×
ContextoExato
Responsive image

Sarampo no Distrito Federal: Cobertura vacinal em adultos ficou em 9% em 2020; meta era imunizar 95%

Sarampo no Distrito Federal: Cobertura vacinal em adultos ficou em 9% em 2020; meta era imunizar 95%Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

Campanha chegou a ser prorrogada duas vezes. Segundo Secretaria de Saúde, resultado pode ter sido influenciado pela pandemia

Por Carolina Cruz, G1 Df - 15/01/2021 - 15:58:21

A campanha de vacinação contra o sarampo para adultos no Distrito Federal terminou com a cobertura de apenas 9% do público-alvo. A meta da Secretaria de Saúde era atingir 95%. Os dados são de um informativo epidemiológico divulgado nesta semana pela pasta.

A vacinação contra sarampo para adultos compreende pessoas de 20 a 49 anos. A campanha – realizada entre agosto e novembro – chegou a ser prorrogada duas vezes para atingir um grupo maior de pessoas, mas não adiantou. Mesmo após o fim da iniciativa, a população ainda pode receber a dose nos postos de saúde (saiba abaixo quem deve se vacinar ).

De acordo com o documento da secretaria, entre os fatores que podem estar relacionados à baixa cobertura estão "a pandemia do novo coronavírus, a simultaneidade da estratégia com outras campanhas como influenza, poliomielite e multivacinação, assim como uma possível insuficiência dos registros".

O sarampo, doença viral contagiosa que já chegou a ser considerada eliminada no Brasil em 2016, voltou a ser registrada em 2018. De acordo com boletim do Ministério da Saúde, o DF registrou cinco casos de sarampo de 29 de dezembro de 2019 a 19 de dezembro de 2020.

Cobertura entre as idades


De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, em relação às faixas etárias, a cobertura vacinal foi menor entre os mais jovens veja:

  • 20 a 29 anos: 7,9%
  • 30 a 39 anos: 9,4%
  • 40 a 49 anos: 10,2%

A vacina contra o sarampo é, normalmente, aplicada no primeiro ano de vida, por meio da tríplice viral ou tetra viral.

De acordo com a Secretaria de Saúde, devem ser imunizadas pessoas com idade entre 1 ano e 49 anos, "que não foram vacinadas anteriormente, ou que não tem como comprovarem se já foram vacinadas".

Para pessoas de 1 ano a 29 anos, são aplicadas duas doses. Já as pessoas de 30 a 49 anos recebem uma dose.

Comentários para "Sarampo no Distrito Federal: Cobertura vacinal em adultos ficou em 9% em 2020; meta era imunizar 95%":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório