×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 16 de dezembro de 2018


Se você tem um filho pode aparentar que é 11 anos mais velho

Se você tem um filho pode aparentar que é 11 anos mais velho

Ciência afirma que stress causado na gravidez, além de outros fatores vai mudar a cor dos seus cabelos

Por Ivana Sant’anna – Foto: Reprodução - 01/03/2018 - 07:40:21

Que os filhos são responsáveis por parte dos cabelos brancos que os pais têm, não há dúvida. Os mais antigos defendem que as preocupações, em qualquer idade, e o cotidiano vivido com os filhos deixam as marcas do tempo nos cabelos. Principalmente nas mães. 

E não é papo dos mais velhos, a ciência parece confirmar essa teoria. Uma pesquisa americana mostra que as mães envelhecem 11 anos depois que têm um filho. São vários motivos que contribuem para essa mudança: alterações de peso, novas taxas hormonais e a força da gravidade. 

Para chegar a essa conclusão, o estudo analisou o sangue de mais de 1.900 mulheres americanas, e olhou com bastante atenção para o DNA das voluntárias. Mas nosso genoma muda com o tempo: nossos cromossomos são protegidos por estruturas chamadas telômeros, filamentos microscópicos de proteína que funcionam como uma capa que preserva nosso material genético –  o ponto é que, com o tempo, os telômeros se desgastam e, como uma borracha escolar, diminuem de tamanho. Na prática, eles são um indicativo de envelhecimento. Telômero grande = jovem; telômero pequeno = velho.

O fato é que quando os pesquisadores compararam o tamanho dos telômeros de mães, com o de mulheres sem filhos, a diferença era enorme. Os das mães eram, em média, 116 bases pares (unidade do telômero) a menos. Como, naturalmente, a estrutura tende a perder 9 ou 10 bases pares anualmente, uma gravidez equivalia a um processo que normalmente só ocorreria em um período de 11 anos.

Tudo muito técnico, porém explicável. Anna Pollack, bióloga da George Mason University e responsável pela pesquisa, acredita que a hipótese mais provável é que o stress causado pela gravidez e criação da criança ataque diretamente a proteção do DNA, porém, como não houve uma medição dos telômeros antes, durante e após a gravidez fica difícil cravar qualquer tipo de diagnóstico definitivo.

E aí: ter ou não ter....filhos?

Comentários para "Se você tem um filho pode aparentar que é 11 anos mais velho":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório