×
ContextoExato

“Terapia Online” ganha espaço no mercado; Projeto é reconhecido em premiação internacional

“Terapia Online” ganha espaço no mercado; Projeto é reconhecido em premiação internacionalFoto: Divulgação

CEO da startup Vittude, Tatiana Pimenta foi a única representante do país no Cartier Women’s Initiative Awards

Redação Com Educa Mais Brasil - 27/05/2019 - 16:00:13

A curiosidade das pessoas sobre os benefícios da terapia tem aumentado a adesão e criado novas formas de atuação para os profissionais de Psicologia. Acompanhando o avanço das tecnologias, a terapia online é uma das novas modalidades que chamam a atenção por conta da praticidade do serviço. Afinal, quem nunca sentiu preguiça ao ter que enfrentar o trânsito para chegar a um consultório? Ou desejou ser atendida sem sair de casa?

Autorizadas desde 2012 pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), as orientações online eram restritas a, no máximo, 20 sessões e apenas para determinados casos. A resolução 11/2018 do CFP ampliou a realização da prática a distância e em tempo real. "Vejo o atendimento online como uma forma de ampliar o acesso a cuidados de saúde mental, em especial de forma preventiva. Hoje menos de 3% da população faz terapia, sendo que quase 60 milhões de brasileiros têm algum transtorno mental diagnosticado. Muitos só buscam a terapia quando já estão em uma condição de extremo sofrimento psíquico, necessitando de tratamento medicamentoso e atenção redobrada", analisa a fundadora e CEO da Vittude, Tatiana Pimenta.

A plataforma tem tido boa repercussão entre psicólogos e pacientes, que podem escolher no site a especialização do profissional e o segmento que requer tratamento, a localização, os dias e horários disponíveis e o valor a ser pago nas consultas. Criada em 2016, a startup conta atualmente com cerca de 2 mil psicólogos e mais de 10 mil pacientes cadastrados. Há atuação em todo território nacional, mas alcança também brasileiros em outros 50 países. São mais de 4 mil atendimentos realizados todo mês por profissionais qualificados e certificados pelos conselhos regionais de psicologia.

Prêmio Internacional

Com a iniciativa, a Vittude foi a única representante do Brasil no Cartier Women’s Initiative Awards , premiação que visa reconhecer empreendedoras à frente de negócios com impacto social relevante. "Segundo o Ministério das Relações Exteriores, hoje 2,5 milhões de brasileiros vivem no exterior. Com o surgimento da terapia online, essas pessoas passam a ter acesso a psicólogos experientes e extremamente qualificados, de seu próprio país. Fazer terapia em uma língua que não é a materna é extremamente difícil. Há palavras que só existem no nosso vocabulário, como, por exemplo, saudade", afirma a profissional.

Mundo globalizado

Apesar de gostar do atendimento olho no olho, a psicóloga Roberta Alonso considera importante que os profissionais acompanhem as tendências de mercado. “Devemos entender que o mundo está globalizado e as pessoas anseiam por outras formas de trabalho”, argumenta. Para ela, o benefício de uma terapia online pode ser semelhante ao de uma terapia presencial. “O resultado positivo só depende do profissional, de como irá conduzir o processo e também da dedicação do paciente”, defende.

Todas as consultas da plataforma são online, por meio do consultório virtual que foi desenvolvido pela equipe exclusivamente para atendimentos de saúde. Neste caso, o grande diferencial de uma plataforma distinta para a área é a questão do sigilo e da privacidade. “As plataformas de comunicação, como Skype e Whatsapp, não são seguras para fins de atendimentos de saúde. Pacientes e psicólogos podem estar sujeitos ao risco de vazamento de informações”, conclui destacando este cuidado.

A empresária Samia Trindade fez terapia presencial por um ano e aposta no sucesso da novidade. “Nessa vida corrida, seria ótimo ter a possibilidade de fazer a consulta em qualquer lugar sem precisar ficar preso à necessidade de deslocamento e de um lugar fixo’, pontua. Samia acredita tanto nesta modalidade que também pretende investir em um projeto de comunicação para psicólogos que una a sociedade e o meio digital. “Acredito que a terapia Online tenha o mesmo valor. Acredito que as duas formas são importantes. Um modelo não exclui o outro”, conclui.

Especialização em Psicologia

Gostou dessa área e que estudar Psicologia? Ou necessariamente já está na área e quer investir tempo em uma especialização? Não é preciso grande investimento financeiro para isso. O Educa Mais Brasil, programa de bolsas de estudo, facilita o acesso à educação a milhares de brasileiros através de cursos de graduação, pós-graduação e outras modalidades. Os descontos chegam até a 70% de desconto nas mensalidades. Para conseguir o benefício acesse o site parceiro do Contexto Exato, http://www.educamaisbrasil.com.br/contextoexato. Há especializações na área como a Psicologia Escolar, Hospitalar, Jurídica, Neuropsicologia, e Psicologia Clínica.

Ascom Educa Mais Brasil

Comentários para "“Terapia Online” ganha espaço no mercado; Projeto é reconhecido em premiação internacional":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório