Por Wagner Gonzalez - Estadão Conteúdo - 05/01/2021 - 16:45:09
A segunda onda da pandemia do Covid-19 já provoca consequências no calendário 2021 da F-1, originalmente prevista para iniciar dia 21 de março, nas ruas do Albert Park, em Melbourne. Na tentativa de minimizar o aumento de pessoas contaminadas o governo da Austrália (foto de abertura/McLaren) determinou que estrangeiros que desembarquem no país cumpram quarentena de 14 dias em hotéis classificados para tanto. O fato da categoria envolver o deslocamento de 1.500 pessoa s (número que que engloba apenas o pessoas das equipes e fornecedores) tornou antieconômico cumprir essa exigência e que também afeta o trabalho de desenvolvimento e preparação dos carros recém construídos.
Embora o adiamento do GP australiano não tenha sido anunciado as equipes já trabalham com uma agenda que inclui testes pré-temporada no Bahrain, local da segunda etapa do ano no calendário original.
Adiamento beneficia McLaren: tempo extra ajudará na adaptação ao motor Mercedes (McLaren)
A venda de ingressos para o GP da Austrália normalmente começa no final de janeiro, o que dá um resquício de esperança para os organizadores locais, embora o tema adiamento seja tratado com fato consumado junto à Liberty Media e FIA. A demora em divulgar uma decisão também leva em consideração a necessidade de encaixar a etapa australiana em uma nova data dentro de um calendário extenso e que no segundo semestre tem poucas datas vagas. Caso a situação melhore radicalmente nas próximas semanas o fim de semana de 18 de abril, imediatamente após o GP da China pode ser uma alternativa, até mesmo o domingo seguinte (25), data que consta do calendário, mas ainda sem local definido.
Motor Mercedes será usado por quatro equpes: Aston Martin, McLaren, Mercedes e Wiliams (Mercedes)
A abertura da temporada no circuito barenita de Sakhir traria vantagens para as equipes, em particular para a McLaren e Ferrari. Se tal acontecer é provável que isso transfira as provas de pré-temporada de Barcelona para essa pista, solução bem-vinda do ponto de vista logístico e econômico: seriam economizados pelo menos 1.500 bilhetes aéreos de longa distância, aproximadamente 14 mil diárias de hotel e refeições equivalentes e agradaria a um país ávido por associar sua imagem a esportes de alta tecnologia e sem preocupações com o custo disso. As vantagens reservadas à McLaren e à Ferrari têm pouco com esse poderio econômico: a primeira mantém a estrutura atual do chassi – algo mandatório no regulamento de 2021 -, mas substitui o motor Renault pelo Mercedes.
A segunda tem que que explorar ao máximo as alterações permitidas no conjunto para evitar a repetição do vexame de 2020. Eliminar uma viagem da Europa à Austrália e poder concentrar os testes de pré-temporada na pista onde o campeonato começa é um presente dos deuses para contabilistas e engenheiros da categoria, esses profissionais certamente acenderão muitas velas e cantarão muitas odes de agradecimento.
Diriyah, na Arábaia Saudita, será palco da abertura da temporada de FE (FIA-FE)
Não é só a F-1 que já vive as consequências da segunda onda de Covid-19: o Campeonato Mundial de F-E, categoria reservada aos carros elétricos, deveria começar em Santiago do Chile nos dias 16 e 17 de janeiro. Junto com as etapas da Cidade do México (, México, 13/2) e Sanya (China, 13/3) a prova sul-americana também foi adiada. Até segunda ordem a temporada dos carros elétricos inicia na Arábia Saudita, com uma rodada dupla de provas noturnas na cidade de Diriyah, dias 256 e 27 de fevereiro.
"Quando é bem construída, bem modelada, adequada, ela pode favorecer o desempenho esportivo. Oferece melhor condição mecânica, de exercício, além de uma sensação de segurança e liberdade", diz o engenheiro.
A publicação de Messi no Instagram recebeu mais de 6 milhões de curtidas. Os comentários, no entanto, são diversos, com mensagens neutras, favoráveis ao craque e críticas ao seu posicionamento.
Equipe brasileira conquista o total de 13 medalhas na competição
Medalhas vieram com Guilherme Maia (foto) e Alexandre Fernandes
Sueli vai estrear em postagens do Instituto Mauricio de Sousa em parceria com a 24ª Surdolimpíadas de Verão
Evento reúne mais de 5 mil atletas representando 77 países
O roteiro de 14 cidades e oito estados brasileiros foi divulgado em evento no Museu do Ipiranga
Brasileiros foram os melhores entre atletas de 16 países participantes
91.648 pessoas acompanharam goleada pela Liga dos Campeões
Aos 28 anos, Medina perdeu as cinco primeiras etapas da Liga Mundial de Surfe (WSL) e precisará de um wildcard para poder competir
O carro é dividido entre duas pinturas
Comentários para "Temporada nem começou e GP da Austrália será adiado":