×
ContextoExato

Série com ator Orlando Bloom chama a atenção para vítimas de trabalho infantil

Série com ator Orlando Bloom chama a atenção para vítimas de trabalho infantilFoto:

Ator britânico e embaixador da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef

Da Assessoria De Comunicação / Da Onu News / Foto: Vincent Tremeau / Unicef - 21/12/2018 - 20:30:09

Ator britânico e embaixador da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, participa do primeiro episódio da nova temporada de Tales by Light, série documental sobre fotojornalismo; programa acompanha Bloom e o fotógrafo Simon Lister em viagem a Bangladesh.

O primeiro episódio da terceira temporada da série Tales by Light da Netflix mostra os perigos enfrentados por vítimas de trabalho infantil.

O programa acompanha a viagem do embaixador da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Orlando Bloom, e do fotógrafo Simon Lister a Bangladesh, pela capital Daca.

No país, os dois conhecem de perto o drama vivido pelas crianças e o trabalho desenvolvido pela agência da ONU para proteger as vítimas de trabalho infantil.

Trabalho Infantil
Dados do Unicef indicam que nos países menos desenvolvidos, pelo menos uma em cada quatro crianças, com idades entre 5 e 17 anos, está envolvida em trabalhos considerados prejudiciais para sua saúde e desenvolvimento.

No episódio da nova temporada, que vai ao ar a partir de sexta-feira em todo o mundo, o embaixador do Unicef se encontra com Dulaly e Chan Mia, ambos de dez anos. Os dois passam os dias trabalhando em condições perigosas, catando lixo no trilho do trem e carregando malas de passageiros num porto.

Crianças
Bloom e Lister também conhecem meninos e meninas que trabalham 12 horas por dia em fábricas de alumínio e de balões.

Para o ator, “essas crianças não estão apenas em risco de exploração ou de se machucar, mas também estão perdendo a chance de ir à escola e ter um futuro melhor.” Bloom contou que o que viu “não é uma infância.”

Já o fotógrafo Lister destaca que “as pessoas só podem se importar com coisas que conhecem” e que agora está tendo esta grande “oportunidade de usar as fotos dele para ajudar a fazer mudanças.”

De acordo com o representante do Unicef no país, Edouard Beigbeder, “as crianças que vivem nas favelas urbanas de Bangladesh têm seus direitos básicos negados diariamente, direitos como cuidado médico, acesso à água potável e educação.”

Embaixador da Boa Vontade
Orlando Bloom começou a trabalhar com o Unicef em 2007 e se tornou embaixador da Boa Vontade da agência em 2009. Entre os países que já visitou com a agência da ONU, promovendo os direitos das crianças, estão Níger, Camarões, Chade, Nigéria, Ucrania, Nepal e Jordânia.

O ator disse que “acredita que lá no fundo, todos têm dentro deles a compaixão, o coração e a humanidade para quererem fazer a diferença.” O ator contou que viu isso pessoalmente e que “todos são parte de uma comunidade global”. Para ele, a partir do momento que as pessoas estiverem conscientes disso, “todos passarão a trabalhar juntos” e isso seria o “impacto que o mundo precisa”.

Unicef
Em Bangladesh, a agência da ONU e o governo criaram quase 300 instalações educativas nas favelas de Daca e Gazipur, onde as crianças em situação de rua têm a chance de frequentar aulas durante algumas horas do dia. O objetivo é que os jovens sejam reintegrados às instituições de ensino convencionais.

As crianças também podem aprender em algumas escolas a céu aberto.

Esses espaços oferecem oportunidades de amizade e diversão, além de acesso a banheiros e infraestrutura de higiene. Uma das metas dessas iniciativas é proteger as crianças contra a violência, exploração e abuso. A

Abrigos de emergência em Daca também foram estabelecidos para dar às crianças um lugar seguro onde dormir, além de refeições nutritivas e apoio de assistentes sociais.

Série
Criada pela divisão da Canon na Austrália, a série Tales by Light permite aos espectadores acompanhar e vislumbrar a rotina de fotógrafos aclamados, que viajam para contextos diversos e desafiadores com a intenção de contar histórias de pessoas, da natureza e de culturas. 

A terceira temporada, dirigida e produzida por Abraham Joffe, da Untitled Film Works, leva o público para trás das lentes de três novos fotógrafos, todos dedicados a usar o poder das imagens e inspirar ações de proteção para os elementos mais belos e vulneráveis do nosso planeta.

Comentários para "Série com ator Orlando Bloom chama a atenção para vítimas de trabalho infantil":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório