×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 23 de outubro de 2018


Senai-DF capacitará, de graça, profissionais de refrigeração

Senai-DF capacitará, de graça, profissionais de refrigeração

A capacitação é de 32 horas-aulas e cada turma atenderá, no máximo, 16 alunos.

Por Aline Roriz / Do Sistema Fibra - Senai / Foto: Cristiano Costa / Sistema Fibra - 09/08/2018 - 08:41:37

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) vai abrir neste ano quatro turmas gratuitas da capacitação Boas Práticas para Sistema de Ar Condicionado. Para se inscrever, é preciso ter conhecimento na área e experiência de no mínimo três anos no setor de refrigeração e ar condicionado, atestada por meio de declaração escrita à mão.

A capacitação é de 32 horas-aulas e cada turma atenderá, no máximo, 16 alunos. A primeira será de 27 de agosto a 5 de setembro. As aulas ocorrerão no Senai Taguatinga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. As matrículas para a primeira turma podem ser feitas enquanto houver vagas, na Central de Atendimento do Senai Taguatinga, das 8h às 21h30.

Capacitação em Boas Práticas para Sistema de Ar Condicionado (Senai Taguatinga)

Data da turma             Horário das aulas

De 27/8/18 a 5/9/18     Das 8h às 12h

De 25/9/18 a 4/10/18   Das 14h às 18h

De 29/10/18 a 8/11/18  Das 14h às 18h

De 26/11/18 a 6/12/18  Das 8h às 12h

Boas práticas de refrigeração trazem benefícios ao meio ambiente e qualidade aos serviços de instalação e de manutenção, proporcionando aos sistemas maior vida útil e maior eficiência energética.

O curso, inédito em Brasília, vai dar a profissionais que já têm conhecimento no setor a chance de se aprimorar para que adotem boas práticas nos serviços relacionados à refrigeração, fornecendo conhecimento essencial para a contenção de vazamentos de fluidos frigoríficos. São atividades de manutenção preventiva, detecção de vazamentos, registro de dados técnicos e operação adequada, além do recolhimento, da reciclagem e do manuseio correto dos fluidos frigoríficos. Ao fim do curso, o profissional fará uma avaliação. Será preciso acertar no mínimo 70% das questões para receber o certificado.

Profissionais devidamente capacitados podem contribuir para uma redução significativa da emissão de gás na atmosfera. Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente, o lançamento do gás refrigerante clorodifluorometano (HCFC22) pode ser evitado com a adoção de boas práticas durante a instalação, a operação, a manutenção e o reparo de equipamentos de refrigeração e ar condicionado.

“O Senai-DF não tinha a capacitação em boas práticas ambientais no portfólio de Refrigeração. Esse curso, portanto, vem cobrir uma lacuna e permitir o aperfeiçoamento de profissionais que já atuam na área”, afirma a diretora do Senai Taguatinga, Janaína D’Almeida. O novo curso será ministrado em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), agência alemã responsável por uma cooperação técnica entre o Brasil e aquele país para criar bases de educação profissional e para capacitar especialistas em energia fotovoltaica. A agência de cooperação internacional preparou no começo do ano professores do Senai-DF para ensinar as boas práticas (leia mais abaixo). O Senai-DF tem no portfólio nove cursos na área de Refrigeração, nas escolas do Gama e de Taguatinga.

Além da turma que se inicia este mês, serão realizadas outras mensalmente, em setembro, outubro e novembro. São boas oportunidades para profissionais da área se atualizarem. “Durante o curso, eles vão fazer o mesmo procedimento que fazem no dia a dia, mas com equipamentos mais modernos e operações que protegem o meio ambiente. Vão saber recolher o fluido refrigerante, aprender a não deixar o equipamento com vazamento e como detectar a vazão, entre outros pontos”, explica o expert em Refrigeração e professor do Senai-DF Joaquim Venâncio.

Treinamento

O Senai-DF foi selecionado entre instituições de todo o País para ter seus profissionais treinados em boas práticas em sistemas de ar condicionado. A capacitação fez parte da segunda etapa do Programa Brasileiro de Eliminação dos Hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), do Ministério do Meio Ambiente. Os objetivos são a contenção de vazamentos e a redução do consumo de HCFC-22 no setor de serviços.

A unidade de Taguatinga recebeu o Treinamento dos Treinadores, realizado pela GIZ, em janeiro, que preparou cinco professores do Senai-DF para ministrar esse curso. Entre eles estava Joaquim Venâncio, que tem 32 anos de experiência na área. “Muitas vezes, o profissional que está no mercado não tem consciência do mal que o gás pode fazer à camada de ozônio. Mudar essa atitude vai gerar certo custo, porque é preciso ter um equipamento diferenciado, mas é um investimento que vale a pena”, pondera.

Comentários para "Senai-DF capacitará, de graça, profissionais de refrigeração":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório