×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 16 de outubro de 2021

Trânsito sem educação mata. Três em cada 10 acidentes têm motociclistas como vítimas

Trânsito sem educação mata. Três em cada 10 acidentes têm motociclistas como vítimasFoto: Pixabay

Trânsito sem educação mata.

Por Circe Cunha (interina)-visto, Lido E Ouvido - 03/05/2019 - 09:39:55

Educação no trânsito deveria ser exigência e necessidade para todos os habitantes de uma cidade, sejam eles motoristas, sejam pedestres, sejam ciclistas, sejam motociclistas. Todos, igualmente, devem obedecer e cumprir as regras impostas pela legislação de trânsito. Essa é, talvez, a única opção que temos para garantir a segurança e o bem-estar das pessoas, ainda mais numa cidade com uma frota impressionante de quase 60 veículos para cada conjunto de 100 habitantes.


São quase 2 milhões de veículos circulando todos os dias pelas ruas, em meio à imensidão de motociclistas, a maioria envolvida com a entrega de produtos e serviços. Soma-se a essa babilônia de veículos de quatro e duas rodas, um contingente fabulosos de ciclistas, que corta a cidade, de ponta a ponta, e aumenta, significativamente, nos fins de semana. Para esses condutores sobre duas rodas, as leis de trânsito não causam embaraço, sendo comum verificar que o uso de capacete e de outros itens de segurança, praticamente, só são vistos com ciclistas que usam a bicicleta como hobby de fim de semana.


É esse crescente número de ciclistas que circulam livres das exigências das leis de trânsito o que mais preocupa as autoridades pelo elevado número de atropelamentos ocorridos todos os dias em todo o Distrito Federal. No mínimo, são dois acidentes fatais a cada mês, o que torna nosso trânsito, particularmente, hostil a essa modalidade de transporte.


Entre 2000 e 2018, 764 ciclistas perderam a vida nas ruas da capital. Isso sem contar os que ficam com sequelas. Para os motociclistas, principalmente para aqueles que usam a moto como ocupação profissional, os números de acidentes também são impressionantes.


Três em cada 10 acidentes no trânsito têm motociclistas como vítimas. Uma média de quase 100 motociclistas perdem a vida todos os anos nas várias vias que cortam o Distrito Federal. Para aqueles que escapam dessa fatalidade, uma boa parcela também fica impossibilitada de voltar a ter uma vida normal e trabalhar.


Para complicar a situação que é caótica, registram-se também, a cada instante, motoristas dirigindo sob o efeito de álcool ou drogas, utilizando celulares, ou trafegando em alta velocidade. Numa situação como essa, em que sobram condutores e faltam medidas educativas, acidentes com mortes e sequelas enlutam famílias e causam prejuízos bilionários para a economia do Estado.


Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que os acidentes de trânsito em todas as estradas do país custaram mais de R$ 40 bilhões à economia nacional, apenas em 2015, sendo que 65% desses sinistros foram gastos com cuidados pós-acidentes. Em 2017, foram registrados 180 mil acidentes, com custo de R$ 260 milhões aos cofres públicos. Bem menos do que seria gasto com campanhas educacionais, antes que o trânsito de Brasília tenha aumentado pelos milhares de motoristas que chegaram aqui nos últimos 10 anos.



A frase que foi pronunciada



“Se os seus filmes não tivessem tanta violência, eles seriam vistos por bilhões de budistas”


Dalai Lama

Políticas públicas

» Veja no Blog do Ari Cunha a gravação da reunião preparatória da Associação Being Tao (ABT). Muitas mudanças por uma saúde menos inspirada nos lucros e mais respeitada pelos profissionais, além de políticas públicas em processo de implementação. Acompanhe a documentação da 16a Conferencia Nacional de Saúde ocorrida paralelamente.


Sem atendimento

» Esther é o nome da mãe desesperada que tentou internar o seu bebê de 4 meses na UTI do Hospital do Paranoá. Em estado gravíssimo, a criança até ontem ainda não tinha sido internada. No Blog do Ari Cunha, cópia do documento expedido pela defensoria pública com a decisão da juíza obrigando o Estado a conseguir o leito de UTI.


Equidade

» Sempre no último mês de declaração de Imposto de Renda, situações como a descrita acima nos fazem pensar. Se, como contribuintes, temos tantos deveres que são firmemente punidos caso não sejam cumpridos, o Estado sempre sai ileso por não cumprir suas obrigações. O princípio do mínimo necessário serve também para os cidadãos?


Ambiente inteiro

» Em junho, a Câmara Legislativa do DF vai promover o I Seminário do Meio Ambiente. Temas como modais não poluentes, feira de produtos orgânicos, ideias sustentáveis como o IPTU verde, agroecologia, reciclagem e reaproveitamento da água, frentes parlamentares para defesa dos assuntos relacionados ao meio ambiente e soluções sustentáveis. Uma primeira reunião acontecerá na Comissão do Meio Ambiente. A participação da comunidade é bem-vinda. Veja no Blog do Ari Cunha um contato para mais detalhes sobre o assunto.


Difusão

» Quem tiver seu veículo roubado/furtado pode inserir a informação direto no site da PRF. www.prf.gov.br/sinal. Todos os PRFs num raio de 100 km receberão a mensagem em seu celular funcional. Inovação.



História de Brasília
O presidente João Goulart, falando aos bispos, fez elogios à “Mater et Magistra”, mas ao se referir ao Papa João XXIII, chamou-o de S.S. Pio XXIII. ( Publicado em 19/10/1961 )



Comentários para "Trânsito sem educação mata. Três em cada 10 acidentes têm motociclistas como vítimas":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Campanha da ONU chama atenção para direitos das crianças refugiadas

Campanha da ONU chama atenção para direitos das crianças refugiadas

Quase 1 milhão de crianças nasceram como refugiadas entre 2018 e 2020

Mulher acusada de homofobia em padaria de SP é condenada a indenizar balconista

Mulher acusada de homofobia em padaria de SP é condenada a indenizar balconista

"Ainda que a ré seja incapaz, sobre o que não produziu sequer começo de prova, tal condição não afasta sua responsabilidade pelos prejuízos a que der causa", observou a juíza.

Distribuição de absorventes faz cair evasão escolar

Distribuição de absorventes faz cair evasão escolar

A "pobreza menstrual" era um tema de pouca repercussão na época e não motivava projetos de lei como hoje, a exemplo do vetado nesta semana pelo presidente Jair Bolsonaro. E passava longe de ser associado ao cotidiano de meninas.

Fachin manda União distribuir testes de covid e máscaras N95 entre quilombolas

Fachin manda União distribuir testes de covid e máscaras N95 entre quilombolas

Em decisões anteriores, Fachin já havia determinado à União que apresentasse as medidas sanitárias relativas à covid-19 nas comunidades quilombolas

Coletivo vai mapear cultura LGBTQI+ do Distrito Federal

Coletivo vai mapear cultura LGBTQI+ do Distrito Federal

Prazo para repostas ao mapeamento é até 17 de dezembro - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Dia Internacional promove educação e maior consciência da não-violência

Dia Internacional promove educação e maior consciência da não-violência

Selo emitido pela Administração Postal da ONU com uma pintura de Mahatma Gandhi de Ferdie Pacheco em Comemoração do Dia Internacional da Não-Violência

ONU quer agir rápido em favor da igualdade de gêneros na liderança global

ONU quer agir rápido em favor da igualdade de gêneros na liderança global

Apenas 18 mulheres discursaram nos debates de alto nível da Assembleia Geral em 2021

Refugiados LGBTQIA+ no Brasil enfrentam discriminação, violência e desemprego

Refugiados LGBTQIA+ no Brasil enfrentam discriminação, violência e desemprego

Refugiados venezuelanos são registrados na Polícia Fedral de Boa Vista para emissão e regularização de documentos.

Senador Contarato dá aula a quem não merece um segundo de fama

Senador Contarato dá aula a quem não merece um segundo de fama

O Zé Ninguém

Campanha foca em conversa com família para aumentar doação de órgãos

Campanha foca em conversa com família para aumentar doação de órgãos

Em 2020, recusa à doação de órgãos por parentes ficou em 37,8%

Pesquisa revela que maioria dos brasileiros tem intenção de doar órgãos, mas não avisa a família

Pesquisa revela que maioria dos brasileiros tem intenção de doar órgãos, mas não avisa a família

“Seja doador de órgãos e avise sua família” se estenderá por todo ano de 2021. Uma doação pode salvar até oito vidas