×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 16 de outubro de 2021

Somos Soroptimistas, simples assim - Melhor para as mulheres

Somos Soroptimistas, simples assim - Melhor para as mulheresFoto: Reprodução portal Soroptimists

Somos Soroptimistas

Maria José Rocha Lima[1] - 01/10/2021 - 09:38:48

O Clube Soroptimista Internacional Brasília Sudoeste - SI Brasília, que tem como presidente Isabel Cristina Rocha de Morais promoveu palestra com Jane Carol Azevedo, associada do SI Brasília, que teve como tema central “Somos Soroptimistas simples assim”. O evento foi no Clube de Engenharia do Distrito Federal, que ofereceu um delicioso lanche a todas as participantes.

A palestrante Jane Carol Azevedo tem uma vasta experiência Soroptimist International, tendo galgado elevados cargos na organização, foi diretora do Board, ex- governadora e ex- presidente do SI Brasília Sudoeste, atualmente é Coordenadora Geral da Comissão de Crescimento, Desenvolvimento e Expansão da Região Brasil. Ela abordou o tema com muita precisão, destacando que o trabalho é voluntário e a missão é ajudar mulheres e meninas a realizarem os seus sonhos, apoiando e oferecendo oportunidades para que estas alcancem formação educacional e capacitação profissional.

A palestrante contou a história da Soroptimist International, explicando que o termo Soroptimist origina-se da fusão de palavras latinas: soro (irmã), e optima (ótima) e foi traduzido por“Melhor para as Mulheres” .

A organização Soroptimist International celebrará 100 anos de existência. Foi Fundada em 03 de outubro de 1921, em Oakland, Califórnia, USA, por oitenta mulheres, lideradas por Violet Richardson. A organização tem 80 mil mulheres filiadas ao redor do mundo. O Brasil tem 26 clubes, nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

A organização Soroptimist International ganhou tanta importância, pelo trabalho que realiza em nível mundial, que tem cadeira na ONU.

Bem de acordo, com os princípios soroptimistas Jane Carol, deu às participantes a palavra, interpretando frases que diziam sobre a missão, a visão, os valores, a ética, a organização. E as participantes demonstraram que entenderam a mensagem: soroptimista é: irmandade; servir; trabalhar em união; acreditar e investir nos sonhos; compreender que o tempo doado tem valor; trabalhar em sinergia; fazer o que o que for possível, para o bem de todas; aproveitar os seus talentos; concretizar ideais, obter resultados, enfim voluntariado, doação.

Durante a palestra Jane Carol informou que o SI Brasília existe há 47 anos. As suas fundadoras Kátia Kozak e Nelly Hummel relataram as suas experiências, sempre destacando que a organização se baseia na cooperação, unidade, alegria de servir. Também tivemos a fala de associada veterana do SI Brasília Norte Sul Maryvan Rossi Aciolly e da mais nova associada do SI Brasília Sudoeste Sheila Aciolly. Os depoimentos emocionaram a todas, especialmente a professora Jacira Siqueira que participou pela primeira vez. As Soroptimistas realizam, anualmente, dois grandes Programas: O Viva o seu sonho, que é um Prêmio voltado à educação e capacitação de mulheres. A organização investe aproximadamente 3 milhões de dólares nesse programa para que mulheres possam aplicar em seus estudos; e O Programa Sonhe, Realize: apoio e orientação profissional voltado às meninas do ensino médio com o objetivo de apoiá-las na superação dos obstáculos para que possam atingir seus sonhos.

O Brasil, nos últimos anos foi contemplado com a premiação em dinheiro para duas mulheres brasileiras uma jovem mulher residente em Salvador, em área de vulnerabilidade, com filhos, e sonhava ser médica. E este ano, tivemos uma brasiliense contemplada. A Federação das Américas- SIA destacou os clubes que receberam Menção Diamante, pela atuação em prol de novas filiações e SI Brasília Sudoeste, que tem como presidente Isabel Cristina Rocha de Morais e o SI Brasília Norte Sul, que tem como presidente Creuza Godoi.

Ao final foi lançada a Campanha Solidariedade – Amor em forma de Ação, pela presidente do SI Brasília Sudoeste Isabel Cristina, que agradeceu a presença de todas.

[1]Maria José Rocha Lima é mestre e doutoranda em educação. Foi deputada de 1991 a 1999. Presidente da Casa da Educação Anísio Teixeira. Psicanalista e dirigente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Psicanálise -ABEPP- Membro da Organização Internacional Soroptimista Brasília Sudoeste.

Comentários para "Somos Soroptimistas, simples assim - Melhor para as mulheres":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Soroptmistas esperam atender 500 mil mulheres em programas educacionais

Soroptmistas esperam atender 500 mil mulheres em programas educacionais

O evento, reunindo beleza, requinte e elegância, presenteou os participantes com uma palestra motivacional da comunicadora social Mônica Nóbrega.

Obrigada, Professora Maria José Monsanto da Fonseca e Souza

Obrigada, Professora Maria José Monsanto da Fonseca e Souza

“Não se pode falar de educação sem amor”

Dez mulheres e duas amigas entre os 12 cientistas mais influentes da América Latina

Dez mulheres e duas amigas entre os 12 cientistas mais influentes da América Latina

Por isto, estou celebrando duas vezes por serem dez mulheres liderando numericamente o ranking do ICS –UFBA dos doze cientistas mais influentes na América Latina e porque entre elas duas são amigas muito queridas

Sem Educação, a Democracia é uma palavra vã

Sem Educação, a Democracia é uma palavra vã

Os cientistas de várias partes do mundo são unânimes na afirmação de que o destino de uma criança, de uma nação e da Democracia depende da educação desde a mais tenra idade.

A solidão do século XXI

A solidão do século XXI

(Re) conecte-se

“Devemos deixar para trás o ensino que é igual para todo mundo”

“Devemos deixar para trás o ensino que é igual para todo mundo”

A conferência de abertura foi com o finlandês Pasi Sahlberg, tendo como mediador o jornalista Antônio Góis, colunista do jornal O Globo.

A vida é governada pelas incertezas

A vida é governada pelas incertezas

Para Marastoni, “a vida nos impõe muitas incertezas, algumas coisas podem ser tomadas como certas, mas o que governa a vida, verdadeiramente, são as incertezas

A falta de cobertura de água e esgoto no Brasil acirra pandemias [1]

A falta de cobertura de água e esgoto no Brasil acirra pandemias [1]

O estudo foi baseado na situação das 100 maiores cidades do Brasil, com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2019.

Alguma coisa está fora da ordem: O bandido vira  mocinho e o mocinho vira bandido

Alguma coisa está fora da ordem: O bandido vira mocinho e o mocinho vira bandido

Isso é mais do que uma distorção da verdade; é uma inversão dela.

O Enem e a pandemia: Um fracasso anunciado

O Enem e a pandemia: Um fracasso anunciado

A não isenção da taxa de inscrição para os que faltaram em 2020 foi o tiro de misericórdia desferido pelo MEC contra os alunos mais vulneráveis!

O piso salarial do professor nasceu na Bahia

O piso salarial do professor nasceu na Bahia

A luta do Piso Salarial Nacional do Magistério teve inicio na época em que Maria José Rocha Lima era Presidente da Associação dos Professores Licenciados da Bahia