
A campanha de vacinação contra o sarampo para adultos no Distrito Federal terminou com a cobertura de apenas 9% do público-alvo. A meta da Secretaria de Saúde era atingir 95%. Os dados são de um informativo epidemiológico divulgado nesta semana pela pasta.
A vacinação contra sarampo para adultos compreende pessoas de 20 a 49 anos. A campanha – realizada entre agosto e novembro – chegou a ser prorrogada duas vezes para atingir um grupo maior de pessoas, mas não adiantou. Mesmo após o fim da iniciativa, a população ainda pode receber a dose nos postos de saúde (saiba abaixo quem deve se vacinar ).
De acordo com o documento da secretaria, entre os fatores que podem estar relacionados à baixa cobertura estão "a pandemia do novo coronavírus, a simultaneidade da estratégia com outras campanhas como influenza, poliomielite e multivacinação, assim como uma possível insuficiência dos registros".
O sarampo, doença viral contagiosa que já chegou a ser considerada eliminada no Brasil em 2016, voltou a ser registrada em 2018. De acordo com boletim do Ministério da Saúde, o DF registrou cinco casos de sarampo de 29 de dezembro de 2019 a 19 de dezembro de 2020.
De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, em relação às faixas etárias, a cobertura vacinal foi menor entre os mais jovens veja:
A vacina contra o sarampo é, normalmente, aplicada no primeiro ano de vida, por meio da tríplice viral ou tetra viral.
De acordo com a Secretaria de Saúde, devem ser imunizadas pessoas com idade entre 1 ano e 49 anos, "que não foram vacinadas anteriormente, ou que não tem como comprovarem se já foram vacinadas".
Para pessoas de 1 ano a 29 anos, são aplicadas duas doses. Já as pessoas de 30 a 49 anos recebem uma dose.
Grupos políticos buscam formar alianças amplas para derrotar governador Ibaneis Rocha (MDB), que tentará reeleição
Imposto pode ser pago em até seis cotas
São oportunidades disponíveis em diversas áreas de atuação e em todas as regiões administrativas do DF
Órgão lembra que é preciso ter cuidado com e-mails
Mostra de fotos foi inaugurada no Museu de Arte de Brasília (MAB) e evidencia o olhar de diplomatas sobre a capital federal
Estudo analisou dados em Belo Horizonte, Salvador e Natal
"Se não estamos no mercado de trabalho ou no parlamento, não estamos em lugar nenhum”, diz representante de Frente
A agência suspendeu monitoramento em 2020 , usando pandemia como justificativa
"Fico assustada com as coisas que acontecem lá dentro (da Anvisa). Existe uma influência enorme das indústrias, uma influência enorme do Congresso", disse ao blog.
A autarquia informou que o motivo é a falta de recursos do Orçamento
"O pagamento das mercadorias arrematadas em leilão é feito por meio de Documento de Arrecadação Federal (Darf) e nunca mediante depósitos ou transferências para contas de terceiros"
Comentários para "Sarampo no Distrito Federal: Cobertura vacinal em adultos ficou em 9% em 2020; meta era imunizar 95%":