×
ContextoExato
Responsive image

"Tem que conscientizar que esse vírus é sério", diz Paco Britto

Foto: Samara Schwingel/CB/D.A Press

Segundo o governador em exercício, a estrutura para vacinação no DF está pronta

Samara Schwingel - Correioweb - 11/01/2021 - 16:36:23

A declaração do governador em exercício foi feita na manhã desta segunda-feira (11/1), durante a entrega de leitos no Hran. Britto comentou as festas e aglomerações registradas na capital federal

O governador do Distrito Federal em exercício, Paco Britto, fez um apelo à população da capital, na manhã desta segunda-feira (11/1). O chefe do Executivo local afirmou que é preciso conscientizar os brasilienses da gravidade da pandemia de covid-19. "Nos ajudem a ajudar vocês. Tem que conscientizar a população do DF de que esse vírus é sério. Já fui acometido dele e posso dizer isso", declarou.

Britto ainda reforçou que o governo trabalha para garantir a segurança da população. "O DF Legal tem trabalhado bastante em fechamento de festas, inclusive no Plano Piloto. Estamos vendo um aumento de casos, não só no DF, por causa das novas cepas e das festas de fim de ano."

Entrega de leitos

O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou 20 leitos para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), na manhã desta segunda-feira (11/1). No total, são 10 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e 10 leitos de enfermaria cirúrgica.

Apesar da entrega, nenhum dos leitos é voltado para o tratamento de covid-19. De acordo com o governador do DF em exercício, Paco Britto, há uma ala do hospital preparada para o tratamento da doença. "Aqui já está sendo preparada a unidade de covid. Então, temos leitos suficientes", disse.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, afirmou que ainda há leitos disponíveis no DF e que, caso haja a necessidade, há a possibilidade de transformar estes leitos comuns em leitos de tratamento de covid-19. "Temos em torno de 170 leitos de UTI distribuídos pelo DF, de rede pública e privada. Então, ainda temos leitos disponíveis, mas todos preparados para a reabertura. Há essa possibilidade de remobilizar e tornar esses leitos não covid de UTI aqui em leitos covid."

No Hran, os leitos de UTI estavam bloqueados desde outubro, e os de enfermaria cirúrgica, desde novembro de 2020. Segundo Luciano Gomes, superintendente da Região Central, os bloqueios ocorreram por “falta de RH”. “Faltou pessoal, porque alguém estava com covid, por exemplo, então ficou parado. Agora, estamos reativando para dar um novo gás”, afirmou.

Cirurgias eletivas

Durante a manhã, também foi reaberto o centro cirúrgico para realização de cirurgia eletiva no Hran. Os procedimentos na unidade estavam suspensos desde o início da pandemia, em março de 2020.

Em 2 de dezembro, a Secretaria de Saúde autorizou a retomada dos procedimentos das especialidades pediátrica, ortopédica, plástica, geral e coloproctologia. Em outubro e novembro, voltaram a ser feitos procedimentos oftalmológicos, urológicos, ginecológicos e vasculares.

A autorização é temporária e vale até o dia 4 de janeiro de 2021. Até esse dia, a pasta seguirá avaliando o cenário epidemiológico da pandemia de covid-19 no DF e, a depender da situação, poderá manter a realização das cirurgias posteriormente a esta data.

Vacinas

Okumoto ainda afirmou que o DF está bem preparado para vacinar toda a população. "Estamos muito tranquilos, com 1.500 servidores treinados, 150 carros para fazer toda a logística e oito unidades de armazenamento de redes aqui no DF. Uma central e mais sete nas superintendências."

Ele aproveitou para tranquilizar os brasilienses: "Quero que a população fique tranquila que daremos conta de vacinar todos com bastante tranquilidade."

Comentários para ""Tem que conscientizar que esse vírus é sério", diz Paco Britto":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório