×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 04 de dezembro de 2021

Soroptmistas esperam atender 500 mil mulheres em programas educacionais

Soroptmistas esperam atender 500 mil mulheres em programas educacionaisFoto: Reprodução Maria José Rocha Lima[1]

O evento, reunindo beleza, requinte e elegância, presenteou os participantes com uma palestra motivacional da comunicadora social Mônica Nóbrega.

Maria José Rocha Lima[1] - 15/10/2021 - 15:38:10

As Soroptimistas do Distrito Federal realizaram o Interclubes, no último dia 8, no Espaço Renata La Porta, Lago Sul, Brasília. Uma das discussões mais importantes foi a apresentação da Grande Meta Global: alcançar 500 mil mulheres e meninas com programas educacionais, para ajudá-las a realizar seus sonhos.

A cada dois anos, as Soroptimistas da Região Brasil realizam, em cada região do país, onde funcionam clubes, a grande reunião intitulada Interclubes. A coordenadora do Interclubes do DF, Silvia Seabra, é associada do SI Brasília Sudoeste. Toda a organização do Interclube ficou sob a responsabilidade dela. O evento, reunindo beleza, requinte e elegância, presenteou os participantes com uma palestra motivacional da comunicadora social Mônica Nóbrega.

O Interclubes reuniu as associadas dos clubes SIBrasilília, Sudoeste SIBrasília e SIBrasília Norte Sul. A reunião contou com as presenças da Governadora da Soroptimist Região Brasil, Maria Helena Riquinho, que abriu o evento e posteriormente palestrou sobre o Futuro Brilhante das Soroptimistas, destacando que Soroptimist Internacional, após 100 anos de existência, tem a grande meta de atender, até 2031, 500 mil mulheres e meninas no mundo por meio dos programas de realização dos sonhos. Segundo ela, as Soroptimistas oferecem às mulheres e meninas o acesso à educação e ao treinamento necessários para que elas alcancem a autonomia econômica. Ao longo da história e ao redor do mundo, as mulheres e meninas vêm sofrendo discriminação de gênero e muitos obstáculos. A governadora Maria Helena Riquinho avaliou positivamente os Programas de Sonhos: O Sonhe. Realize, um programa de mentoria e educação para meninas do ensino médio, tendo como foco a superação de obstáculos e apoio profissional, ampliando sua visão para escolha profissional e de carreira; e o Viva Seu Sonho, que oferece prêmios para a educação e o treinamento para mulheres, que são principais mantenedoras da família. Nesse programa, as mulheres recebem financiamento para que completem os seus estudos, ou para aperfeiçoamento da sua educação, visando ao empoderamento econômico das meninas e mulheres, consequentemente às suas autonomias para gerirem a sua vida pessoal e profissional.

Ainda ao longo desse dia, tivemos a apresentação de Mariza Bueno, governadora eleita da Soroptimist Região Brasil, que discorreu sobre o Protocolo Soroptimista, ressaltando a necessidade de planejamento e interação no clube. Mariza destacou: “Quando sabemos o que somos, para onde vamos, qual o nosso alvo, nossos corações estão em sintonia e a liderança flui naturalmente". Também salientou a importância da resiliência das lideranças. Ela destacou que um dos sinais do verdadeiro líder é ser capaz de enfrentar e superar crises, problemas, obstáculos e adversidades com serenidade.

Sônia Loyola, Diretora do Board (Conselho de Representantes da Soroptimist Internstional of Americas (SIA), abordou o trabalho voluntário desenvolvido pelas soroptimistas e o convívio das associadas, e a necessidade de um trabalho permanente de divulgação do trabalho das Soroptimistas nas mídias, visando destacar a importância trabalho e a expansão dos clubes, mantendo um trabalho permanente para o ingresso de novas associadas.



[1]Maria José Rocha Lima é mestre e doutoranda em educação. Foi deputada de 1991 a 1999. Presidente da Casa da Educação Anísio Teixeira. Psicanalista e dirigente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Psicanálise- ABEPP. Membro da Organização Soroptimista Internacional Brasília Sudoeste



Comentários para "Soroptmistas esperam atender 500 mil mulheres em programas educacionais":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Moro e o dilema de ser a terceira via e conquistar a ultra direita de Bolsonaro

Moro e o dilema de ser a terceira via e conquistar a ultra direita de Bolsonaro

A aprovação de André Mendonça pelo Senado para ocupar a vaga de ministro no Supremo, a demissão de delegados na Polícia Federal e a aprovação da PEC dos precatórios, também figuram em nossa pauta.

Rafael Barbosa é inocentado em processo sobre de locação de imóveis

Rafael Barbosa é inocentado em processo sobre de locação de imóveis

O suposto esquema foi revelado por um funcionário da agropecuária. Ele seria encarregado de entregar R$ 10 mil por mês a Cícero, entre janeiro 2012 e dezembro de 2014.

Nayara Soares assume Presidência Nacional do PTB Mulher

Nayara Soares assume Presidência Nacional do PTB Mulher

Nayara começou a trabalhar desde cedo, em um salão de beleza na cidade de Ceilândia, Distrito Federal, onde morava com a mãe.

Fé cega

Fé cega

- Você não confia em mim?

Miss trans Brasil é presa por dopar, roubar e comer ....

Miss trans Brasil é presa por dopar, roubar e comer ....

Ela foi surpreendida quando estava na Praia de Ipanema

Psicose e tragédia à vista

Psicose e tragédia à vista

Pela presunção de veracidade que a Lei Maria da Penha deu à mulher, a agressora se transformaria em vítima se o agredido reagisse às agressões, defendendo-se, ante a ausência de testemunhas.

Empresário explica que condomínio foi erguido em área já desmatada

Empresário explica que condomínio foi erguido em área já desmatada

Outro lado

Uma invasão, um condomínio e a diferença entre pobres e ricos

Uma invasão, um condomínio e a diferença entre pobres e ricos

O prefeito Cícero Lucena precisa explicar se a retirada da invasão foi somente pela agressão a uma área de proteção ambiental ou por outra ilegalidade, porque o condomínio nobre também fere a área protegida.

Símbolo sexual, Regininha Portelgeist está morando no banheiro de um posto de gasolina no Rio

Símbolo sexual, Regininha Portelgeist está morando no banheiro de um posto de gasolina no Rio

Regina também se aventurou na música e regravou uma canção do grupo ‘As Frenéticas’.

100 anos no Supremo

100 anos no Supremo

Por mim......

Caranguejos,  lagostas e polvos têm seus direitos garantidos

Caranguejos, lagostas e polvos têm seus direitos garantidos

Um grupo de pesquisadores da London School of Economics and Political Science (LSE) fez uma análise, a pedido do governo do Reino Unido, sobre a senciência de algumas espécies marinhas