Foto tirada no dia 21 de dezembro de 2022 mostra o Estreito de Bósforo em Istambul, Turquia.
Por Burak Akinci - Agência Xinhua De Noticias - 06/01/2023 17:57:10 | Foto: Xinhua/Shadati
"A Turquia precisa garantir serviços adequados e de alta qualidade aos visitantes chineses, com guias turísticos fluentes no idioma e atendimento honesto e ético", disse Irfan Karsli, chefe da agência Ligarba Travel, situada em Istambul.
Ancara, 4 jan (Xinhua) -- "Esperamos que o retorno dos visitantes chineses seja gradual, especialmente com uma dinâmica após o primeiro semestre deste ano, para que possamos atingir os níveis pré-pandêmicos", disse Irfan Karsli, chefe da agência Ligarba Travel, situado em Istambul.
Como se espera que a China retome o turismo de saída em meio à otimização da resposta ao COVID-19, os participantes da indústria do turismo turco estão ansiosos para receber de volta os viajantes chineses.
Grupos chineses começarão a chegar a Turquia em abril, disse Karsli, pedindo à Turkish Airlines que aumente a frequência atual de 28 voos por semana vindos de cidades chinesas.
Ele disse que a mais recente otimização da China na resposta ao COVID-19 deve trazer muitos turistas para a Turquia, o que ajudará a impulsionar a economia do país.
"A Turquia precisa garantir serviços adequados e de alta qualidade aos visitantes chineses, com guias turísticos fluentes no idioma e atendimento honesto e ético", acrescentou o profissional.

Pessoas visitam a Praça Taksim em Istambul, Turquia, no dia 29 de dezembro de 2022. (Xinhua/Shadati)
Em 2019, a Turquia recebeu mais de 420.000 turistas chineses, e os profissionais do turismo esperam que o número continue o mais rápido possível.
A região da Capadócia na Turquia, com seus vales com formações rochosas naturais, chaminés e passeios de balão de ar quente, costumava ser um ponto de acesso para turistas chineses antes da pandemia da COVID-19.
Representantes do setor local esperam o retorno dos visitantes chineses em 2023, especialmente por ocasião do Ano Novo Lunar em janeiro.
"A Capadócia é um destino muito conhecido pelos turistas chineses, é o maior destino depois de Istambul, o centro cultural da Turquia", disse à Xinhua, Halis Aydogan, piloto de balão e funcionário da Pasha Balloon Tours.
Mehmet Dinler, presidente do conselho da Royal Balloon, uma empresa de passeios de balão de ar quente, disse à Xinhua que eles começaram a criar novos passeios para turistas chineses.

Balões durante o terceiro Festival Internacional de Balões de Ar Quente da Capadócia em Nevsehir, Turquia, no dia 24 de julho de 2022. (Xinhua/Li Zhenbei)
"Estamos tentando oferecer um serviço de classe executiva, mais confortável com cestas menores para 16 a 20 pessoas", disse ele.
Em 2019, quase metade dos viajantes de balão era da China, disse Aydogan, acrescentando que a receita do turismo era a principal fonte de renda local.
Esra Yalaz, uma operadora de passeios culturais com sede na capital Ancara, disse que os viajantes chineses estão especialmente interessados no turismo cultural.
"Na Internet, já recebemos alguns pedidos e perguntas de potenciais viajantes da China que desejam visitar Istambul, por exemplo, mas também outras partes da Turquia", disse ela.
As autoridades turcas disseram que o país está pronto para receber os viajantes chineses de braços abertos.
Espera-se que o número de turistas este ano possa atingir e superar o nível de 2019, disse Ozgul Ozkan Yavuz, vice-ministro do Ministério da Cultura e Turismo da Turquia.
De acordo com o Ministério da Cultura e Turismo, a Turquia recebeu 42,16 milhões de turistas estrangeiros nos primeiros 11 meses de 2022. O país pretende atrair 60 milhões de visitantes estrangeiros em 2023 e espera que o setor de turismo gere uma receita de 56 bilhões de dólares americanos.
Comentários para "Turquia espera receber turistas chineses novamente":