×
ContextoExato

Senadores falam em condução coercitiva após Pazuello se esquivar de CPI e receber visita de Onyx

Senadores falam em condução coercitiva após Pazuello se esquivar de CPI e receber visita de OnyxFoto: Reprodução Estadão

Estadão revelou encontro entre ministro e general; agenda oficial indicava outro compromisso

Estadão Conteúdo - 06/05/2021 - 18:24:04

Senadores propuseram, na tarde desta quinta-feira, 6, que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello , general da ativa do Exército, seja alvo de condução coercitiva para depor perante a CPI da Covid .

Senadores citaram a medida após o Estadão revelar que Pazuello recebeu, na manhã desta quinta-feira, uma visita do ministro Onyx Lorenzoni (Secretaria-Geral da Presidência) no Hotel de Trânsito de Oficiais , onde supostamente estaria em isolamento depois de ter contato com dois servidores que contraíram a doença.

O argumento de que esteve em "contato direto" com dois servidores infectados foi usado por Pazuello oficialmente , em documento encaminhado pelo Exército, para não comparecer ao depoimento na CPI, agendado para quarta-feira, dia 5. Os senadores então deram um voto de confiança e adiaram o depoimento para 19 de maio.

No entanto, como revelou o Estadão, Pazuello não manteve medidas de isolamento e se reuniu com Onyx, que foi escalado como articulador da estratégia de defesa do governo Jair Bolsonaro na CPI.

"O ministro Onyx resolveu correr o risco de visitar o senhor Eduardo Pazuello no dia de hoje. Estranho. Ele informou a essa CPI que estava infectado com a covid-19 (na verdade, o ex-ministro disse que manteve contato com duas pessoas infectadas). Me parece que é uma infração sanitária", disse o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Indignado, o relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), repetia na mesa da CPI: "Condução coercitiva". O senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que é delegado de polícia, concordou: "No processo penal, isso é condução coercitiva."

Comentários para "Senadores falam em condução coercitiva após Pazuello se esquivar de CPI e receber visita de Onyx":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório