×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 16 de maio de 2022

UNFPA reúne jovens em Brasília para construir estratégias de avanço da Agenda 2030

UNFPA reúne jovens em Brasília para construir estratégias de avanço da Agenda 2030Foto: UNFPA Brasil/Giselle Cintra

Coletivos e organizações da sociedade civil de todo o país participaram da atividade.

Onu Brasil - 28/12/2019 - 10:49:20

Para que os direitos da juventude sejam efetivados, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) trabalha para promover sua liderança e participação. Neste contexto, reuniu em dezembro, em Brasília (DF), organizações e coletivos da sociedade civil para participar da Sala de Situação de Juventude e Sociedade Civil sobre Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD).

A atividade teve como objetivo compartilhar experiências e expandir a visão das juventudes sobre como avançar na implementação da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e no avanço dos compromissos da CIPD.


Coletivos e organizações da sociedade civil de todo o país participaram da atividade. Foto: UNFPA Brasil/Giselle Cintra

Em novembro deste ano, ocorreu a Cúpula de Nairóbi, no Quênia, para relembrar o Programa de Ação do Cairo e renovar as promessas feitas ao mundo em 1994, durante a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento. Ao longo de 2019, diversos encontros preparatórios rumo à Cúpula de Nairóbi foram realizados com a participação de jovens, inclusive do Brasil.

Durante a atividade, os e as jovens compartilharam suas experiências dos encontros preparatórios, como a Reunião Preparatória da América Latina e Caribe que aconteceu em setembro, em Puebla, no México. O Forúm e reunião de alto nível para o cumprimento do direitos das pessoas afrodescendentes na América Latina e Caribe em San José, na Costa Rica e a Conferência Internacional de Juventude no Cairo, Egito.

Rayanne França faz parte da Rede de Juventude Indígena (REJUIND) e participou do painel sobre Mudanças Climáticas e Adaptação na Cúpula de Nairóbi. Durante a atividade em Brasília, ela compartilhou sua realidade e comentou sobre a participação na Cúpula.

“O governo brasileiro apresentou em Nairóbi 13 compromissos, e é importante pensarmos como podemos trabalhar nestes compromissos e ter uma aliança estratégica enquanto jovens, incluindo juventude indígena, para que a gente continue a insistir em pautas voltadas para a juventude.”

Os coletivos e organizações participantes foram: Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas; Rede de Juventude Indígena; Coletivo de Transs pra Frente; Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA); Juventude Marista; Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania; Observatório de Saúde da População Negra; Engajamundo; Movimento Estamos TodEs em Ação;

Assim como o compartilhamento de experiências, a atividade também debateu estratégias para que as e os jovens disseminem as informações discutidas em suas respectivas organizações e coletivos da sociedade civil.

“Estima-se que atualmente a América Latina e o Caribe tenha 165 milhões de jovens entre 10 e 24 anos, por isso, é necessário promover a interação multissetorial em torno da importância de investir na adolescência e juventude”, disse o oficial de Programa para Juventude do UNFPA, Caio Oliveira.

“Os esforços em torno dessas pessoas permitem que desenvolvam habilidades e conhecimentos e que tomem decisões conscientes sobre seus corpos, vidas, famílias, comunidades, países e nosso mundo.”

Observatório da Juventude

Para monitorar o estabelecimento das metas da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD) em relação à juventude, o UNFPA no Brasil e a FIOCRUZ estudam desenvolver projetos envolvendo juventude e saúde. A ideia é, por meio do programa da fundação Agenda Jovem, criar um observatório da juventude com a presença de líderes do movimento jovem do país inteiro.

O observatório será composto por diferentes representações da sociedade civil, academia e FIOCRUZ e terá um papel fundamental no acompanhamento da execução da agenda da CIPD e dos compromissos brasileiros assumidos na Cúpula de Nairóbi.

Comentários para "UNFPA reúne jovens em Brasília para construir estratégias de avanço da Agenda 2030":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Revista portuguesa publica artigo de Juiz do TJDFT sobre inovação

Revista portuguesa publica artigo de Juiz do TJDFT sobre inovação

No texto, o magistrado do TJDFT trata da abordagem do New Public Service, no âmbito dos estudos ligados à Administração

Verdades que ninguém te conta: A importância de falar sobre a maternidade real

Verdades que ninguém te conta: A importância de falar sobre a maternidade real

Livro recém-lançado pela Editora MOL em parceria com a Tip Top reúne relatos de mulheres sobre os desafios reais que chegam com a vida de mãe, como as mudanças no corpo e os julgamentos externos

Bolsonaro veta integralmente Lei Aldir Blanc, que previa R$ 3 bilhões anuais ao setor cultural

Bolsonaro veta integralmente Lei Aldir Blanc, que previa R$ 3 bilhões anuais ao setor cultural

Texto de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) calcula que medida alcançaria 4.176 municípios brasileiros

Cópia restaurada de 'Deus e o Diabo na Terra do Sol' será exibida em Cannes

Cópia restaurada de 'Deus e o Diabo na Terra do Sol' será exibida em Cannes

A última versão digitalizada do filme é de 2002 e tem qualidade inferior à atual

Autora estreante lança livro criado a partir do desejo de se comunicar durante a pandemia

Autora estreante lança livro criado a partir do desejo de se comunicar durante a pandemia

“Quando escrevo, é para me lembrar da esperança que eu mesma sei que tenho”, diz Nathália Ferreira

Eu acredito no livro!

Eu acredito no livro!

Numa necessidade rápida, até podemos contar com um trago de águas quase podres, mas para a vida, para beber água viva, o livro é o único lugar onde nos encontraremos com a civilização, com o melhor dela

Ribeirão Preto celebra a literatura nacional com o 'Revolução Poética na Fábrica'

Ribeirão Preto celebra a literatura nacional com o 'Revolução Poética na Fábrica'

Serão cindo dias de programação gratuita, reunindo 14 autores de referência do universo cultural brasileiro

Capas influenciam quase 30% das crianças na escolha do livro

Capas influenciam quase 30% das crianças na escolha do livro

Diante das diversas motivações que podem influenciar na escolha de um livro antes da compra, a capa é uma das mais citadas pelos entrevistados, em especial entre as crianças

Livro detalha o primeiro disco lançado por Nara Leão, em 1964

Livro detalha o primeiro disco lançado por Nara Leão, em 1964

O álbum traz ainda Berimbau, de Vinicius e Baden Powell, que ainda nem era chamado de afro-samba. Outro exemplo: a faixa Nanã (Coisa Nº 5), que estaria no clássico disco Coisas, de Moacir Santos, lançado em 1965.

Quarteto de cordas lança álbum com obras de compositoras brasileiras

Quarteto de cordas lança álbum com obras de compositoras brasileiras

Pelos temas, pelas múltiplas estéticas e pela interpretação, o disco se faz a partir de diferentes, pessoais e fascinantes olhares

A história do mafioso que desafiou a máfia

A história do mafioso que desafiou a máfia

No filme, ele conta a história de um mafioso de verdade, Tommaso Buscetta, membro da Cosa Nostra que delatou seus antigos companheiros para o famoso magistrado Giovanni Falcone.